RELATÓRIO DE ASPECTOS RELEVANTES PNQ 2016 Candidata: Tutor:
Coordenador:
PONTOS DE ATENÇÃO A SEREM CONSIDERADOS NA ANÁLISE DO RO, NA VISITA E NA ELABORAÇÃO DO DMG:
Governança (deve incluir a identificação dos mecanismos que garantem a continuidade dos negócios, o direito dos investidores e das partes interessadas e da organização, o controle dos atos da direção e atuação proativa em práticas anticorrupção).
Compliance (deve incluir um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da organização, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer).
Conduta ética (deve incluir a definição de códigos de conduta, a prevenção, acompanhamento e, se necessário, a aplicação de consequências aos desvios éticos identificados).
Gestão de Riscos (deve considerar todos os principais riscos inerentes ao negócio definidos pela probabilidade de ocorrência vs intensidade do impacto vs tendência de agravamento ao longo do tempo, assim como estabelecer planos para sua mitigação).
Identificação e desenvolvimento da liderança e plano sucessório (deve incluir a forma que os líderes são selecionados ou indicados, em todos os níveis, principalmente nos mais altos cargos, e a existência de um plano de sucessão, avaliando se existem aspectos políticos relacionados à indicação, assim como as atividades relacionadas ao seu desenvolvimento).
Cultura Organizacional (deve incluir o mapeamento, ou seja, a identificação dos elementos culturais, e a elaboração e acompanhamento de planos de ação para reforçar os elementos que favorecem e para mitigar os que dificultam o alcance dos resultados e objetivos).
Gestão das Partes Interessadas (deve incluir a existência de critérios para definição das partes interessadas e a definição, utilização e monitoramento dos seus requisitos e sua consideração na formulação das estratégias e no projeto e gestão da Cadeia de Valor).
Sistema de Aprendizado (deve incluir e integrar as diversas formas de aperfeiçoamento dos processos gerenciais, assim como existir um clima favorável e práticas para promover a inovação).
Benchmarking de práticas e resultados (deve incluir a definição das organizações de referência e evidências de utilização das boas práticas na definição e melhoria dos processos gerenciais e operacionais e a utilização de Referenciais Comparativos Pertinentes na definição das metas e na análise crítica do desempenho).
Sistema de Indicadores (deve incluir um conjunto de indicadores encadeados e correlacionados com base em uma lógica de causa-e-efeito, principalmente entre os indicadores estratégicos e os operacionais).
Responsabilidade socioambiental (deve incluir evidências de que a organização pratica, de fato, essa responsabilidade, de forma integrada no planejamento estratégico, ou se as ações são “pontuais ou ao acaso”).
Segurança das pessoas, fornecedores e da sociedade (deve incluir a identificação da existência de acidentes graves ou fatais e a probabilidade de que eles venham a acontecer, assim como os planos que mitigam essas probabilidades).
Cadeia de Valor (os processos estão formalmente definidos, com seus requisitos e respectivos indicadores de desempenho estabelecidos, e são gerenciados considerando os resultados desses indicadores e os riscos inerentes aos processos, que possam afetar a continuidade dos negócios, assim como a imagem da organização).
Influências Políticas (devem considerar as influências políticas que organizações públicas ou privadas tenham na gestão da organização, além de outras influências que os órgãos controladores possam ter. Essas circunstâncias podem ocorrer em caráter situacional, porém, mesmo assim devem ser observadas).
As informações contidas neste documento deverão ser utilizadas para apoiar a análise do RO, o Planejamento da Visita e preparação de PVs e a elaboração do DMG.
Essas informações também deverão ser abordadas na reunião com as Lideranças da Candidata e apresentadas à Banca de Juízes do PNQ.