Teste de progresso interinstitucional



Baixar 15.53 Kb.
Encontro29.10.2017
Tamanho15.53 Kb.
TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL
Este ano será realizado o segundo Teste de Progresso do CONSÓRCIO Rio de Janeiro / Espírito Santo juntamente com outras 9 faculdades (públicas e particulares) com apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). O Teste de Progresso é aplicado anualmente e visa quantificar o ganho de conhecimento ao longo do curso de Medicina. Consiste em 120 questões de múltipla escolha abrangendo as seis grandes áreas de conhecimento do curso médico. O mesmo teste é aplicado aos alunos de todos os períodos do curso de Medicina, simultaneamente, em todas as faculdades participantes.

O exame será realizado no dia 10 de setembro (quarta-feira), às 13h30, e terá a duração de 4 horas. Neste dia, não haverá atividades acadêmicas à tarde para os alunos do Curso de Medicina.

A seguir, informações mais detalhadas sobre o Teste de Progresso Interinstitucional.

O QUE É O TESTE DE PROGRESSO?

É uma avaliação formativa, que tem como objetivo avaliar e acompanhar o desempenho cognitivo dos estudantes, bem como, aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, sem caráter de aprovação, reprovação ou classificação.


EM QUE CONSISTE?

Consiste numa prova de múltipla escolha com 120 questões, abrangendo 6 grandes áreas do conhecimento do curso de Medicina: Ciências básicas, Clínica médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde coletiva. Sua duração é de 4 horas.


POR QUE TESTE “DE PROGRESSO”?

Porque é aplicado anualmente, a todos os estudantes, do 1º ao 12º períodos, o que permite uma análise do desempenho ao longo do curso.

A cada ano uma nova prova é elaborada, com o mesmo padrão e nível de dificuldade, a partir de uma matriz com os conteúdos considerados essenciais para o egresso de medicina.
QUAIS OS GANHOS PARA O ESTUDANTE?

- O Teste em si é uma oportunidade de aprendizagem, potencializada pelo oferecimento do caderno de provas para o estudante e pelo acesso ao gabarito comentado, com referências bibliográficas, de todas as questões da prova, no mesmo dia.

- Cada estudante poderá comparar seu desempenho com as médias das notas de alunos do mesmo período ou de períodos diferentes do curso da própria escola e a média do CONSÓRCIO. Poderá ainda comparar seu próprio desempenho em relação ao ano anterior e com os próximos.

- Conscientiza o estudante sobre a necessidade de continuamente avaliar o seu processo de aprendizagem, identificando fragilidades e pontos fortes, pessoais e do curso, e buscando ativamente seu próprio aprimoramento e o do Curso.

- É uma oportunidade do estudante habituar-se a fazer provas.

- Cada aluno receberá um certificado de participação.



- Em alguns processos seletivos para residência médica é considerada a participação do teste progresso como critério para composição da nota da análise curricular. A tendência é que este reconhecimento aumente ao longo dos anos.

- O aluno participante receberá 10 horas de atividade complementar.


QUAL O IMPACTO PARA O CURSO?

O próprio curso é avaliado. Podem-se detectar falhas pontuais em módulos específicos ou em áreas do conhecimento, que orientarão reformulações no conteúdo, na estrutura curricular ou na modalidade de ensino-aprendizagem. Fornece subsídios para se programar ações de melhoria contínua do estudante e do curso.




QUANDO E ONDE FOI CRIADO O TESTE DE PROGRESSO?

O Teste de Progresso foi idealizado na University of Missouri - Kansas City School of Medicine, em 1961 e, a seguir, adotado pela Maastricht University, na Holanda. Paulatinamente, outras escolas médicas passaram a adotá-lo na Europa e Estados Unidos. No Brasil, a UNIFESP foi pioneira e implantou em 1997 o Teste de Progresso no Curso de Medicina, em 2004 em outros cursos da área da saúde e, em 2009, em cursos da área tecnológica. Alguns programas de Residência Médica também têm adotado o Teste de Progresso durante o curso.


TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL EM ESCOLAS MÉDICAS NO BRASIL

Em 2007, a UNIFESP formou um “consórcio” com 8 escolas médicas de São Paulo e Paraná, e passaram a fazer um teste único _ o Teste de Progresso Interinstitucional. A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) tem estimulado e facilitado a formação de “consórcios” em todo o território nacional: 1- Unicamp, Unifesp, USP (FM Ribeirão Preto), Unesp (FM Botucatu), Famerp, UFSCar, Famema (Marília), Furb (Blumenau) e UEL (Universidade Estadual de Londrina); 2- PUC Goiás, Faculdade de Medicina do ABC, Faculdade de Medicina de Jundiaí, PUC-SP, Faculdade de Medicina de Catanduva e PUC Campinas; 3- Consórcio Nordestino: UPE, UFPE, UFRN, UFPB, Uncisal; 4- Consórcio da Região Centro-Oeste (UFMS, UFGD, UNIDERP, UFG, UnB, ESCS, UFMT, UNIEVANGÉLICA, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA); 5- Consórcio Rio de Janeiro / Espírito Santo: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UNIGRANRIO (Universidade Grande Rio), FMP (Faculdade de Medicina de Petrópolis), UNIFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo), MULTIVIX- Vitória. A Multivix-Vitória, assim como outras instituições, realizava o Teste de Progresso individualmente antes da fundação do consórcio.


TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL – CONSÓRCIO RJ / ES

Este consórcio foi criado em maio de 2012, a partir de um projeto da ABEM. Tem 1 coordenador geral do consórcio e 1 coordenador de cada escola médica. Cada escola médica tem 1 representante de cada uma das 6 áreas do conhecimento (Clínica médica, Pediatria, Cirurgia, Ginecologia-Obstetrícia, Saúde coletiva e Ciências básicas).


QUAIS AS FACULDADES PARTICIPANTES DO TESTE DE PROGRESSO 2014?

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UNIGRANRIO (Universidade Grande Rio), FMP (Faculdade de Medicina de Petrópolis), UNIFoa (Centro Universitário de Volta Redonda), UNIG (Universidade de Iguaçu), MULTIVIX- Vitória, UNESC (Centro Universitário do Espírito Santo), UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), UVV (Universidade de Vila Velha),
COMO FOI ELABORADA A PROVA?

Foram realizadas oficinas com os representantes de todas as escolas para a elaboração da matriz de conteúdos e para o treinamento na elaboração de questões de múltipla escolha. Houve vários encontros para a elaboração e discussão das questões e dos gabaritos comentados, e também para a seleção das questões da prova.


COMO É FEITA A CORREÇÃO DA PROVA E A DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS?

A prova é corrigida pela leitura ótica dos cartões de resposta e os resultados e algumas análises estatísticas são acessadas, mediante uma senha, no site da empresa responsável pelo suporte técnico ao Teste. Todos têm acesso às médias, porém cada aluno só tem acesso à sua própria nota, da mesma forma que cada escola tem acesso apenas à sua própria nota.


QUAIS AS VANTAGENS DO TESTE DE PROGRESSO INTERINSTITUCIONAL?

- O contato entre professores de diversas instituições, públicas e privadas, permite a troca de experiências e induz à criação de vínculos afetivos e de colaboração profissional.

- Coloca os docentes em contato com outros projetos politico pedagógicos.

- Coloca o estudante em contato com formulações de questões diferentes das que está acostumado em sua própria escola.



- Permite a cada escola a comparação do desempenho global no Teste ou em determinadas áreas do conhecimento , mantendo a confidencialidade dos resultados individuais.
Cada aluno tem acesso apenas à sua própria nota e à média dos demais participantes.
Catálogo: wp-content -> uploads -> 2014
2014 -> Piraquara, 25 de fevereiro de 2016 Informativo: 022/2016
2014 -> Mar Algarve Expo – 9, 10 e 11 de outubro de 2014 Portimão Arena – Portimão Ficha de Inscrição para Visita de Estudo
2014 -> Mar Algarve Expo – 9, 10 e 11 de outubro de 2014 Portimão Arena – Portimão Ficha de Inscrição para Seminários e Workshops
2014 -> Rt features, Camisa Treze, Downtown Filmes e Paris Filmes apresentam
2014 -> Andreia Santana é licenciada em Artes Plásticas Diplomada da esad. Cr/Ipleiria vence Prémio Novo Banco Revelação
2014 -> Anexo I lista dos lotes de veículos do leilão da cagepa
2014 -> Destaques Telecine: 23 de fevereiro a 1º de março: dia 23: rota de fuga (2013)
2014 -> Telecine cult exibe ‘especial bond, james bond’
2014 -> Pavimentadora santo expedito ltda
2014 -> Superior completo

Baixar 15.53 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar