Popular equipado



Baixar 37.29 Kb.
Encontro29.10.2017
Tamanho37.29 Kb.
Clio Yahoo!, um “popular equipado”

A Renault do Brasil lança seu primeiro veículo vendido pela internet. Baseado na versão RL 1.0 8V, o Clio Yahoo! é equipado com air bag duplo de série e está disponível em configuração de cinco portas. O nível de acabamento também estabelece uma nova referência nos carros nacionais dessa faixa de mercado comercializados pela internet.

Diferente de outros modelos de carros comercializados via internet, o Clio Yahoo! já vem com diversos equipamentos de série. Entre eles, os principais itens são o duplo air bag, barras de proteção lateral, dois apoios de cabeça traseiros reguláveis, banco traseiro rebatível, preparação para rádio e ar quente. Neste primeiro momento de lançamento, os opcionais são o ar-condicionado e as cores: branco (sólido) e as metálicas Prata Boreal, Cinza Eclipse e Preto Nacré. O tecido tem a estampa “Voltige”.


A chegada do Renault Clio Yahoo! à internet, na primeira quinzena de julho de 2001, vai provocar uma profunda reflexão no mercado brasileiro de automóveis. Pela primeira vez, um modelo do conhecido segmento dos “populares” será comercializado pela internet com o que existe de mais sofisticado em termos de tecnologia de segurança aplicada. O duplo air bag, original na versão Clio Yahoo!, é um forte indicador do elevado nível de segurança que a Renault quer implantar no Brasil.
Além do maior nível de segurança, o Clio Yahoo! traz também elevado padrão de acabamento. Vários acessórios de conforto e praticidade, encontrados apenas como opcionais nos veículos desse segmento comercializados pela internet, são originais de produção na linha Clio. O fato de ser oferecido com cinco portas, por exemplo, confere ao modelo mais conforto e a melhor relação custo/benefício na sua categoria.
Vendas - O Clio Yahoo! está planejado para representar 15% do total da linha Clio a ser vendida a partir do segundo semestre deste ano, o que representa 4.200 carros. A intenção da Renault para 2001 é de vender um volume total perto de 100 mil veículos. A chegada do Clio Yahoo! irá contribuir para que a Renault conquiste cerca de 6% de participação do mercado total brasileiro. A meta da empresa é de conquistar uma fatia de 10% do mercado em 2005.
Paralelamente aos planos de crescimento das vendas, a Renault do Brasil vem trabalhando na expansão da sua rede de concessionárias autorizadas. Atualmente, a rede possui 149 pontos de vendas em plena atividade e a meta da Renault até o final do ano é contar com 180 revendas.
Para Antonio Megale, Diretor de Marketing da Renault do Brasil, o Clio Yahoo! é um automóvel com personalidade forte que vai revolucionar o conceito de carro vendido pela internet no Brasil. “Trabalhamos para reforçar nossa imagem de marca audaciosa, visionária, calorosa e cada vez mais brasileira”.
O Clio Yahoo! será oferecido numa única opção de motor e de acabamento: 1.0 litro, de 59 cv de potência e 8,3 mkgf de torque máximo, com cabeçote de oito válvulas (em liga leve) e injeção multiponto seqüencial. O motor 1.0 foi construído exclusivamente para o mercado nacional, assim como a caixa de transmissão, desenvolvida especialmente para as condições brasileiras.
Segurança - Ao ser o primeiro veículo do segmento popular com venda direta pela internet a oferecer air bag duplo de série, o modelo da Renault passa a ser referência no campo da segurança. A preocupação da Renault, neste aspecto, é estabelecer um nível mais elevado, uma vez que o Clio Yahoo! possui barras de proteção lateral também nas portas traseiras e quatro cintos retráteis de três pontos e limitadores de esforço integrado. Encostos de cabeça para os bancos dianteiros e traseiros laterais, exigidos por lei, já estão incorporados ao Clio Yahoo!.
Os bancos são do tipo envolventes e possuem o chamado efeito antimergulho. Graças a um desenho especial, os assentos impedem que a pessoa passe sob o cinto em caso de colisão frontal. Outro destaque do Clio Yahoo! são os quatro cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros possuem regulagem de altura) e limitadores de esforço integrado. Esse dispositivo, presente em quase todos os modelos da Renault, ajusta automaticamente a tensão do cinto em caso de colisão. Com isso, evita que o corpo da pessoa seja arremessado demasiadamente para a frente reduzindo ferimentos causados pela excessiva pressão do cinto contra o corpo.
As estruturas dianteira e traseira do monobloco do Clio Yahoo! têm zonas de deformação progressiva, que amortecem os impactos. Em caso de colisão, o habitáculo é mantido intacto. Na cabine, a coluna central e a travessa do teto são reforçadas; todas as portas possuem barras de proteção contra colisões laterais - as traseiras vêm com travas de segurança extras que impedem sua abertura por crianças.
A coluna de direção - retrátil e dobrável - é reforçada com uma chapa que evita o seu contato com os joelhos do motorista. Em caso de colisão frontal, suportes pendulares impedem a invasão do motor dentro da cabine e o sistema de servofreio se deforma, movendo a pedaleira para baixo, evitando que os pedais atinjam os pés do motorista.
Outro ponto importante da segurança, neste caso patrimonial, é o dispositivo antifurto que faz com que o miolo da fechadura gire em falso em caso de tentativa de furto. Já as maçanetas têm um sistema que evita a abertura da fechadura da porta pela base do vidro.
Para evitar eventuais danos materiais e ferimentos em pequenos choques, os pára-choques são feitos de plástico e em peça única. Os pára-lamas, fabricados em Noryl, um composto plástico, afundam ao serem apertados com a mão e logo voltam à posição original. As lentes do conjunto óptico dianteiros são de policarbonato.

Conforto - As duplas portas laterais e o amplo espaço da cabine proporcionam elevado nível de conforto a bordo. O quadro de instrumentos e os equipamentos de navegação oferecem excelente ergonomia em todas as versões.

O Clio Yahoo! não foi concebido apenas para ser um veículo extremamente seguro. Entre seus predicados estão a robustez e a economia, seja de combustível, seja de manutenção. Ao primeiro contato, o Clio Yahoo! também revela que é moderno, prático e versátil. Embora seja um veículo compacto, o carro possui amplo espaço e é extremamente confortável e fácil de manobrar e estacionar. Ao conduzir, o motorista observa boa visibilidade e uma dirigibilidade extremamente agradável. Uma perfeita combinação do conjunto mecânico dá ao Clio Yahoo! ótima performance na estrada.


O padrão de conforto do Clio Yahoo! começa no acesso ao interior da cabine. As portas traseiras, por exemplo, possuem ângulo de abertura de quase 90 graus. A satisfação está presente também na área útil da cabine, no espaço destinado aos passageiros e no esmerado acabamento. O painel ergonômico e comandos acessíveis e bancos envolventes completam o prazer de estar a bordo.
Situado em posição elevada, o banco do motorista permite um melhor controle dos comandos e do veículo. O volante é revestido de espuma, o que o torna agradável ao toque das mãos, e seu desenho facilita a empunhadura e a visualização dos instrumentos. A alavanca de câmbio, assim como a direção e os pedais têm acionamento suave e macio.

O porta-luvas é amplo e dispõe de dois úteis porta-copos em sua tampa. Já as portas dianteiras oferecem porta-mapas e incorporam caixas para a instalação de alto-falantes. Um console avançado, no centro do painel, agrupa todos os comandos de climatização. Com perfeito isolamento acústico no painel, assoalho, teto e nas portas, o Clio Yahoo! apresenta reduzido nível de ruídos na cabine. Essa sensação de conforto é aumentada com o baixo índice de vibrações transmitido pelo motor e pela suspensão à carroceria.



Design - O design combina diversas formas geométricas criando um estilo diferente e agressivo. O destaque é a parte traseira da carroceria cujo desenho cria um efeito exclusivo e atraente. O Clio Yahoo! é um veículo em perfeita harmonia.
A carroceria do Clio Yahoo! tem seu estilo derivado do carro-conceito Argos, apresentado pela Renault em 1994. Esse projeto-conceito marcou a ruptura com o desenho totalmente aerodinâmico e os excessos do biodesign. Com capô inclinado e ângulos suavemente arredondados na frente, o Clio Yahoo! apresenta um Cx 0,35 (coeficiente de penetração aerodinâmica). Seu estilo combina diferentes formas geométricas misturando traços retos e curvos em perfeita harmonia.
Com pára-choques envolventes, faróis grandes, vincos acentuados no capô e grade estreita e afilada, as linhas dianteiras do Clio Yahoo! dão um toque de solidez, agressividade e, ao mesmo tempo descontração ao modelo. O perfil lateral é marcado pelo contorno circular das abas dos pára-lamas, em contraste com os vidros traseiros retangulares e colunas traseiras largas, sugerindo robustez. A inclinação da capota, elevada na frente e baixa na traseira, além de permitir melhor aerodinâmica, cria um efeito estilístico muito particular ao modelo.
A traseira é o que mais chama a atenção no desenho do Clio Yahoo!. Com um "corte" em dois ângulos diferentes, a porta traseira avança sobre o teto, criando um efeito inovador. Em forma de bolha e colado sobre a moldura da tampa do porta-malas, o vidro traseiro faz uma curvatura bastante acentuada em direção à capota.

As lanternas traseiras, além de grandes, têm formato triangular e acompanham o recorte da tampa do porta malas. Suas lentes, inteiramente vermelhas, destacam o conjunto óptico. Esses recursos de design conferem uma personalidade bastante especial ao Clio Yahoo!.


Os desenhos do painel, do quadro de instrumentos, dos bancos e das forrações de portas seguem a mesma filosofia do design externo, combinando linhas retilíneas e curvas. Desenvolvido em duas cores, com um tom sempre mais escuro na parte superior, o painel do Clio Yahoo! é bastante ergonômico, deixando todos os comandos acessíveis à mão. Confeccionados em plástico de qualidade e estampados em relevo, os painéis de portas repetem o mesmo padrão de design do carro. Os bancos também acompanham a proposta do estilo, com desenho anatômico, cores alegres e grafismos modernos.
Manutenção - Com o plano de revisões elaborado pelos técnicos da Renault, o Clio Yahoo! passa a ter o menor custo de manutenção do mercado entre os modelos de sua classe. Tem garantia de um ano sem limite de quilometragem, a primeira revisão só acontece aos 40 mil quilômetros e a carroceria tem garantia de seis anos contra corrosão, algo inédito para carros produzidos no Brasil. O crescimento da marca é acompanhado pela expansão da rede autorizada.

O modelo oferece ainda o Renault Assistance, serviço de assistência técnica gratuita, com atendimento 24 horas (incluindo fins-de-semanas e feriados) e socorro mecânico em qualquer parte do País e do Mercosul, pelo prazo de dois anos.


Destacando-se no segmento de carros pequenos, o Clio Yahoo! também conta com o menor custo de manutenção entre os modelos da sua classe. A tecnologia aplicada aos seus motores permitiu ampliar os prazos de troca de alguns dos principais componentes e reduzir a freqüência das revisões periódicas.
Assim, a primeira revisão do Clio Yahoo! ocorre apenas aos 40 mil km e as trocas de óleo a cada 20 mil km. Na troca do óleo, o único custo para o consumidor é o óleo pois o filtro de óleo, o anel e a mão-de-obra são gratuitos. Na primeira revisão dos 40 mil km a mão-de-obra também é gratuita. O cliente paga apenas as peças. As velas de ignição têm durabilidade de 40 mil km e a correia dentada só é trocada aos 80 mil km. Trata-se de um sistema diferenciado, bastante econômico e com intervalos de trocas mais longos, adaptado às necessidades do comprador do Clio Yahoo!.
Motor - O Clio Yahoo! tem motor transversal de 1.0 litro, de quatro cilindros em linha e oito válvulas (duas por cilindro), dotadas de um avançado sistema de injeção eletrônica multiponto seqüencial, com um bico injetor para cada cilindro. Instalados através de sistema pendular, apoiados em coxins suspensos, esses propulsores apresentam as mesmas características básicas de construção, marcadas pelo baixo nível de ruídos e vibrações, reduzido consumo e elevada robustez.

O cabeçote de válvulas é produzido em liga leve (alumínio), que ajuda a aliviar o peso do carro, e o coletor de admissão é construído em plástico, propiciando melhor fluxo de ar para dentro das câmaras e queima mais eficiente do combustível.


Desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, o motor 1.0 do Clio Yahoo! (conhecido pela denominação D7D) incorpora a mais alta tecnologia Renault. Sua concepção moderna confere 59 cv de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 8,3 mkgf, a 4.250 rpm. A versão traz um dispositivo que desliga automaticamente o ar-condicionado quando o pedal do acelerador é pressionado até o fundo, uma medida que garante reserva de potência durante as retomadas de velocidade.
Além do reduzido nível de ruído, outro destaque conferido pelo motor 1.0 está na economia de combustível. Na cidade, o Clio Yahoo! atinge média de 13,4 km/litro. Na estrada, com o veículo vazio, o consumo alcança a excelente marca de 18,5 km/litro. Com a motorização 1.0, o Clio Yahoo! chega aos 144 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 18,2 segundos.
Câmbio - A caixa de câmbio do Clio Yahoo! é mecânica, de cinco marchas, e posicionada na transversal. Dotada de embreagem de assistência mecânica, seus engates são macios, justos e precisos em qualquer uma das marchas. Para maior segurança, a alavanca de mudanças vem equipada com dispositivo que funciona como trava impedindo o engate involuntário da marcha-a-ré.
As relações de velocidade, assim como a relação de diferencial, foram escalonadas de forma a proporcionar ao Clio Yahoo! maior agilidade no trânsito. A intenção da Renault com essa medida foi a de dar ao Clio Yahoo! um comportamento dinâmico que viesse de encontro ao modo de condução do motorista brasileiro. Essas modificações favorecem o desempenho nas arrancadas e ultrapassagens sem comprometer o consumo.
Suspensão - Equipada com sistema independente na dianteira e braços arrastados (semi-independentes) na traseira, auxiliados por amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barras estabilizadoras, a suspensão do Clio Yahoo! é ao mesmo tempo firme e confortável, garantindo excelente estabilidade nas curvas e também maciez em pisos irregulares. Seu projeto visa baixo nível de ruído e de vibrações. Os braços da suspensão dianteira estão instalados em um chassi auxiliar, fixado por coxins ao monobloco, o que evita o seu contato direto com a carroceria, proporcionando maior isolamento.
A suspensão traseira do Clio Yahoo! é composta por um eixo de torção transversal ligado a braços longitudinais, com amortecedores instalados na vertical e molas helicoidais progressivas, de flexibilidade variável. Essas molas contam com elementos especiais de borracha nas suas bases de apoio, que também ajudam a diminuir as vibrações. As buchas que fixam os braços da suspensão à carroceria garantem, além do isolamento acústico, apoio e rigidez ideais para manter a perfeita estabilidade do carro em curvas.
Para enfrentar as condições de estradas brasileiras e do Mercosul, o Clio Yahoo teve sua suspensão elevada (são 187 mm de altura da carroceria ao solo, vazio) e reforçada, além de amortecedores e molas recalibrados.
Freios - Superdimensionado para o peso do carro (920 kg, vazio, sem equipamentos) e de ação instantânea, o sistema de freio do Clio Yahoo! é composto por duplo circuito hidráulico em forma de "X", além de discos ventilados nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras. Eles funcionam auxiliados por um conjunto de servofreio de nove polegadas de diâmetro e uma válvula compensadora, que regula a pressão do fluido nas rodas em função da carga ou do número de passageiros dentro do veículo.
Com esse dispositivo, obtém-se melhor rendimento durante as freadas uma vez que a válvula auxilia no sentido de evitar a transferência do peso para as rodas dianteiras. Dessa forma, mesmo em freadas bruscas, o sistema retarda o travamento das rodas traseiras e permite melhor controle do carro mesmo em situações extremas, além de imobilizar o veículo em distâncias mais reduzidas.
Rede de concessionárias - O Clio Yahoo! tem também baixo custo de reposição de peças e garantia de suprimento imediato de componentes em todos os seus revendedores autorizados. Atualmente, a Renault conta com 149 revendedores espalhados pelo País, o que representa 73,5% de cobertura do território nacional. Até o final deste ano serão 180 concessionárias, distribuídas em 21 Estados. No ano 2002, a Renault deve chegar a 200 pontos de venda.
Outro fator de economia está na mão-de-obra e no tempo gasto para a reparação do veículo. O Clio Yahoo! foi projetado para facilitar o acesso aos principais componentes e permitir sua rápida substituição nas oficinas de assistência técnica. Todo o projeto foi desenvolvido visando reduzir o tempo e o custo de manutenção.


Assessoria de Imprensa Renault do Brasil

 (0xx11) 3054-8326 / 8327  (0xx11) 3054-8312 / 8322





SP 11/07/2001









Baixar 37.29 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar