Processo seletivo para o mestrado em direto faculdade meridional imed



Baixar 88.39 Kb.
Encontro03.11.2016
Tamanho88.39 Kb.





EDITAL PPGD/IMED Nº 010/2016 DE 01 DE MARÇO DE 2016
PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO EM DIRETO

FACULDADE MERIDIONAL - IMED
Processo seletivo de candidatos para ingressar no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, da Faculdade Meridional - IMED.
1 ABERTURA
1.1 A Faculdade Meridional - IMED, integrante do sistema Federal de Ensino do Ministério da Educação e mantida pelo Complexo de Ensino Superior Meridional, recredenciada pela Portaria MEC nº 524, publicada no DOU de 10/05/2012, através de sua Direção de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, torna públicas as normas e os procedimentos que regem o processo seletivo para ingresso na turma 2016 do Mestrado Acadêmico em Direito, reconhecido pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, que se constituirá das etapas a seguir:
2 INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições ocorrerão no período de 02 de março a 02 de junho de 2016 e deverão ser precedidas do cadastro no site da IMED www.imed.edu.br, campo “Inscrições Abertas”, e da entrega da documentação (itens 2.3 e 2.4 deste edital).
2.2 As inscrições serão processadas mediante a comprovação de pagamento da taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais), através de boleto, a ser gerado pelo sistema no ato da inscrição no site. Em caso de desistência do candidato o valor da inscrição não será devolvido.
2.3 A inscrição no processo seletivo se dará mediante cadastro no site (item 2.1), e a apresentação da seguinte documentação:
(A) Ficha de inscrição (anexo I), digitada;

(B) Cópia autenticada do diploma do curso de graduação, frente e verso, na área de Direito;

(C) Cópia autenticada do histórico escolar do curso de graduação na área de Direito;

(D) Cópia simples do currículo lattes, devidamente documentado;

(E) Cópia simples da carteira de identidade;

(F) Cópia simples do CPF;

(G) Cópia simples da certidão de nascimento ou casamento (mais atual);

(H) Cópia simples comprovante de residência;

(I) Cópia simples do título eleitoral;

(J) Cópia simples da dispensa militar (para homens);

(K) Uma foto 3 x 4 recente;

(L) Declaração de disponibilidade de tempo para o Programa (anexo II), digitada;

(M) Comprovante de pagamento da inscrição;

(N) Estrangeiros – Cópia autenticado do passaporte e visto de regularidade no país, expedido pela Polícia Federal;

(O) Pré-projeto em documento PDF, que deverá ser encaminhado até o dia 02 de junho de 2016 para o e-mail ppgdireito@imed.edu.br. Assunto: Pré-Projeto Processo Seletivo 2016.

Pré-projeto com no máximo 20 (vinte) páginas conforme normas da ABNT, que deverá conter: (1) dados de identificação, com indicação da linha de pesquisa; (2) tema e delimitação; (3) problema; (4) objetivos; (5) justificativa; (6) bibliografia.


2.4 Todos os documentos exigidos pelo presente edital deverão ser apresentados na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, 2º andar do bloco B, da Faculdade Meridional – IMED, até o dia 02 de junho de 2016 ou postados por Correio, via sedex, impreterivelmente até o dia 30 de maio de 2016 para o seguinte endereço:


Faculdade Meridional – IMED

Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito

Rua Senador Pinheiro, N° 304

Bairro Rodrigues - CEP 99.070-220

Passo Fundo/RS - Brasil

Observação: O código de rastreio deverá ser encaminhado para o e-mail ppgdireito@imed.edu.br.


2.5 A inscrição somente será homologada mediante a apresentação de todos os documentos solicitados, cadastro no site e o pagamento da taxa de inscrição.
3 NÚMERO DE VAGAS
3.1 O Programa oferece 25 (vinte e cinco) vagas, vinculadas as linhas de pesquisa. A área de concentração “Direito, Democracia e Sustentabilidade” estrutura-se em duas linhas de pesquisa: I – Fundamentos do Direito e da Democracia; e II – Mecanismos de Efetivação da Democracia e da Sustentabilidade.
4 CANDIDATOS
4.1 Poderão concorrer no processo seletivo todos aqueles candidatos que possuírem o título de bacharel em Direito, ou que obtenham o respectivo título ou certificado de conclusão do curso de bacharel em Direito até a data da matrícula no curso.
5 PROCESSO SELETIVO
5.1 O período de inscrições será entre 02 de março a 02 de junho de 2016. A homologação das inscrições será publicada no dia 07 de junho de 2016 através do site do Programa em “Processo Seletivo”.
5.2 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – IMED (item 5.9), dividido em três etapas:
(I) Prova escrita, com peso 4;

(II) Análise do pré-projeto, com peso 3;

(III) Entrevista e análise de currículo lattes, com peso 3.
5.3 A primeira etapa consistirá na aplicação de prova escrita, não identificada, a ser realizada no dia 14 de junho de 2016, às 09 horas, com duração de três horas, na sede da Faculdade Meridional, em local a ser indicado via e-mail. Os candidatos deverão apresentar-se no local da prova, às 08 horas e 45 minutos, com documento de identificação com foto.
5.3.1 A prova escrita conterá duas questões dissertativas e deverá ser realizada sem consulta. A prova terá como base o livro TRINDADE, André Karam; ESPINDOLA, Angela Araujo Silveira; BOFF, Salete Oro. Direito, Democracia e Sustentabilidade: anuário do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional. Passo Fundo: IMED Editora, 2015, 360 p.
5.3.2 A primeira etapa é de caráter eliminatório. A nota mínima para aprovação é 7,0 (sete).
5.3.3 O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 21 de junho de 2016, através do site do Programa.
5.4 A segunda etapa consistirá na avaliação do pré-projeto apresentado pelo candidato.
5.4.1 A análise dos pré-projetos levará em conta sua clareza, qualidade e aderência à linha de pesquisa indicada pelo candidato.
5.5 A terceira fase consistirá em entrevista pessoal acerca do pré-projeto entregue no ato da inscrição, do currículo do candidato, da sua disponibilidade de tempo e interesse no curso.
5.5.1 As entrevistas serão realizadas nos dias 27 e 28 de junho de 2016. A data e horário serão agendados pela Coordenação do Programa e informadas via e-mail.
5.6 O resultado final será publicado no dia 14 de julho de 2016, no site do Programa, e dele não caberá recurso.
5.7 As notas das etapas serão divulgadas somente no final do processo seletivo mediante solicitação para o e-mail ppgdireito@imed.edu.br. O candidato só terá acesso as suas notas.
5.8 As matrículas ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2016, na Secretaria do Programa. O semestre letivo iniciará no dia 08 de agosto de 2016.
5.9 Por designação do Coordenador do Programa integram a Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – IMED, os seguintes professores doutores e representação discente:

Prof. Dr. Márcio Ricardo Staffen (Presidente);

Prof. Dr. André Karam Trindade;

Prof. Dr. Fausto Santos de Morais;

Profª. Drª. Leilane Serratine Grubba;

Prof. Dr. Neuro José Zambam;

Profª. Drª. Salete Oro Boff;

Prof. Dr. Sérgio Ricardo Fernandes De Aquino;

Representante Discente.
6 DURAÇÃO DO CURSO
6.1 O curso de mestrado terá a duração de 24 (vinte e quatro) meses a partir da

primeira matrícula, com o oferecimento de disciplinas mediante aulas presenciais que constituirão requisito parcial à obtenção do título de mestre, juntamente com os demais requisitos previstos no Regimento Interno do Programa.


7 BOLSAS DE ESTUDO
7.1 A aprovação no presente processo seletivo não implica na automática habilitação para concessão de bolsa ou taxa, que será normatizado por edital específico quando disponíveis.
8 VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO
8.1 O Processo Seletivo objeto do presente Edital é válido somente para o ingresso da turma 2016 do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito.
9 DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 Os candidatos não selecionados deverão retirar seus documentos na Secretaria do Programa até 30 (trinta) dias, após o a divulgação do resultado da seleção. Após esse prazo a documentação será descartada.
9.2 Ao efetuar a inscrição, o candidato assume o compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste edital, nas normas dispostas no Regimento Interno do Programa e nos instrumentos reguladores de Pós-Graduação emitidos pela CAPES. Os casos omissos nesta chamada serão resolvidos pela Comissão de Seleção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – IMED.
9.3 Informações complementares sobre o Mestrado em Direito e o processo seletivo poderão ser obtidas através do site do Programa ou junto à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional – IMED.

Telefone: (54) 3045-9063 - E-mail: ppgdireito@imed.edu.br


10 CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO 2016


ATIVIDADE

DATA

Período de inscrições

02/03 a 02/06/2016

Homologação das inscrições

07/06/2016

1ª Etapa: prova escrita

14/06/2016

Divulgação do resultado da 1ª etapa

21/06/2016

2ª Etapa: avaliação dos pré-projetos

21 e 22/06/2016

3ª Etapa: entrevistas

27 e 28/06/2016

Divulgação do resultado final

14/07/2016

Período de matrículas

18 a 20/07/2016

Início das aulas (2016/2)

08/08/2016

Passo Fundo, 01 de março de 2016.



JOÃO ALBERTO RUBIM SARATE

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

IMED

MÁRCIO RICARDO STAFFEN

Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito



IMED

´
ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO*




IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO

Nome:

CPF:

RG:

Data de Nascimento:

Sexo: ( )Masculino ( )Feminino

Naturalidade:

Nacionalidade:

Endereço Residencial:

CEP:

Cidade:

UF:

País:

Telefone Residencial:

Telefone Celular:

E-mail:

Link do Currículo Lattes:

LINHA DE PESQUISA

( ) Fundamentos do Direito e da Democracia

( ) Mecanismos de Efetivação da Democracia e da Sustentabilidade

FINANCIAMENTO DE SEUS ESTUDOS

( ) Manterei vínculo empregatício e salário durante o curso

( ) Manterei vínculo empregatício sem salário durante o curso

( ) Manterei vínculo empregatício durante o curso, mas preciso de bolsa

( ) Não possuo vínculo empregatício, e precisarei de bolsa

( ) Não possuo vínculo empregatício, mas possuo recursos próprios

REQUERIMENTO

O candidato, acima identificado e qualificado, requer sua inscrição no Processo de Seleção para o Mestrado em Direito da Faculdade Meridional – IMED e declara veracidade das informações mencionadas. Ainda, manifesta concordância com os termos do edital de seleção, do regimento interno do PPGD/IMED e das normas regulatórias de Pós-Graduação expedidas pela CAPES.

Local e Data:


Assinatura:


* Essa ficha deverá ser digitada.

ANEXO II - DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE*
Em relação à pesquisa e aos estudos de mestrado, o candidato declara dispor de tempo integral e dedicação exclusiva?

( ) Sim ( ) Não


Caso a resposta anterior seja negativa, o candidato dispõe de:

( ) 30 a 40 horas semanais

( ) 20 a 30 horas semanais

( ) 10 a 20 horas semanais

( ) menos de 10 horas semanais
Qual a atividade profissional do candidato?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Regime de trabalho: ______ horas
Outras atividades:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


O candidato pretende solicitar bolsa de estudos?

( ) Sim ( ) Não

Esta informação não vincula automaticamente ao processo de concessão de bolsas.
O candidato declara estar ciente do fato de que, uma vez declarada sua disponibilidade de tempo para se dedicar ao Mestrado, não poderá requerer prorrogação e/ou trancamento, sob tal alegação.
Nome: ______________________________________________________________________

CPF: _______________________________________________________________________

Assinatura: ___________________________________________________________________

* Essa ficha deverá ser digitada.






Página de



Baixar 88.39 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar