Razões de uma candidatura



Baixar 51.4 Kb.
Encontro10.03.2017
Tamanho51.4 Kb.

RAZÕES DE UMA CANDIDATURA
Reforçar a dimensão internacional de Guimarães, Berço da Portugalidade e capital histórica da nação, induzir ações e comportamentos que potenciem a alteração do seu paradigma económico e social e demandar novos horizontes que ancorem o desenvolvimento sustentado do desporto e da atividade física, são os princípios basilares da presente candidatura de Guimarães a Cidade Europeia do Desporto em 2013.

Guimarães tem capitalizado notoriedade mercê de conquistas que, tal como no passado, resultaram em marcas de sucesso no futuro – Património Cultural da Humanidade (2001) e Capital Europeia da Cultura (2012); ambicionar o título de Cidade Europeia do Desporto em 2013, coloca Guimarães no caminho de um novo desafio.

Ao assumir a presente candidatura, Guimarães poderá tornar-se na primeira cidade portuguesa a alcançar este título, o que traduziria uma continuidade simbólica da ideia de “Cidade Berço”, de cidade que é ponto de partida para territorialidades renovadas, onde a linguagem do desporto constitua uma expressão partilhada pelos vimaranenses, em particular, e pelos portugueses em geral, estabelecendo-se a oportunidade de afirmação de Guimarães como cidade europeia que vale a pena conhecer pela sua vertente histórica, cultural e desportiva.

Trata-se de uma oportunidade para dar seguimento ao processo de apresentação de Guimarães ao mundo - primeiro pelo património, depois pela cultura, agora pelo desporto - fomentando uma nova vaga de promoção turística e de atração de visitantes, quer pela organização de atividades e eventos desportivos, quer pela própria disponibilização de espaços e equipamentos para acolhimento de provas internacionais.

Em Guimarães vive-se o desporto apaixonadamente; e este sentimento é um facilitador dinâmico da expressão social identitária patente na relação da comunidade com a sua cidade.

A paixão pelo desporto é também um elemento de coesão, um motor de desenvolvimento do associativismo e do desporto de competição, um agente de mudança de atitudes e um campo de expressão de orgulho e bairrismo para os vimaranenses.

Torna-se, consequentemente, um elemento fundamental de impacto socioeconómico.

O investimento realizado pela Câmara Municipal de Guimarães ao longo de duas décadas em infraestruturas desportivas e na criação de serviços de apoio ao desporto e à prática desportiva, no quadro de uma política local voltada para a qualidade de vida dos seus cidadãos e no espírito do “desporto para todos”, está na base do primeiro passo em direção ao desafio que agora se expõe à cidade.

Com o título de Cidade Europeia do Desporto, Guimarães poderá ver reforçados esforços no sentido da mudança do seu paradigma social e económico, impulsionando serviços, criando novos empregos, qualificando ativos, atraindo eventos e gerando riqueza para a economia local.

Como Cidade Europeia do Desporto, Guimarães pretende lançar sementes para o futuro e conceder atributos de sustentabilidade no domínio do desporto, da prática desportiva e da qualidade de vida associada ao desporto, que passam pela formação e emprego, cidadania desportiva e investigação científica.



Ao capital de notoriedade e projeção internacional, à capacidade mobilizadora e organizativa, á potencialidade turística, cultural e económica, Guimarães procura através da candidatura a Cidade Europeia do Desporto tornar-se a primeira cidade portuguesa com esse título, marcar o ano de 2013 com atividade e promoção desportiva de dimensão nacional e europeia, deixar para o futuro um legado promissor de projetos sustentáveis que encontrem no desporto terreno para florescer e tornar Guimarães uma cidade de referência para as melhores práticas em prol do desporto.

Guimarães, 3 de Maio de 2012.

Baixar 51.4 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar