Título em português número máximo de carateres com espaços: 100



Baixar 1.13 Mb.
Encontro28.10.2017
Tamanho1.13 Mb.

Trabalho submetido à
Revista Águas & Resíduos



Título em português. número máximo de carateres com espaços: 100




Nome Apelido a, Nome Apelido b, Nome Apelido c,1
Instituição, Morada, País

b Instituição, Morada, País

Instituição, Morada, País

RESUMO


Na revista Águas & Resíduos publicam-se “Artigos” e “Notas Técnicas”. Entende-se por “Nota Técnica” a descrição de trabalho técnico-científico cujo grau de elaboração não está suficientemente avançado para dar lugar a um “Artigo”. Em princípio, uma “Nota Técnica” não deverá exceder 4 páginas e um “Artigo” 8 páginas. O artigo ou nota técnica deve incluir um resumo em português e um resumo em inglês, sendo que o primeiro resumo deverá ser na língua do trabalho. Cada resumo deverá consistir num único parágrafo até 1300 caracteres com espaços incluídos, e deverá ser seguido de até cinco palavras-chave na mesma língua, em Arial, 9 pontos. A primeira página deverá conter os campos: título, autor(s), afiliação, resumo e palavras chave na língua do trabalho. A segunda página deverá conter os mesmos campos na outra língua do resumo. O artigo ou nota técnica deverá ser preparado e formatado de acordo com as instruções aqui apresentadas e ilustradas, caso contrário será devolvido para reformatação. O trabalho deverá ser submetido online em http://publicacoes.apesb.org/biblioteca/assets/formulario.html, em formato MS Word (extensão doc ou docx). Para publicação na revista Águas & Resíduos os autores concedem os direitos de autor à APESB. Mais informações através de aguaseresiduos@apesb.org.
Palavras-Chave – Cinco palavras ou expressões curtas, escritas em português, em Arial, com 9 pontos.



Title in english. maximum number of characters with spaces: 100




Surname, Forename a, Surname, Forename b, Surname, Forename c,2
Institution, Address, Country

Institution, Address, Country

Institution, Address, Country

ABSTRACT


Águas & Resíduos publishes “Articles” and “Technical Notes”. A “Technical Note” refers to a technical-scientific work with a briefer and less developed description than would be required for an “Article”. In principle, a “Technical Note” should not exceed 4 pages and an “Article” 8 pages. The article or technical note should have an abstract in Portuguese and an abstract in English. The abstract in the language of the article or technical note should come first. Each abstract should consist of a single paragraph not exceeding 1300 characters with spaces, in Arial font, 9 points, and should be followed by up to five keywords in the same language and font/size. The first page should include the fields title, author(s), affiliation, abstract and keywords in the language of the article. The second page should include the same information in the second language. The article or technical note should be prepared and formatted according to the instructions herein presented and illustrated, otherwise it will be sent back for formatting. It should be submitted online at http://publicacoes.apesb.org/biblioteca/assets/formulario.html, as MS Word file (doc or docx). For publication in Águas & Resíduos, the authors transfer to APESB the copyrights of the work.. More information through aguaseresiduos@apesb.org.
Keywords – Five words or short expressions, in English, in Arial font, 9 points.

INTRODUÇÃO (estilo heading 1)


Os trabalhos submetidos à revista Águas & Resíduos devem seguir as instruções que se apresentam e que este documento exemplifica. O texto deve ser redigido na terceira pessoa, em português ou em inglês, usando fonte Arial com 10 pontos de tamanho e espaçamento simples entre linhas. A página deverá ser configurada para o formato A4, com as margens apresentadas neste documento.

A primeira e segunda páginas deverão iniciar-se pelos títulos em português e em inglês, sendo que o primeiro deverá ser na língua do trabalho. Ambos os títulos deverão ser colocados centrados e em maiúsculas, na fonte Arial, a negrito, com 20 pontos de tamanho, tendo um máximo de 100 caracteres (incluindo espaços).

A seguir aos títulos em português e em inglês segue-se uma linha com os nomes de todos os autores. Na(s) linha(s) seguinte(s) deve indicar-se a instituição, morada e país de cada autor, com o tamanho e formatações da fonte que se apresentam neste exemplo. O autor para correspondência deve, através de uma nota de pé de página (como mostrado neste exemplo), indicar o seu endereço eletrónico seguido do título, iniciais do nome próprio e apelido do autor, como se exemplifica na página anterior.

Como já foi referido no resumo, os trabalhos a publicar na revista Águas & Resíduos são classificados como “Artigos” ou, quando se trata de uma descrição menos desenvolvida e elaborada de um trabalho técnico-científico, “Notas Técnicas”. Em princípio, uma “Nota Técnica” não deverá exceder 4 páginas e um “Artigo” 8 páginas. O limite de páginas inclui, além da primeira página atrás referida, o texto do artigo ou nota técnica com quadros e figuras, agradecimentos e referências bibliográficas. As páginas deverão estar numeradas como consta neste modelo. Os documentos fornecidos fora do formato aqui apresentado serão devolvidos para correção.

O presente documento já se encontra formatado automaticamente de acordo com estas instruções, para servir de base ao trabalho a submeter e poder ser usado para esclarecer dúvidas acerca de qualquer formatação.

Todos os parágrafos de texto deverão começar junto à margem esquerda, ser totalmente justificados à esquerda e à direita.

Todos os trabalhos submetidos serão sujeitos a revisão por, pelo menos, dois especialistas na área. Os comentários e avaliações feitas pelos revisores serão comunicados aos autores para a melhoria do seu trabalho. Apenas serão publicados os trabalhos que forem revistos pelos autores de acordo com a avaliação feita pelos revisores e pelo editor e ou co-editor da revista.

ORGANIZAÇÃO DO ARTIGO OU NOTA TÉCNICA

Título de sub-secção de 1.º nível (estilo: Heading 2)


O texto deverá estar organizado em secções e subsecções. Só devem ser usadas sub-secções até ao 2.o nível. Todos os títulos deverão ser numerados com algarismos árabes. Todos os títulos de secções e sub-secções devem ser justificados à esquerda.

Títulos de sub-secções de 2.º nível (estilo: Heading 3)


Os títulos das secções deverão ser em Arial, a negrito, com 14 pontos de tamanho, usando maiúsculas: Os títulos das sub-secções de 1. º nível serão a negrito, com a primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas. Os títulos das sub-secções de 2.o nível terão a primeira letra maiúscula e as restantes minúsculas.


EQUAÇÕES E SÍMBOLOS


Nas equações deverão usar-se símbolos convencionais e unidades do Sistema Internacional (SI). As equações e expressões matemáticas deverão ser centradas e numeradas sequencialmente, com o número da equação alinhado à direita e entre parêntesis curvos, utilizando numeração árabe. Em equações de várias linhas, a numeração poderá ser feita na última linha. As equações deverão ser feitas com o editor de equações, referindo a equação e explicando as variáveis e as suas unidades, como se exemplifica na eq. 1.

(eq. 1)

onde representa a área em m2 e r o raio em m. As variáveis referidas no texto deverão também ser escritas como equações, para garantir igual formato.

QUADROS, FIGURAS E FOTOGRAFIAS


Para os títulos e legendas deverão ser usadas as fontes, formatações e espaçamentos entre linhas que em seguida se definem. As figuras e fotografias poderão ser a cores, mas deverão ser legíveis a preto e branco. As fotografias deverão ser consideradas como figuras, no que se refere à sua identificação e numeração. Todos os quadros, figuras e fotografias não poderão exceder a mancha de impressão e deverão ser mencionados no texto e ser apresentados já colocados nos respetivos lugares, ou seja, após a sua primeira referência ou no início da página seguinte.

Os quadros e as figuras devem preferencialmente respeitar a largura da mancha do texto, mas para garantir a sua legibilidade, a título excecional, podem ser aumentados até uma largura de 19 cm. Os quadros e as figuras deverão ser legendados superiormente e as figuras e fotografias legendadas inferiormente, de acordo com os exemplos apresentados. As figuras deverão ser formatadas em linha com o texto no MS Word e os quadros não devem passar para a página seguinte.

Todos os quadros, figuras e fotografias deverão ser numerados com algarismos árabes e centrados. A fonte das legendas deverá ser Arial, com 9 pontos de tamanho. As legendas das figuras e quadros deverão ser escritas com a primeira letra em maiúsculas e as restantes em minúsculas.

Figura 1. Identificação da figura 1 (estilo Legenda figura)

Quadro 1. Identificação do quadro 1 estilo “Legenda quadro”
(no texto do quadro estilo: Texto de quadros)


A

B

C

X1

1

2

X2

3

4

X3

5

6

X4

7

8

AUTORIZAÇÕES E DIREITOS DE AUTOR


Os autores são responsáveis pela obtenção da permissão de divulgação do trabalho apresentado por parte de eventuais clientes, proprietários ou outros que contratualizaram o trabalho.

Se alguma figura, quadro ou fotografia tiver sido publicado anteriormente, os autores são responsáveis por obter a aprovação do editor original antes daqueles serem reproduzidos na revista Águas & Resíduos.

É da responsabilidade dos autores a obtenção das permissões/autorizações necessárias. A APESB não assume quaisquer responsabilidades caso os autores não as consigam obter.

As fontes de todo o material publicado anteriormente devem ser incluídas no título do quadro, figura ou fotografia.


AGRADECIMENTOS


Os "Agradecimentos" são opcionais e o seu título não deverá ser numerado. O corpo do texto deverá ter a mesma formatação das secções anteriores.

REFERÊNCIAS


Ao longo do texto, as citações deverão incluir o apelido do autor ou dos dois autores seguido do ano de publicação entre parêntesis. Se a referência possuir três ou mais autores, deverá ser citado apenas o apelido do primeiro autor seguido da expressão “et al.” e do ano da publicação.

Quando as referências forem integradas no texto, deverá constar, após o nome do(s) autor(es), apenas o ano entre parêntesis, como por exemplo: INE (2004), Antunes e Ramísio (2015), Silva et al. (2015). Quando as referências forem indicadas entre parêntesis, deverão ser citadas como se exemplifica: (INE 2004), (Antunes e Ramísio 2015) ou (Silva et al. 2015). Quando se pretende citar várias referências no texto, estas devem ser indicadas por ordem cronológica (da mais antiga para a mais recente) e, para o mesmo ano, por ordem alfabética, por exemplo: (INE 2004, Antunes e Ramísio 2015, Silva et al. 2015).

Os trabalhos citados no texto deverão ser apresentados na lista de referências, na fonte Arial, tamanho 9 pontos, por ordem alfabética, como se exemplifica seguidamente. À exceção da primeira linha do texto da referência, as demais deverão ter um recuo de 10 mm em relação ao limite esquerdo da coluna.

Os títulos de livros, dissertações, teses ou revistas deverão aparecer em itálico. Quando a referência citada estiver disponível apenas em CD-ROM, deverá ser acrescentada, após o título, a expressão [CD-ROM]. No caso de citações de conteúdos da internet, a referência deverá incluir a instituição, empresa ou autor responsável pela informação, o título, o respetivo endereço eletrónico do sítio e a data do último acesso.

 Antunes P. B., Ramísio P. J. (2015). Assessment of distinctive road runoff quality in coastal areas, based on a monitoring case study. Water, Air and Soil Pollution 226 (12) 135-142. doi:10.1007/s11270-015-2657-2.

INE (2004). As cidades em números: informação estatística 2000-2002. Instituto Nacional de Estatística, Lisboa. INE, cop. 2004 [CD-ROM]

ONU (2015). Sustainable development goals. 17 goals to transform our world. Organização das Nações Unidas. www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals, acedido a 31 de dezembro de 2015.

Silva C., Alegre H., Rosa M. J. (2015). Chapter 3. Introduction to energy management in wastewater treatment plants. In Sewage Treatment Plants: Economic Evaluation of Innovative Technologies for Energy Efficiency, Ed. P. Tsagarakis and Stamatelatou. London, IWA Publishing. ISBN: 9781780405018.




1


 Autor para correspondência. E-mail: (Doutor/Dr./Eng./Prof./ Inicial do Nome Próprio e Apelido)


2


  Corresponding author.E-mail: (Doctor/Dr./Eng./Prof./ Surname’s 1s letter followed by Forename)


© APESB


Baixar 1.13 Mb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar