Reitor Cássia Ferri Vice-Reitora de Graduação



Baixar 135.97 Kb.
Encontro06.11.2017
Tamanho135.97 Kb.
UNIVALI

Universidade do Vale do Itajaí


Guia Acadêmico

UNIVIDA


IDENTIFICAÇÃO

Acadêmico (a):


Cidade: Estado:
Telefone: Celular:
E-mail:
Curso:
Ano de ingresso:

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Mário Cesar dos Santos

Reitor
Cássia Ferri

Vice-Reitora de Graduação
Valdir Cechinel Filho

Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura – PROPEC
Pedro Floriano dos Santos

Gerente de Extensão e Cultura
Mário Uriarte Neto

Diretor do Centro de Ciências da Saúde – CCS
Katia Simone Ploner

Coordenadora do Curso Univida


APRESENTAÇÃO
O Curso de Extensão "UNIVIDA" é um curso de dois anos voltado para o envelhecimento saudável e preparação para atuação voluntária. São quatro semestres com aulas as terças-feiras e quintas-feiras, nas quais são distribuídas as seguintes disciplinas: Atualidades em saúde I e II, Psicologia das Relações Humanas, Cidadania, Nutrição, Turismo e comunidade, Temas Atuais, Envelhecimento e Qualidade de vida, Empreendedorismo, Atuação voluntária.

Além destas, a disciplina optativa de Informática é oferecida sistematicamente desde 2004.

Nos dois anos de curso, o aluno faz um projeto de atuação voluntária. Desde 2000, quando iniciou o UNIVIDA muitos projetos foram executados, a exemplo do GEAz (Grupo de estudos e apoio a familiares e cuidadores de portadores da doença de Alzheimer e doenças similares).

O UNIVIDA conta com uma equipe de dez professores de quatro Centros, que se reúnem constantemente para planejamento, construção e avaliação. É feito um trabalho interdisciplinar, na busca de desenvolvimento social-comunitário.

O curso tem uma proposta pedagógica clara, que foi amplamente discutida e trabalhada pelo corpo docente e discente, na qual se optou pela perspectiva histórico-cultural, através da associação entre Vygostski e Paulo Freire. Esta visa à interdisciplinaridade e promove a consciência crítica, a solidariedade e valorização da experiência vivida.

OBJETIVOS

O objetivo do curso é de fornecer orientações teóricas-práticas das diferentes áreas do conhecimento que permitam aos seus participantes:


- refletir sobre o processo de envelhecimento em nossa sociedade;

- capacitar para o trabalho voluntário;

- promover valores como o da solidariedade e do envelhecimento saudável ativo;

- valorizar a história de vida de cada um;

- encontrar caminhos (estratégias) para modificar a representação social do idoso no seu contexto, na universidade, na família e na comunidade.


CARGA HORÁRIA

Curso Superior de Extensão Universidade da Vida tem carga horária optativa e obrigatória. A carga horária obrigatória é de 360 h/a equivalente a 32 créditos, a ser integralizada em 4 semestres. Além das disciplinas obrigatórias, há um conjunto de disciplinas optativas, que poderão ser oferecidas desde que haja um número mínimo de 25 inscritos em cada disciplina.



PROFESSORES E DISCIPLINAS


Professores

Disciplina

Cursos /Centro

Alexsandra Marinho Dias

Atualidade em Saúde I

Fisioterapia - CCS

Indiara Mesquita Fialho

Atualidades em Saúde I

Fonoaudiologia / CCS

Kátia Simone Ploner

Psicologia das Relações Humanas I

Psicologia / CCS

Maria de Lourdes Alves Lima Zanatta

Cidadania

Direito / CEJURPS




Turismo e Comunidade

Turismo/CES II

Juliana Vieira de Araújo Sandri

Atualidades em Saúde II

Psicologia / CCS

Kátia Simone Ploner

Psicologia das Relações Humanas II

Psicologia / CCS

Maria de Lourdes Alves Lima Zanatta

Temas da Atualidade

Direito / CEJURPS

Eloysa Nezello

Nutrição

Nutrição / CCS

Juliana Vieira de Araújo Sandri

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Enfermagem / CCS

Biaze Manger Knoll

Envelhecimento e Qualidade de Vida

Medicina / CCS

Pedro Floriano dos Santos

Empreendedorismo

Enfermagem / CCS

Amauri dos Santos

Atuação Voluntária

Farmácia / CCS


Mara Lúcia Campos

Odontologia

Odontologia / CCS



SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A avaliação será de caráter formativo, através de processos de auto e hetero-avaliação e de produção coletiva de conhecimento, mediante apresentação de painéis, seminários, relatórios e outras atividades, em cada disciplina.

Será considerado aprovado e com direito a certificado de conclusão de curso o cursista que alcançar um conceito mínimo “C” e frequência igual ou superior a 70%, em cada disciplina.


A avaliação será conceitual, sendo:


Conceito

10,0 a 9,0

8,9 a 8,0

7,9 a 7,0

6,9 a 6,0

5,9


Nota

A

B



C

D

Reprovado



* Para calcular a média final:

- Tendo 2 conceitos diferentes o professor deve optar pelo conceito mais adequado para o aluno, considerando presença, participação em aula e nas atividades.

* O aluno que desistir, assim como àquele que for reprovado não terá direito a certificado de conclusão, sendo-lhe emitido, apenas, um atestado com o rol de disciplinas cursadas com aproveitamento e frequência.



DIREITOS E DEVERES DO ACADEMICO DIREITOS*
Art. 152 Constituem do corpo discente:

I - Ser atendido em suas solicitações de orientação pedagógica e administrativa;

II - Constituir entidade de representação, de conformidade com a legislação específica;
DEVERES*
Art. 153 Serão deveres do corpo discente:

I – Aplicar a máxima diligencia no aproveitamento acadêmico;

II – Abster-se de quaisquer atos que importem em perturbação da ordem, ofensa aos bons costumes, desrespeito aos dirigentes, a professores e funcionários da Univali em geral;

III – Contribuir, no seu âmbito de atuação, para o prestígio crescente da Univali;

IV – Desenvolver as suas atividades, no âmbito da Univali, com estrita observância dos preceitos do Estatuto e Regimento Geral da Fundação Univali e das demais entidades mantidas;

V – Zelar pelo patrimônio moral, físico e de produção intelectual da Univali e seus prepostos;

VI – Respeito à ética.
* Regimento Geral da Univali, a professores e funcionários da Univali em geral;
JUSTIFICATIVA DE FALTAS
O aluno deve ter 70% de presença ao final do curso. Sendo assim ele poderá 30% de faltas em cada matéria. O total de faltas permitido será de 4 (16 h/a) aulas nas disciplinas de 15 aulas (60 h/a) e de 2 (8 h/a) nas disciplinas de 7 aulas (30 h/a). Lembramos que algumas matérias são divididas entre dois ou mais professores, isso não implica o aumento de faltas permitida. A justificativa deve ser requerida três dias antes ou depois das faltas nas seguintes situações:

a) Portador de afecções congênitas ou adquiridas, traumatismos ou outras condições mórbidas, que determinem incapacidade física relativa (apresentação de atestado médico).

b) Acompanhamento ou cuidado direto de filhos e pais com internação hospitalar, desde que o aluno seja o único a quem o familiar possa recorrer.

c) Licença (falecimento na família, 2 dias).

A justificativa de falta tem como objetivo evitar a reprovação caso exceda as faltas permitidas. As faltas justificadas não serão anuladas e se por um acaso no dia da falta houve algum trabalho o aluno poderá fazê-lo, caso contrário o trabalho não será aceito. Para requerer a justificativa de faltas o aluno deverá solicitar o formulário específico, preencher e entregar à coordenação juntamente com a documentação necessária para avaliação. Se o mesmo for deferido à coordenação comunicará o professor.

* Só será concretizada a justificativa após o requerimento, mediante a realização de trabalhos, conforme instrução especifica, com aproveitamento de estudos igual ou superior a “B”.



REQUERIMENTOS E PRAZOS PARA PROCESSOS ACADÊMICOS

MATRÍCULA

Deverá ser feita na sala da Univida, localizado no bloco F2, na sala 06 junto à Coordenação de Psicologia. O candidato deverá ter em mãos, Xérox da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e último histórico escolar. Nesta ocasião o mesmo deverá responder um questionário.

Pré – Requisito: O candidato deverá ter o primeiro grau completo e mais de 40 anos.

• Quando o aluno possuir o 1º grau completo e obtiver aprovação/frequência em todas as disciplinas receberá certificado de conclusão de curso. Na ausência de qualquer um destes requisitos receberá certificado de participação.


TRANCAMENTO DA MATRICULA

Pelo CONTRATANTE: a) Por cancelamento expresso da matrícula, mediante requerimento formalizado junto à CONTRATADA e; b) Por desistência/abandono do Curso/Evento. II – Pela CONTRATADA: Em caso de desligamento do acadêmico na forma regimental. §1º No caso de cancelamento de matrícula, pela desistência/abandono do Curso/Evento ou em caso de desligamento na forma regimental, assume o CONTRATANTE a obrigação de efetuar o pagamento do valor integral previsto neste Contrato.

O CONTRATANTE poderá requerer o cancelamento de matrícula, com direito à devolução de 70% (setenta por cento) do montante pago à CONTRATADA, desde que o faça no prazo de até 07 (sete) dias úteis antes do início do Curso/Evento. A restituição será operacionalizada se inexistir compensação com créditos da Fundação UNIVALI e/ou suas mantidas.

Não será admitido o trancamento de matrícula no Curso/Evento ora contratado.


ALTERAÇÕES NA MENSALIDADE

O aluno da UNIVIDA terá como mensalidade a cada semestre 5 parcelas sendo 1 matricula + 4 mensalidades através de boleto bancário. Se o Aluno optar por fazer o pagamento por cartão crédito, deverá acessar o sistema ELIS para efetuar sua inscrição. Caso haja um atraso na emissão dos boletos de março (matricula), o aluno já deverá se antecipar guardando o dinheiro da parcela de março, pois esta poderá ser emitida juntamente com a parcela do mês de abril.

O contrato semestral entregue aos alunos do UNIVIDA segue o padrão da universidade.

Há um reajuste anual no valor da mensalidade, que é informado sempre no ano vigente.

Quanto às alterações de datas nos boleto, o aluno deverá procurar o Setor Financeiro (Bloco B) para atualizar a data de pagamento do boleto um dia anterior ao pagamento.


DEMAIS PROCEDIMENTOS
Carteira da biblioteca
Após o aluno estar devidamente matriculado, deverá dirigir-se a biblioteca, com o código de pessoa e a identidade para fazer uma senha, assim pode usufruir todos os benefícios.
Passe escolar
Primeiramente o aluno deverá dirigir-se a empresa que realiza o transporte para solicitar um formulário. A seguir devera dirigir-se a coordenação do curso, preencher o formulário dado pela empresa e pedir uma declaração de aluno regularmente matriculado. Por fim, deverá entregar a empresa que realiza o transporte o formulário preenchido e carimbado, a declaração de aluno regularmente matriculado entregue pela coordenação, xérox de identidade, foto 3x4 e comprovante de residência solicitando os passes necessários.
Cartão do estacionamento

O aluno deverá dirigir-se a ESTAPAR que se localiza ao lado do bloco B, para preencher formulário do aluno com a seguinte documentação: a declaração de aluno regularmente matriculado entregue pela coordenação, xérox da carteira de motorista e xérox do documento do veículo utilizado.



O PAPEL DO LÍDER
O Líder de turma deverá:
- Fazer a comunicação de recados entre coordenação e a turma;

- Organizar encontros com o grupo para confraternização;

- Ficar Responsável pela entrega de materiais enviados pela coordenação;

- Auxiliar o grupo para que se tenha o melhor andamento possível das aulas, procurar minimizar possíveis dificuldades e comunicando a coordenação sobre as mesmas.



- Fazer a gestão do grupo para auxiliar na liderança, como tesoureiro (a) e vice-líder, que deve também ter sido votado pelo grupo.

ANOTAÇÕES




































































ANOTAÇÕES





































































TELEFONES ÚTEIS


Setor Telefone

Univida 3341 7935

Profª Kátia 9609 6020

Campus Itajaí (47) 3341 7500

Extensão 3341 7533

Ambulatório 3341 7581

Biblioteca – Atendimento 3341 7748

Farmácia Escola 3341 7646

Financeiro 3341 7510

Financeiro – Informações 3341 7634

Pós-graduação, Extensão e Cultura 3341 7557

Reitoria - Recepção 3341 7651

Rádio Educativa UNIVALI 3341 7514

TV UNIVALI 3341 7840

Ouvidoria 3341 7555

Campus Balneário Camboriú (47) 3261 1200



Biblioteca Balneário Camboriú 3261 1210

Baixar 135.97 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar