Parashá- a porção Semanal da Torá Informação



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Parashá- A Porção Semanal da Torá

Informação
Prezados irmãos e amigos. Informamos que esta semana damos início a um ciclo de leitura anual da Torá (conhecida no mundo contemporâneo como Pentateuco, ou os cinco primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés).
A leitura da Torá dividida em porções semanais, é uma prática bastante antiga em Israel, e entre várias comunidades judaicas espalhadas pelo mundo. É através da Torá que o Eterno nos revela o que devemos e não devemos fazer, e foi devido ao facto de transgredirmos a Torá/Lei/Instrução, que Yeshua, o Messias de Israel teve que pagar um alto preço para limpar os nossos pecados.
Essas são razões mais do que suficientes para que dediquemos toda a nossa atenção à Torá, e ao lermos uma porção dela diariamente, não só nos alimentaremos espiritualmente, como também nos lembraremos das nossas responsabilidades perante o Todo-Poderoso. Através dela aprendemos a desviarmo-nos do pecado, e aprendemos a amar e a servir ao Eterno da forma que ele deseja que o façamos.
A Torá é a base de tudo, pois ela é a Palavra/Instrução do Eterno, e foi com base nela (na Sua Palavra) que tudo veio à existência. A Torá aponta para o Nosso Salvador, Yeshua, e Yeshua ensina-nos a cumprir a Torá de forma plena. Tentar fazer distinção entre a Torá e a pessoa de Yeshua, revelar-se-á numa tarefa impossível, pois são indivísiveis.
Pela trangressão da Torá, entra o pecado no mundo, através do sacrifício de Yeshua, o pecado sai do mundo, mas com uma condicionante; se confessarmos os nossos pecados, e nos arrependermos deles, e depois disso, que adoptemos um caminho de santificação, isto é, em obediência à instrução de YHWH (Torá), para que o sacrifício de Yeshua não tenha sido em vão.
Optámos por seguir o ciclo de leitura anual, ou seja, ler e estudar toda a Torá ao longo de um ano. Contudo, existem grupos que dividem a leitura da Torá num ciclo trienal, ou seja, a leitura desde Génesis (Bereshit) a Deuteronómio (Devarim) é feita em porções divididas semanalmente ao longo de três anos. O ciclo trienal era o utilizado na época de Yeshua.
Contudo, optamos por seguir o ciclo anual para que anualmente possamos renovar através da leitura, o nosso entendimento de toda a Torá.

Definição:

Parashá פָּרָשַׁת significa pedaço, divisão, segmento, parte ou porção, e é esta última que melhor define as 54 porções (parashot) semanais em que a Torá é habitualmente dividida. Quanto a tal divisão, não existe um consenso de como ou quando surgiu, existem sim algumas alegações de alguns rabinos, que afirmam que a divisão do texto em porções remonta ao tempo de Moisés, sendo que supostamente o próprio Eterno terá dado a instrução de como deveria ser feita a sua divisão.


Outros defendem que a divisão do texto da Torá em porções, remonta ao período de Esdras, no século IV A.E.C. (antes da Era Comum) após o exílio juntamente com toda a recuperação cerimonial e litúrgica do serviço.
O número de divisões da Torá em porções semanais, também variou nos primeiros séculos da era comum, pois enquanto na Terra de Israel havia o costume de dividir a Torá em 154 ou 155 porções, os judeus do oriente dividiam-na em apenas 54 porções, sendo que as de 154/155 era lidas ao longo de três anos e as de 54 ao longo de um ano. Somente após o século IX da era comum (E.C.) é que se deu a unanimidade das práticas, visto que a divisão em 54 porções foi a que se tornou mais popular, sendo adoptada por toda a diáspora de Israel posteriormente.


A Parashot, a liturgia e o ciclo anual.
O ciclo anual, como já vimos divide-se em 54 parashot (plural de parashá). A leitura da parashá/porção correspondente, inicia no primeiro dia da semana, e termina no Sábado, onde é feito um culto sobre a parashá específica dessa semana. Esse é o procedimento, onde cada judeu, lê a sua porção diária, e ao sábado, na sinagoga é feita uma análise geral de toda a parashá semanal. Ou seja, a Torá é divida em 54 porções semanais, e cada porção semanal, dividida em sete partes, uma para cada dia da semana.
Iniciamos o ciclo de leitura com a parashá bereshit, e por isso em anexo enviamos o estudo relacionado com essa primeira porção do ciclo anual, aconselhamos que dividam a leitura da mesma no decurso desta semana que inicia, para que no início da próxima semana (06/09/2013) iniciemos a segunda porção do ciclo anual, a parashá Noah (Noé).
Este ano, iniciaremos a leitura no dia 29/09 que coincidirá com uma Festa Solene, neste caso o Oitavo e último Grande Dia, conforme (Levítico 23:36; 2 Crónicas 7:9; Neemias 8:18; João 7:37). Na medida em que este dia é um dia para dedicar ao Eterno, é oportuno passarmos parte dele a Estudar a sua Palavra.

Os Nomes das Parashot

Cada porção semanal da Torá adopta o nome de uma das palavras presente no primeiro parágrafo da porção do texto em hebraico, e tal palavra resume de forma concisa o assunto pertinente à porção como um todo, sendo como um título daquilo que irá ser tratado.


Didacticamente ao mencionar um texto da Torá menciona-se este nome particular, e não capítulos ou versículos como é comum em bíblias traduzidas.

Lista de Parashot e respectivas datas para 2013/2014













Nome da Parashat

Referência

Semana

Datas (DD-MM)

Hebraico

Transliteração

Tradução

Torah

1

29/09 a 05/10

בראשית

BERESHIT

NO PRINCÍPIO

Gn 1.1-6.8

2

06/10 a 12/10

נח

NOACH

NOÉ (Descanso)

Gn 6.9-11.32

3

13/10 a 19/10

לך-לך

LECH LECHA

VAI

Gn 12.1-17.27

4

20/10 a 26/10

וירא

VAYERA

E APARECEU

Gn 18.1-22.24

5

27/10 a 02/11

חיי שרא

CHAYEI SARA

VIDA DE SARA

Gn 23.1-25.18

6

03/11 a 09/11

תולדת

TOLEDOT

GERAÇÒES

Gn 25.19-28.9

7

10/11 a 16/11

ויצא

VAYETZE

E ELE PARTIU

Gn 28.10-32.2

8

17/11 a 23/11

וישלח

VAYISHLACH

E ELE ENVIOU

Gn 32.3-36.43

9

24/11 a 30/11

וישב

VAYESHEV

E ELE HABITOU

Gn 37.1-40.23

10

01/12 a 07/12

מקץ

MIKETZ

NO FIM

Gn 41.1-44.17

11

8/12 a 14/12

ויגש

VAYIGASH

E ELE SE APROXIMOU

Gn 44.18-47.27

12

15/12 a 21/12

ויחי

VAYECHI

E ELE VIVEU

Gn 47.28-50.26

13

22/12 a 28/12

שמות

SHEMOT

NOMES

Ex 1.1-6.1

14

29/12 a 04/01

וארא

VAERA

APARECI

Ex 6.2-9.35

15

05/01 a 11/01

בא

BO

VAI

Ex 10.1-13.16

16

12/01 a 18/01

בשלח

BESHALACH

QUANDO FOI ENVIADO

Ex 13.17-17.16

17

19/01 a 25/01

יתרו

YITRO

JETRO (Abundância)

Ex 18.1-20.26

18

26/01 a 01/02

משפטים

MISHPATIM

JUIZOS

Ex 21.1-24.18

19

02/02 a 08/02

תרומה

TERUMA

OFERTA

Ex 25.1-27.19

20

09/02 a 15/02

תצוה

TETSAVE

ORDENA!

Ex 27.20-30.10

21

16/02 a 22/02

כי תשא

KI TISSA

QUANDO FIZERES

Ex 30.11-34.35

22

23/02 a 01/03

ויקהל

VAIAKHEL

E CONVOCOU

Ex 35.1-38.20

23

02/03 a 08/03

פקודי

PECUDEI

ENUMERAÇÃO

Ex 38.21-40.38

24

09/03 a 15/03

ויקרא

VAYIKRA

E CHAMOU

Lv 1.1- 5.26 (6.7)

25

16/03 a 22/03

צו

TSAV

ORDENA!

Lv 6.1 (6.8) - 8.36

26

23/03 a 29/03

שמיני

SHEMINI

OITAVO

Lv 9.1-17 11.47

27

30/03 a 05/04

תזריע

TAZRIA

CONCEBER

Lv 12.1 - 13.59

28

06/04 a 12/04

מצרע

METSORA

LEPRA

Lv 14.1 - 15.33

29

13/04 a 19/04

אחרי מות

ACHAREI MOT

APÓS A MORTE

Lv 16.1-18.30

30

20/04 a 26/04

קדשים

KEDOSHIM

SANTOS-SEPARADOS

Lv 19.1 - 20.27

31

27/04 a 03/05

אמר

EMOR

FALA!

Lv 21.1 - 24.23

32

04/05 a 10/05

בהר

BEHAR

NO MONTE

Lv 25.1 - 26.2

33

11/05 a 17/05

בחקתי

BECHUKOTAI

NOS MEUS ESTATUTOS

Lv 26.3 - 27.34

34

18/05 a 24/05

במדבר

BAMIDBAR

NO DESERTO

Nm 1.1 - 4.20

35

25/05 a 31/05

נשא

NASSO

LEVANTA (Contagem)

Nm 4.21 - 7.89

36

01/06 a 07/06

בהעלתך

BEHAALOTECHA

QUANDO SUBIRES

Nm 8.1 - 12.16

37

08/06 a 14/06

שלח-לך

SHELACH LECHA

ENVIA POR TI!

Nm 13.1 - 15.41

38

15/06 a 21/06

קרח

KORACH

CORÉ (Calvo)

Nm 16.1 - 18.32

39

22/06 a 28/06

חקת

CHUKAT

ESTATUTO

Nm 19.1 - 22.1

40

29/06 a 05/07

בלק

BALAC

BALAQUE (Destruidor)

Nm 22.2 - 25-9

41

06/07 a 12/07

פינחס

PINCHAS

PHINÉIAS (Tez escura)

Nm 25.10 - 30.1

42

13/07 a 19/07

מטות

MATOT

TRIBOS

Nm 30.2 - 32.42

43

20/07 a 26/07

מסעי

MASSEI

CAMINHADAS

Nm 33.1 - 36.13

44

27/07 a 02/08

דברים

DVARIM

PALAVRAS

Dt 1.1 - 3.22

45

03/08 a 09/08

ואתחנן

VAETCHANAN

E SUPLIQUEI

Dt 3.23 - 7.11

46

10/08 a 16/08

עקב

EKEV

CONSEQÜENTEMENTE

Dt 7.12 - 11.25

47

17/08 a 23/08

ראה

REE

VEJAM

Dt 11.26 - 16.17

48

24/08 a 30/08

שפטים

SHOFTIM

JUÍZES

Dt 16.18 - 21.9

49

31/08 a 06/09

כי תצא

KI TETSE

QUANDO SAÍRES

Dt 21.10 - 25.19

50

07/09 a 13/09

כי תבוא

KI TAVO

QUANDO ENTRARES

Dt 26.1 - 29.8

51

14/09 a 20/09

נצבים

NITZAVIM

EM PÉ

Dt 29.10 - 30.20

52

21/09 a 27/09

וילך

VAYELECH

E PASSOU

Dt 31.1-30

53

28/09 a 04/10

האזינו

HAAZINU

OUÇAM

Dt 32.1-52

54

5/10 a 10/10

וזאת הברכה

VEZOT HABERACHAH

ESTA É A BÊNÇÃO

Dt 33.1 - 34.12


Como ler?
As porções semanais da Torá que iremos publicar, serão divididas em sete partes, uma parte para cada um dos dias da semana. A primeira leitura deverá ser lida no primeiro dia da semana, a segunda leitura no segundo dia da semana, e assim sucessivamente até chegarmos ao sábado, onde é fechada a porção semanal. Dessa forma todos dias estaremos a ler a Torá, e a crescer em entendimento. A cada porção semanal, faremos referência a textos dos Profetas e a Salmos, bem como a textos dos Escritos Apostólicos (vulgo Novo Testamento) relacionados com o tema da parashá.
Na leitura dos versículos, serão enfatizados os versículos mais relevantes da narrativa de cada porção, e cada porção será completada com textos de toda a Bíblia. Será feita também uma análise minuciosa do texto, de modo a compreendermos além daquilo que a letra nos diz, e isso só é possível quando relacionamos o texto com outros textos das sagradas escrituras.
Por vezes citaremos alguns textos de outras fontes, ou de interpretações de mestres da Torá (rabinos) que foram considerados sábios na sua época. Obviamente que aquilo que eles defendem é questionável, afinal, são humanos, logo sujeitos ao erro, contudo, aprendemos com todos, e muitos dos argumentos apresentados por tais indivíduos, são bastante interessantes.
Ao longo das leituras das porções semanais faremos referência a nomes, termos ou expressões idiomáticas que provavelmente o leitor não estará habituado, e por isso, apresentamos algumas:
YHWH- Tetragrama do Nome Sagrado, utilizamos para citar o Nome Sagrado do Todo-Poderoso, ou como referência ao Eterno. Em razão do hebraico antigo ser escrito sem pontos vocálicos (nekudot), fez com que a pronúncia correcta do nome se tenha perdido ao longo dos séculos, não havendo total certeza da sua pronúncia original. No entanto, várias hipóteses são avançadas, nomeadamente YeHoWah, e YahWeH. Temos a nossa opinião própria, e um estudo sobre isso no nosso site, que poderão consultar caso pretendam aprofundar o tema.
Elohim- Termo utilizado habitualmente como referência ao Eterno, muitas vezes como substituto do termo “deus”. No entanto, elohim, pode referir-se também aqueles que exercem funções divinas em representação do Todo-Poderoso, como é o caso dos anjos, ou dos juízes, ou mesmo de Moisés. Também é um termo utilizado para se referir a deuses falsos (deuses feitos pelas mãos de homens). No sentido de estabelecer essa diferença, escreveremos a palavra Elohim com letra maiúscula quando nos referirmos ao Eterno, e com letra minúscula (elohim) nas demais situações.
Mashiach- Literalmente significa ungido, e adquiriu a forma portuguesa de Messias, e do grego Cristo.
Torá- Literalmente significa instrução, apesar de muitas vezes ser traduzida como Lei. A Torá contempla a instrução do Eterno, os mandamentos, estatutos, juízos e testemunhos.
Midrash- Interpretação dos sábios rabinos da época.
Talmud- Obra literária do judaísmo rabínico que compila as leis orais que foram passadas por tradição de geração em geração.
Tanach- Vulgarmente conhecido por Antigo Testamento.
Rashi- Grande Rabino da França, famoso como o autor dos primeiros comentários compreensivos sobre o Talmud, a Torá e o Tanach.
Maimónides- Rabino espanhol também conhecido por Rambam, com grande influência no judaísmo sefardita.
Outras expressões ou termos poderão ser empregues, que não constam na lista acima, e por isso aconselha-se que consultem o glossário de termos que consta no nosso site: http://emunah-a-fe-dos-santos.weebly.com/glossaacuterio-de-termos.html
Esta semana, daremos então início ao ciclo de leitura anual, com a primeira porção semanal da Torá, a Parashá Bereshit, que dá também o nome ao primeiro livro de Moisés, que foi, posteriormente traduzido no mundo grego-latino como Génesis.
A primeira parte da Parashá Bereshit terá início dia 29, a segunda parte da leitura no dia 30, e assim sucessivamente até fechar a Parashá Bereshit no sábado (05/10), para que no Domingo (06/10) comecemos com a segunda Porção da Torá, a Parashá- Noah, que fala sobre Noé e o episódio do dilúvio.
Até agora, temos enviado os estudos semanais para os nossos subscritores, à sexta-feira. Contudo as parashot têm o propósito de ser lidas a cada dia da semana, começando no primeiro, logo faria todo o sentido que começássemos a enviá-las para os nossos subscritores, ao final do sábado, para poder iniciar a leitura no primeiro dia da semana.
Contudo, no sentido de não mudar as rotinas, e por sabermos que nem todos os irmãos congregam, e que já se habituaram a receber um estudo semanal, iremos continuar a enviar os estudos (neste caso as porções semanais da Torá), igualmente à sexta-feira.
Ao longo de um ano, iremos então dar primazia às parashot, mas pontualmente, enviaremos estudos com temáticas diferentes, em anexo à parashá, consoante a necessidade que tenhamos de escrever sobre algo diferente. Ou seja, juntamente com o envio da parashá semanal, poderão ser enviados também estudos com outro enfoque.
Que seja então um ano gratificante e enriquecedor para todos nós, e que o Eterno nos ajude a entender a Sua Palavra para que possamos caminhar rectamente.
- O Eterno é Um, habita na luz inacessível e dEle provém toda a fonte de vida;
- Yeshua é o Messias e o único que nos reconcilia com o Eterno Seu Pai;
- A Torá é o padrão de vida estabelecido pelo Eterno para aqueles que ele separou como Seus filhos.
Quem são os Seus filhos? Todo aquele que lhe obedece, pois Ele não quer que nenhum homem se perca (2 Pedro 3:9; Actos 17:30; Tito 2:11), e ensina que todo o homem tem o dever de cumprir os Seus mandamentos (Eclesiastes 12:13).
Até para a semana.
Shalom, Shavua Tov.
Emunah – a Fé dos Santos.

Introdução Às parashot

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