Trabalho de Geografia



Baixar 363.93 Kb.
Encontro16.12.2022
Tamanho363.93 Kb.
#146736
Documento


Trabalho de
Geografia


Alunos: Nielsen Rocha de Castro, Kaike Bezerra Leite Brandão


Fortaleza/Março/2022



Introdução

Para iniciarmos precisamos primeiro saber o que é o capitalismo. O Capitalismo é um sistema em que predomina a propriedade privada e a busca constante pelo lucro e pela acumulação de capital, que se manifesta na forma de bens e dinheiro. Apesar de ser considerado um sistema econômico, o capitalismo estende-se aos campos políticos, sociais, culturais, éticos e muitos outros, compondo quase que a totalidade do espaço geográfico. O capitalismo se divide em quatro fases, a primeira é o comercial e tem fim na primeira revolução industrial e logo se inicia o capitalismo industrial logo após se inicia o financeiro e por último o capitalismo informacional. Trabalho pensado pela a professora Nubelia Moreira e realizado pelos alunos Kaike Bezerra e Nielsen Rocha tem o objetivo de descrever todas as fases do capitalismo em forma de mapas mentais.



Capitalismo comercial

O capitalismo comercial é comumente considerado o “pré-capitalismo”, pois esta foi a 1ª fase do sistema capitalista. Se iniciando no século XV e tendo seu fim no século XVIII, o capitalismo comercial, visava principalmente o lucro sobre as mercadorias comercializadas, permeado por uma economia centrada nas trocas comerciais com o aumento de taxas alfandegárias e a busca por uma balança comercial favorável.




Capitalismo industrial

Surgido em meio a um processo de revoluções políticas e tecnológicas na segunda metade do século XVIII, o sistema industrial instituiu duas novas classes opostas, os empresários, donos do capital e dos meios de produção, e os operários, que vendiam sua força de trabalho em troca de salário para a própria sobrevivência.


Após um tempo, se viu a criação de sindicatos e então o surgimento de uma burguesia europeia, vendo o trabalho como única fonte de riqueza, pregando a livre concorrência e não intervenção do Estado na economia.


Capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro ou monopolista é uma fase do capitalismo que começou no final do século XIX. E como nasce o capitalismo financeiro? De forma simples, ele surge do domínio dos bancos comerciais e instituições financeiras sobre a economia. Na maneira técnica e na linguagem econômica, é o resultado da divisão das empresas em ações e da fusão entre o capital industrial e o bancário.


No momento do crescimento acelerado do capitalismo industrial, diversas empresas são criadas pelo desejo dos seus donos de acumular capitais. Em outros termos, cabe afirmar que a Revolução Industrial está conectada de forma direta com o aparecimento do capitalismo financeiro.




Capitalismo informacional

O conceito de capitalismo informacional foi usado pela primeira vez no livro “A sociedade em rede” de Manuel Castells. Ele faz referência à evolução de instrumentos técnicos no sistema capitalista, envolvendo as mudanças tecnológicas que vieram com a terceira Revolução Industrial. Corresponde ao período econômico e social da modernidade, sendo marcado pela globalização, telefones digitais, robótica e internet.


Entre as suas principais características são expansão e desenvolvimento de tecnologias da informação; aumento acelerado do fluxo de capital, mercadorias, informações, pessoas; difusão maior do conhecimento; maior dependência tecnológica, intensificada pelas redes sociais; uso intensivo de tecnologia como estrutura social.



Considerações finais

O atual sistema vigente e presente em todo o mundo é o capitalismo. Após pesquisas e reflexões, a respeito da aprovação do capitalismo na sociedade atual, geograficamente e socialmente falando, chegamos a uma conclusão, de que, de maneira geral, o capitalismo foi bem em nos propiciar liberdades individuais em questões econômicas, mas falhou em certos aspectos, como em incluir todos no processo do crescimento econômico, pois além de ser um sistema que reproduz a concentração e acumulação de renda, em um país como o Brasil, de alta desigualdade, se a economia cresce, os ganhos do crescimento não são distribuídos igualmente, se a economia passa por um processo de queda na produção, quem sofre mais é a sociedade de baixa renda.



Referências

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/capitalismo-financeiro


https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/capitalismo-comercial
https://www.todamateria.com.br/dit-divisao-internacional-do-trabalho/
https://blog.unime.edu.br/capitalismo-informacional/
https://www.todamateria.com.br/fases-do-capitalismo/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/capitalismo-informacional
https://www.google.com/amp/s/www.todamateria.com.br/capitalismo/amp/
https://www.politize.com.br/capitalismo-o-que-e-o/



Baixar 363.93 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2023
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
ensino médio
CÂmara municipal
ensino fundamental
concurso público
Serviço público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
câmara municipal
público federal
processo licitatório
educaçÃo universidade
Processo seletivo
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
Universidade estadual
ensino superior
Relatório técnico
técnico científico
Conselho municipal
direitos humanos
científico período
Curriculum vitae
espírito santo
língua portuguesa
pregão eletrônico
Sequência didática
distrito federal
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
educaçÃo secretaria
nossa senhora
segunda feira
educaçÃO ciência
Pregão presencial
Terça feira
Escola estadual
agricultura familiar