R= Mencheviques. Eram os donos dos meios de produção, isto é, os donos das fábricas, das indústrias, os empresários e os comerciantes ricos. Bolcheviques



Baixar 14.47 Kb.
Encontro26.01.2017
Tamanho14.47 Kb.
REVOLUÇÃO RUSSA

1) Até 1917, qual era a classe dominante na Rússia? Como essa classe social vivia? Qual era a classe social explorada por ela?



R= Mencheviques. Eram os donos dos meios de produção, isto é, os donos das fábricas, das indústrias, os empresários e os comerciantes ricos. Bolcheviques.

2) O que significa a palavra czar na Rússia?



R= Título dado ao imperador da Rússia, bem como aos antigos soberanos sérvios e búlgaros.

3) A Rússia, até 1917, era predominantemente agrária ou industrializada?



R= Predominantemente agrária.

4) Os operários russos tinham boas condições de trabalho, bons salários e vida digna em 1917?



R= Não. Porque os trabalhadores estavam submetidos a condições extremas de exploração: jornadas de trabalho de 12 horas a 16 horas, baixos salários, falta de segurança e inexistência de uma legislação trabalhista, além da proibição de organização sindical.

5) O partido operário socialdemocrata russo se dividiu em dois grupos com ideologias diferentes, os bolcheviques e os mencheviques. Explique os objetivos políticos de cada grupo.



R= Menchevique- que a burguesia tomaria o poder e instauraria uma República que promovesse reformas econômicas e sociais; e somente depois deveria realizar-se a revolução socialista. Bolchevique-como não havia liberdade política na Rússia, o caminho a ser trilhado deveria ser o de uma revolução proletária, conduzida por uma organização composta por revolucionários profissionais, centralizada e submetida a rigorosa disciplina.

6) O povo russo aprovou a guerra russo-japonesa? Por quê?



R= Não. Porque a Rússia sofria as consequências da derrota na Guerra Russo-Japonesa: as inúmeras perdas materiais e humanas na guerra, além da humilhação da derrota, geraram um clima de descontentamento popular responsável por uma série de confrontos entre o povo e o governo despótico do czar.

7) Explique o que foi o “domingo sangrento” e suas consequências políticas.



R= O “Domingo Sangrento” foi uma série de manifestações que ocorreram em 1905 realizadas pela população russa para protestar contra a condição deplorável de vida e pela quantidade de guerras. Depois desse confronto, o prestígio do czar caiu. Várias revoltas eclodiram por toda a Rússia. Em 1906, o czar conseguiu conter essa insurreição e manter seu governo, mas, em 1917, veio a queda. Liderados por Vladimir Lênin, a Rússia derrubou Nicolau II e o regime czarista.

8) O que eram os “Sovietes”? Eles foram importantes na Revolução Russa? Por quê?



R= Eram Assembleias ou Conselhos de deputados eleitos e constituídos por operários, soldados e

camponeses. Sim. Porque os “sovietes” regulam e organizam a produção material de um determinado território, ou mesmo indústria; é o que aconteceu na Revolução Russa.

9) Em 1917 ocorreram duas revoluções na Rússia. Quais foram as conquistas da revolução de FEVEREIRO de 1917 e quais foram as conquistas da revolução de OUTUBRO de 1917?



R= Revolução de Fevereiro- derrubou o regime czarista e preparou o terreno para a Revolução de Outubro. Revolução de Outubro- derrubou a ordem burguesa.

10) Os revolucionários conseguiram implantar o socialismo na Rússia com facilidade? Ou enfrentaram terrível resistência dos contrarrevolucionários, bem como dos EUA e demais potências capitalistas da Europa? A implantação do socialismo na Rússia foi um processo pacífico ou com guerra entre o exército vermelho e o exército branco?



R= Enfrentaram terrível resistência dos contrarrevolucionários. Com guerra entre o Exército Vermelho e o Exército Branco.

11) Quais foram as primeiras ações administrativas de Lênin ao assumir o poder na Rússia (ou seja: explique o que foi a NEP)?



R= O objetivo da Nova Política Econômica (NEP) era estimular a produção e resolver a grave crise de abastecimento. Assim, o governo permitiu a atuação da iniciativa privada no comércio varejista, na indústria de alimentos e na agricultura. Os camponeses foram autorizados a vender parte no mercado livre.

12) Qual era a crítica que Trotsky fazia a Lênin com relação à sua forma de governar a URSS?



R= Trotsky a considerava uma conquista revolucionária, um Estado sob o controle dos operários; mas, era um Estado com muitas dificuldades, que permanecia longe do socialismo até que a revolução na Europa permitisse o livre desenvolvimento das forças produtivas em escala continental.

13) Trotsky queria espalhar a revolução socialista pela Europa e Stalin, concordava?



R= Não. Stalin era ao contrário de Trotsky, defendia a construção do socialismo em um só país e dizia que a “mãe Rússia” era a pátria do socialismo.

14) Por que Trotsky teve que sair da Rússia? Como Trotsky morreu?



R= Porque nos últimos anos de sua vida foram dedicados a combater o totalitarismo stalinista e a construir um programa e um partido voltados para a revolução socialista internacional. Então, a mando de Stalin, Trotsky acabou sendo expulso do partido, exilado e assassinado no México, em 1940.

15) Comente, de maneira geral, como foi o governo de Stalin. Foi bom para os trabalhadores russos? Contribuiu para a construção de um socialismo democrático, fiel às promessas de Marx?



R= A grande meta de Stálin era tornar a URSS uma potência industrial. O capital para construir as indústrias veio da agricultura. Muitos camponeses e fazendeiros ricos foram perseguidos e mortos. Toda a produção tinha de ser entregue ao Estado. Os operários foram impedidos de mudar de emprego e fazerem greves. Stálin implantou um regime de terror que durou até a sua morte em 1953.

Baixar 14.47 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar