Princípios e Saúde José Carlos Lassi Caldeira médico



Baixar 11.03 Kb.
Encontro02.11.2017
Tamanho11.03 Kb.
Princípios e Saúde

José Carlos Lassi Caldeira – médico

( www.josecarloslassi.com)

A disposição firme e estável de praticar o bem para si próprio e para o outro, estabelecida desde tempos imemoriais e historicamente desde Platão em A República, é conhecida como virtude ou princípio e constitui a única possibilidade de uma comunidade se fazer saudável e respeitada . Até a algumas décadas atrás, esse aprendizado se fazia nas salas de aula em matérias relacionadas ao convívio social e nas reuniões familiares onde se discutia o assunto. Hoje, cada vez menos, tem se a oportunidade de discuti-lo exceto em raras oportunidades como nas aulas de Filosofia e em alguns outros poucos espaços civilizatórios.

No entanto urge a recuperação do ensino desses princípios em especial para as novas gerações para que possam ter uma compreensão superior do mundo onde vivem e exercitarem-nos em favor de uma vida mais sadia e de uma coletividade mais fraterna. Os princípios denominados fundamentais, ou virtudes cardeais, que são a Prudência, a Fortaleza, a Moderação e a Justiça têm uma relação muito estreita com o bem estar geral e com a saúde tanto coletiva quanto individual.

A Prudência, também chamada por alguns de Sabedoria, é o princípio que permite examinar os fatos e as ações com juízo , buscando a racionalidade através do uso de reflexões, atenção aos erros para não cometê-los, o uso da acuidade para se estabelecer a forma correta e eficaz de se viver em harmonia consigo e com os outros.Saber ocupar seu espaço no mundo sem prejudicar o espaço alheio. A sua falta, denominada imprudência, constitui a ação precipitada, inapta, descuidada ou ignorante. Quantas perdas de vida ou perdas funcionais temos visto em nossos hospitais devido a acidentes de trânsitos seja por imprudência seja por imperícia, quantas vidas jogadas fora por deixar uma arma de fogo ao alcance de adolescentes, muitos acidentes de trabalho por não se ter informações técnicas básicas para o exercício profissional etc. A Sociedade Brasileira de Pediatria vem há anos realizando campanhas para que supermercados não vendam álcool líquido responsável por queimaduras graves com deformações perenes em crianças, resultado da negligência de pais que se embebedam em um churrasco e deixam a garrafa de álcool ao alcance dos pequenos. O mesmo raciocínio se coloca quando crianças chegam aos pronto-socorros com intoxicações graves por medicamentos deixados em gavetas ao alcance da mão da criançada ou plantas tóxicas que ornamentam a sala de estar. A indiferença, a desatenção, o descuido matam e hoje são a principal causa de mortes entre jovens no Brasil.

A Moderação ou Temperança é a virtude que ensina o homem a dominar seus instintos de prazer a um nível razoável- que não cause danos a si ou a outrem. É a contenção dos prazeres sensitivos dentro dos limites estabelecidos pela razão. É não deixar se desviar do bem mesmo frente as mais violentas excitações do prazer. É a razoabilidade do prazer. Ela deixa de se manifestar hoje através de uma série de imoderações como o excesso de alimentação causando a pior das epidemias que o país vem enfrentando há alguns anos; a obesidade. Hoje com números alarmantes entre adolescentes e jovens se somam a uma das mais letais síndromes que ocorrem atualmente, a síndrome metabólica que congrega obesidade, hipertensão, dislipidemias e hiperglicemia. A falta de Temperança se vê amiúde no uso excessivo de álcool com todas as conseqüências para a saúde do indivíduo , todas as mazelas sociais , todos os conflitos familiares que resultam em graves ofensas à integridade física e psicológica dos envolvidos ( e que somos todos nós, quando por exemplo um carro desgovernado e dirigido por alguém alcoolizado sobe em um passeio de pedestres). O excesso no trabalho, a pessoa workaholic, também é responsável por uma série de doenças relacionadas ao estresse, às lesões repetitivas, aos distúrbios psiquiátricos advindos da troca do equilíbrio entre trabalho e descanso pela fixação apenas na produção de bens ou na geração de riquezas. O tabagismo é hoje um dos poucos fatores bem conhecidos causadores de cânceres ( quase todos) e de uma infinidade de outras enfermidades graves como as doenças pulmonares obstrutivas crônicas , as gastropatias etc etc. Mesmo os exercícios físicos altamente recomendados deveriam ser realizados com moderação . Muitas academias se transformaram em fábricas de músculos e a imoderação tem levado a uma série de doenças musculoesqueléticas muitas vezes irrecuperáveis , sem citar o uso excessivo e cancerígeno de anabolizantes e hormônios. Portanto, só a Temperança mantém a saúde.

A Fortaleza ou a Coragem são faces da mesma moeda, mas não da moeda do insensato que acredita que seus músculos são a expressão desta virtude. Ao contrário, a Fortaleza é a capacidade de enfrentar as adversidades, sobretudo aquelas de ordem sentimental e moral. Não se pode confundir a Coragem com o destemor- este que se aproxima muito da irresponsabilidade, da covardia, do desamor. A Fortaleza serve à Medicina inicialmente para que os diagnósticos precoces sejam feitos a tempo de salvar vidas. É preciso o exercício da Coragem para que ao se verificar um sinal sugestivo de um câncer, se faça logo uma consulta médica para que o êxito do tratamento seja alcançado. A Fortaleza nos permite também enfrentar os traumáticos e penosos tratamentos que às vezes são necessários para a própria pessoa e para os seus próximos. Neste caso, além do trauma pelo diagnóstico vê-se a necessidade do exercício desta virtude para acolher em casa um avô ou uma mãe que irá conviver muitos anos com um Parkinson ou um Alzheimer. Como dizia Caetano: “é preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte” ou Chesterton: “A Coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer” ou meu nobre e sábio “já encantado” sogro Dr. Mário Cunha : “ saber viver é saber amar, é saber ter coragem”.



Por fim, a Justiça. O atributo do caráter que nos permite exercer a equidade, o saber que todos são iguais nas suas desigualdades, o respeito e a consideração das diferenças, a atribuição de valores proporcionais aos feitos. Dar aos outros o que lhes é devido. A mentira, a injustiça, a injúria são as contradições desta virtude. O não exercício da Justiça talvez seja o que maiores danos causa às pessoas e à coletividade. A falta de acesso à educação e à saúde, direitos previstos e cláusulas pétreas da Constituição; a falta de um sistema universal de saneamento básico causando o enorme número de doenças infecto-contagiosas por má distribuição dos recursos públicos; o adoecimento pelas desigualdades sociais que fazem muitas gestantes não se alimentarem convenientemente gerando filhos imunocomprometidos; a sobrecarga de trabalho a que se vê muitos dos trabalhadores brasileiros enquanto a classe política tem jornada semanal de dois dias. Por aí afora, são inúmeros os malefícios à saúde causados pela falta da Justiça. Um deles, recente, na fuga do ex-diretor da Visanet /BB para a Itália, o dinheiro da corrupção acometida poderia ter vacinado 500.000 adolescentes brasileiras conta o HPV -Papilomavirus Humano, prevenindo milhares de cânceres de útero que se apresentarão no futuro. As virtudes são aprendidas para sujeitar o corpo ao espírito e manter o homem digno e saudável. Pena que não seja a prática e o entendimento de todos.

Baixar 11.03 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar