Questão 01 – Uma lagarta de 5,0 cm de comprimento move-se para a direita, quando encontra um filhote de cobra de 52 cm, que se desloca em sentido contrário. Com isso, ambos levam 3,0 s para passarem completamente um pelo outro



Baixar 420.83 Kb.
Página1/5
Encontro02.11.2017
Tamanho420.83 Kb.
  1   2   3   4   5





Esta é uma pequena lista de atividades visando não esquecer de estudar um pouquinho de Física na páscoa.



Bom estudo e boa páscoa!!!

Questão 01 – Uma lagarta de 5,0 cm de comprimento move-se para a direita, quando encontra um filhote de cobra de 52 cm, que se desloca em sentido contrário. Com isso, ambos levam 3,0 s para passarem completamente um pelo outro. Se a velocidade da lagarta é 2,0 cm/s, a velocidade da cobra deve ser:
a) 3,6 cm/s.

b) 17,0 cm/s.

c) 19,0 cm/s.

d) 21,0 cm/s.


Questão 02 – Considere um grande navio, tipo transatlântico, movendo-se em linha reta e com velocidade constante (velocidade de cruzeiro). Em seu interior, existe um salão de jogos climatizado e nele uma mesa de pingue-pongue orientada paralelamente ao comprimento do navio. Dois jovens resolvem jogar pingue-pongue, mas discordam sobre quem deve ficar de frente ou de costas para o sentido do deslocamento do navio. Segundo um deles, tal escolha influenciaria no resultado do jogo, pois o movimento do navio afetaria o movimento relativo da bolinha de pingue-pongue.

Nesse contexto, de acordo com as Leis da Física, pode-se afirmar que


a) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.

b) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial não inercial, não afetando o movimento da bola.

c) a discussão é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, afetando o movimento da bola.

d) a discussão não é pertinente, pois, no caso, o navio se comporta como um referencial inercial, não afetando o movimento da bola.


Questão 03 – Dentro do vagão de uma locomotiva, está um garoto que joga verticalmente para cima uma bola de tênis. Após atingir a altura máxima, a bola retorna à sua mão. A locomotiva se move com velocidade constante V, em relação a uma plataforma fixa. Na plataforma, estão dois observadores, A e B. O observador A está parado sobre a plataforma, enquanto que o observador B se move com a mesma velocidade constante V da locomotiva. Despreze a resistência do ar e assinale o que for correto.
01. O garoto e o observador A veem a bola descrever a mesma trajetória.

02. O garoto e o observador B veem a bola descrever a mesma trajetória.

04. Os observadores A e B veem a bola descrever a mesma trajetória.

08. O observador A vê a bola descrever uma trajetória parabólica.



16. O observador B vê a bola descrever uma trajetória parabólica.
Questão 04 – Uma das manobras mais perigosas para o motorista é a ultrapassagem numa via de mão dupla. Nela, um veículo ultrapassa outro, invadindo a faixa da esquerda (contramão de direção), e, após atingir uma distância segura do veículo ultrapassado, retorna à faixa da direita. Consideremos a seguinte situação: um automóvel A, deslocando-se a 108 km/h, ultrapassa um caminhão, de 20 m de comprimento, que se desloca a 72 km/h. No momento em que inicia a ultrapassagem, o automóvel A percebe que um segundo automóvel, automóvel B, a 255 m de distância, vem em sua direção, deslocando-se a 108 km/h (veja a figura). As intensidades de todas as velocidades são dadas em relação ao leito da rodovia. O automóvel A pretende ultrapassar o caminhão, distanciar-se dele 20 m e, em seguida, retornar imediatamente à faixa da direita.

Em relação à situação descrita, é CORRETO afirmar:


a) O automóvel A não conseguirá efetuar a ultrapassagem e deverá desistir da manobra.

b) No momento em que o automóvel A retornar à faixa da direita, estará a 25 m do automóvel B. Portanto, a ultrapassagem é possível.

c) No momento em que o automóvel A retornar à faixa da direita, estará a 50 m do automóvel B. Portanto, a ultrapassagem é possível e será efetuada de modo tranquilo.

d) No momento em que o automóvel A retornar à faixa da direita, estará a apenas 15 m do automóvel B. Portanto, a ultrapassagem é possível, mas é de alto risco.


Questão 05 – Um barco leva 10 horas para subir e 4 horas para descer um mesmo trecho do rio Amazonas, mantendo constante o módulo de sua velocidade em relação à água. Quanto tempo o barco leva para descer esse trecho com os motores desligados?
a) 14 horas e 30 minutos

b) 13 horas e 20 minutos

c) 7 horas e 20 minutos

d) 10 horas

e) Não é possível resolver porque não foi dada a distância percorrida pelo barco.
Questão 06 – Em uma tempestade, o som da descarga atmosférica é observado depois de seu respectivo clarão, que acontece quase que instantaneamente. Foi observado inicialmente que havia um tempo médio de 7 s de atraso entre os clarões e seus respectivos sons. Após 1 minuto, o tempo médio de atraso passou a ser de 13 s. Considerando-se que a velocidade de propagação do som na atmosfera é de aproximadamente 340 m/s, podemos afirmar:
a) A tempestade está se aproximando do observador com uma velocidade de 22 m⁄s.

b) A tempestade está parada com relação ao observador.

c) A tempestade está se afastando do observador com uma velocidade de 22 m⁄s.

d) A tempestade está se afastando do observador com uma velocidade de 34 m⁄s.


Questão 07 – Uma caminhonete move-se, com aceleração constante, ao longo de uma estrada plana e reta, como representado nesta figura:

A seta indica o sentido da velocidade e o da aceleração dessa caminhonete.

Ao passar pelo ponto P, indicado na figura, um passageiro, na carroceria do veículo, lança uma bola para cima, verticalmente em relação a ele.

Despreze a resistência do ar.

Considere que, nas alternativas abaixo, a caminhonete está representada em dois instantes consecutivos.

Assinale a alternativa em que está mais bem representada a trajetória da bola vista por uma pessoa, parada, no acostamento da estrada.



a) b)

c) d)


Baixar 420.83 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar