Trabalho de
Geografia
Alunos: Nielsen Rocha de Castro, Kaike Bezerra Leite Brandão
Fortaleza/Março/2022
Introdução
Para iniciarmos precisamos primeiro saber o que é o capitalismo. O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico. O capitalismo se divide em quatro fases, a primeira é o comercial e tem fim na primeira revolução industrial e logo se inicia o capitalismo industrial logo após se inicia o financeiro e por último o capitalismo informacional. Trabalho pensado pela a professora Nubelia Moreira e realizado pelos alunos Kaike Bezerra e Nielsen Rocha tem o objetivo de descrever todas as fases do capitalismo em forma de mapas mentais.
Capitalismo comercial
O capitalismo comercial é comumente considerado o “pré-capitalismo”, pois esta foi a 1ª fase do sistema capitalista. Se iniciando no século XV e tendo seu fim no século XVIII, o capitalismo comercial, visava principalmente o lucro sobre as mercadorias comercializadas, permeado por uma economia centrada nas trocas comerciais com o aumento de taxas alfandegárias e a busca por uma balança comercial favorável.
Capitalismo industrial
Surgido em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas na segunda metade do século XVIII, o sistema industrial instituiu duas novas classes opostas, os empresários, donos do capital e dos meios de produção, e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário para a própria sobrevivência.
Após um tempo, se viu a criação de sindicatos e então o surgimento de uma burguesia europeia, vendo o trabalho como única fonte de riqueza, pregando a livre concorrência e não intervenção do Estado na economia.
Capitalismo financeiro
O capitalismo financeiro ou monopolista é uma fase do capitalismo que começou no final do século XIX. E como nasce o capitalismo financeiro? De forma simples, ele surge do domínio dos bancos comerciais e instituições financeiras sobre a economia. Na maneira técnica e na linguagem econômica, é o resultado da divisão das empresas em ações e da fusão entre o capital industrial e o bancário.
No momento do crescimento acelerado do capitalismo industrial, diversas empresas são criadas pelo desejo dos seus donos de acumular capitais. Em outros termos, cabe afirmar que a Revolução Industrial está conectada de forma direta com o aparecimento do capitalismo financeiro.
Capitalismo informacional
O conceito de capitalismo informacional foi usado pela primeira vez no livro “A sociedade em rede” de Manuel Castells. Ele faz referência à evolução de instrumentos técnicos no sistema capitalista, envolvendo as mudanças tecnológicas que vieram com a terceira Revolução Industrial. Corresponde ao período econômico e social da modernidade, sendo marcado pela globalização, telefones digitais, robótica e internet.
Entre as suas principais características são expansão e desenvolvimento de tecnologias da informação; aumento acelerado do fluxo de capital, mercadorias, informações, pessoas; difusão maior do conhecimento; maior dependência tecnológica, intensificada pelas redes sociais; uso intensivo de tecnologia como estrutura social.
Considerações finais
O atual sistema vigente e presente em todo o mundo é o capitalismo. Após pesquisas e reflexões, a respeito da aprovação do capitalismo na sociedade atual, geograficamente e socialmente falando, chegamos a uma conclusão, de que, de maneira geral, o capitalismo foi bem em nos propiciar liberdades individuais em questões econômicas, mas falhou em certos aspectos, como em incluir todos no processo do crescimento econômico, pois além de ser um sistema que reproduz a concentração e acumulação de renda, em um país como o Brasil, de alta desigualdade, se a economia cresce, os ganhos do crescimento não são distribuídos igualmente, se a economia passa por um processo de queda na produção, quem sofre mais é a sociedade de baixa renda.
Referências
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/capitalismo-financeiro
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/capitalismo-comercial
https://www.todamateria.com.br/dit-divisao-internacional-do-trabalho/
https://blog.unime.edu.br/capitalismo-informacional/
https://www.todamateria.com.br/fases-do-capitalismo/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/capitalismo-informacional
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/capitalismo/amp/
https://www.politize.com.br/capitalismo-o-que-e-o/
Compartilhe com seus amigos: |