Revisão de biologia prof. Nanni (M3) 2013. ConteúDO: Tecido epitelial de revestimento, tegumento (pele), tecido nervoso e sistema nervoso



Baixar 109.39 Kb.
Encontro01.11.2016
Tamanho109.39 Kb.
REVISÃO DE BIOLOGIA - PROF. NANNI (M3) 2013.

CONTEÚDO: Tecido epitelial de revestimento,

tegumento (pele), tecido nervoso e sistema nervoso.


01) "O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais; detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo, interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares.”

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo, cardiovascular, excretor e endócrino.

II. O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino, e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal.

III. Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina, a adrenalina, a noradrenalina.

IV. A presença da bainha de mielina, que recobre a maioria dos axônios, além de proteger o axônio, facilita a propagação do impulso nervoso.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.


a) I e II.

b) II e IV.

c) III e IV.

d) I, II e III.

e) I, III e IV.

02) Observe o esquema da célula nervosa representada.



Assinale a(s) afirmativa(s) CORRETA(s).

(01) Nas partes 1 e 4, podem ocorrer sinapses químicas, dependentes de moléculas neurotransmissoras como a acetilcolina.

(02) Moléculas produzidas em 2 podem ser transportadas até 4 através do citoesqueleto.

(04) Em 3, observa-se um envoltório membranoso chamado de bainha de mielina, presente apenas em axônios dos neurônios do sistema nervoso central.

(08) A parte 5 é responsável pela condução do impulso nervoso, que é unidirecional e dependente dos íons sódio e potássio.


03) O tecido nervoso é um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele é fundamental na coordenação das funções dos diferentes órgãos. As células responsáveis pelas suas funções são os neurônios (figura 1).

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é INCORRETO afirmar que:

a) geralmente o sentido da propagação do impulso nervoso é A para B, e por isso a estrutura 1 é especializada na transmissão do impulso nervoso para um outro neurônio ou para outros tipos celulares.

b) tanto a estrutura representada pelo número 1 quanto 2 são ramificações do neurônio, sendo que geralmente a 2 é única e mais longa.

c) a estrutura número 3 pode ser formada pela célula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmissão do impulso nervoso.

d) a estrutura número 4 está no centro metabólico do neurônio, onde também se encontra a maioria das organelas celulares.



e) considerando o sistema nervoso central, a região número 5 está presente na substância cinzenta e ausente na branca.
04) A figura a seguir ilustra o processo de transmissão do impulso nervoso.

Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que:

a) nos neurônios, células especializadas na recepção e transmissão do impulso nervoso, não ocorrem produção de proteínas e ATP.

b) a bomba de sódio e potássio é responsável pelo transporte desses íons (sódio e potássio) a favor do gradiente de concentração.

c) o potencial de repouso da membrana é restaurado quando a entrada de sódio é maior do que a saída de potássio.

d) a chegada do impulso nervoso no terminal axônico promove a liberação de neurotransmissores.



e) as regiões 1, 2 e 3 mostram que a membrana plasmática do axônio está, respectivamente, despolarizada, polarizada e redespolarizada.
05) Na figura ilustra-se uma sinapse nervosa, região de interação entre um neurônio e uma outra célula. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que:

(01) A fenda sináptica está compreendida entre a membrana pré-sináptica do neurônio (1) e a membrana pós-sináptica da célula estimulada (2).

(02) Na extremidade do axônio existem vesículas sinápticas (3), que contêm substâncias como a acetilcolina e a noradrenalina.

(04) Os neurotransmissores liberados pelo axônio ligam-se a moléculas receptoras (4) na membrana pós-sináptica.

(08) Canais iônicos (5), na membrana pós-sináptica, permitem a entrada de íons Na+ na célula.

(16) A passagem do impulso nervoso pela sinapse é um fenômeno físico-químico; depende do número de vesículas sinápticas na parede da célula estimulada (6).


06) A pele é um órgão muito importante para a homeostasia do corpo humano. Ela protege contra agentes mecânicos, químicos e biológicos, além de evitar a perda excessiva de água e fazer o controle da temperatura corporal.

Baseado no texto e em seus conhecimentos é INCORRETO afirmar que

a) o suor é formado por água e outras substâncias, como os sais. Ele é produzido pelas glândulas sudoríparas presentes na pele, que são exemplos de glândulas exócrinas.

b) a epiderme é formada por um epitélio estratificado, e a camada mais superficial é formada por células repletas de queratina e, normalmente esse epitélio descama.

c) a derme é formada predominantemente por tecido conjuntivo; esse tecido é vascularizado e responsável pela nutrição do tecido epitelial que é avascular.

d) a pele possui células mecanorreceptoras, que estão associadas a terminações nervosas e conduzem o estímulo mecânico ao sistema nervoso.

e) o tecido adiposo é encontrado na região mais profunda da derme. Ele produz gordura (sebo), que é liberada diretamente para a epiderme, fazendo a sua lubrificação.
07) A pele é fundamental na adaptação do organismo ao meio ambiente, pois é fator de proteção contra as agressões, além de ser importante órgão sensorial. Analise o que se diz a seguir, e marque os corretos:

(01) No estrato basal ou germinativo da epiderme, encontramos células ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina. O número de melanócitos é que determina a cor da pele.

(02) À medida que as células do estrato germinativo sofrem um processo de queratinização, elas morrem e formam a camada córnea protetora mais superficial da nossa pele.

(04) Na derme, encontramos abundante irrigação sanguínea, que garante a nutrição do estrato germinativo.

(08) As glândulas sudoríparas permitem a evaporação, garantindo a perda de calor; fundamental para os mecanismos de termorregulação.

(16) Na região mais profunda da derme, a hipoderme, fica o tecido adiposo, camada de gordura que apresenta a mesma espessura em todas as partes do corpo; por isso, sua importância como isolante térmico.


08) A doença celíaca consiste em um distúrbio inflamatório do intestino delgado, que ocorre em indivíduos com sensibilidade ao glúten e à ingestão de trigo, centeio ou cevada.

Analise estas duas figuras, em que está representada uma região do intestino delgado em um indivíduo normal - I - e em um indivíduo com doença celíaca - II:



Considerando-se a alteração estrutural representada na Figura II, é CORRETO afirmar que indivíduos portadores de doença celíaca podem apresentar:

(01) baixa produção de hemoglobina.

(02) diminuição da densidade mineral óssea.

(04) aumento da absorção de água.

(08) retardo do crescimento corporal.


09) Nas prateleiras das farmácias e supermercados, encontramos várias marcas de produtos anti-perspirantes, os quais restringem a quantidade de secreção das glândulas sudoríparas na zona onde foi aplicado. Portanto, limitam a quantidade de suor na superfície da pele. Gustavo, consumidor desse tipo de produto, procurava por algo que fizesse o mesmo em todo o seu corpo, e não apenas nas axilas. Afinal, considerava o suor algo desnecessário e não higiênico.

Do ponto de vista fisiológico, pode-se dizer que o produto desejado por Gustavo não é aconselhável, pois sua consequência imediata seria

a) favorecer a morte das células superficiais da epiderme em razão do dessecamento decorrente da menor quantidade de suor.

b) comprometer a nutrição das células epiteliais, uma vez que estas se mantêm com os sais minerais presentes no suor.

c) impedir a eliminação do excesso de água do tecido subcutâneo, sobrecarregando as funções dos rins.

d) comprometer a eliminação do calor e a consequente manutenção da temperatura da pele.

e) favorecer o acúmulo das secreções das glândulas sebáceas sobre a epiderme, comprometendo a respiração das células desse tecido.
10) A respeito do processo de controle da temperatura corpórea nos vertebrados, é correto afirmar que:

a) os répteis, animais ectotérmicos, mantêm sua temperatura corpórea sempre elevada devido à presença das escamas dérmicas, que funcionam como isolante térmico.

b) os animais ectotérmicos, como as aves, dependem de uma fonte externa de calor, bem como do auxílio de penas para manter a temperatura corpórea constante.

c) a necessidade de ambientes úmidos para a sobrevivência dos anfíbios é consequência principalmente de sua ectotermia.

d) os animais endotérmicos são capazes de manter a temperatura corpórea constan-

te através da produção interna de calor.



e) a endotermia e a homeotermia são características compartilhadas por mamíferos e peixes cartilaginosos.

Baixar 109.39 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar