Seminário de gestão de processos e tecnologia da informaçÃO



Baixar 3.36 Mb.
Página1/11
Encontro30.10.2016
Tamanho3.36 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11



SEMINÁRIO DE GESTÃO DE PROCESSOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Web 2.0

Second Life


Grupo 9
Alexandre Kireeff

Ana Carolina Urquiza

Anna Carolina Martinez Campos

Marco Albino Malzone

Marília Santoro Sasso

Tatiana Scarparo Araujo

São Paulo

2010

Parte I – Web 2.0
Sumário Executivo
O termo web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly para designar um conjunto de características que os sites sobreviventes do estouro da bolha da internet em 2001 possuíam. Portanto, o termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da Web, em que o usuário deixa de ser um expectador para trocar informações e colaborar na construção de conteúdos. Mais adiante exploraremos mais as diferenças entre a web 1.0 e a web 2.0, mas já podemos inferir que o ambiente virtual tornou-se muito mais dinâmico.

O que todos os sites da web 2.0 possuem em comum é a internet como plataforma. Dentre as vantagens da web 2.0, podemos destacar por agora a portabilidade, que é conseqüência da internet e como desvantagem, a exposição que um usuário comum tem na web 2.0 e como conseqüência a falta de privacidade. A web 2.0 é uma versão beta eterna, pois está sempre em desenvolvimento, isso é facilmente percebido pelos ícones da web 2.0, como Twitter, Facebook, Wikipédia, YouTube e Flicker.


Apresentaremos também dois casos envolvendo a web 2.0. O primeiro refere-se a atentopedia, uma enciclopédia corporativa da empresa Atento Brasil e o segundo sobre o novo processo seletivo do banco Santander que envolve uma rede social para possíveis candidatos.

Histórico
Entre 1995 e 2001, as empresas criadas a partir da internet tinham uma valorização altíssima, independentemente do tipo de negócios que possuíam. Quando as expectativas dos mercados financeiros sobre os negócios virtuais e empresas pontocom perceberam que nem todo tipo de negócio tinha futuro, a bolha especulativa finalmente estourou: investidores perderam muito dinheiro e muitas empresas pontocom faliram.

O conceito de web 2.0 surgiu em 2004 durante um brainstorming sobre uma conferência a ser realizada pela empresa O'Reilly. O vice-presidente, Dale Dougherty apontou que depois de 2001, a web se tornou ainda mais importante em função do grande número de novidades e aplicativos que estavam surgindo. As empresas que sobreviveram à crise da internet apresentavam características em comum que iriam criar uma série de conceitos que representam a web 2.0.

Para Tim O’Reilly, “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

O termo web 2.0 popularizou-se após ser utilizado pelas empres O´Reilly Media e MediaLive International para nomear uma série de conferências sobre o tema, mas como o universo virtual sempre pressupos interatividade com o usuário, críticos consideram que o termo web 2.0 nada mais é do que uma jogada de marketing e aperfeiçoamento desse universo não justifica a nomenclatura “segunda geração” da Internet.



A Web 2.0 permite a participação dos usuários na geração e organização do conteúdo, permitindo maior interatividade entre site e usuário e como veremos a seguir a web 2.0 surgiu em meados da década de 90:



Baixar 3.36 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar