Os níveis do evangelho introduçÃo filipenses 12-13



Baixar 19.45 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho19.45 Kb.
#37413
OS NÍVEIS DO EVANGELHO

INTRODUÇÃO

Filipenses 2.12-13

12Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Deus, 13pois é Deus quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade.

Ultimamente no meio cristão estamos passando por diversas reformas relacionadas a doutrinas, comportamentos, modernizações em geral e outras coisas mais. Meus sentimentos em meio a tudo isso me fazem pensar em qual nível de Evangelho tenho vivido? Meu objetivo é tratar as questões primarias do Evangelho e não questões secundarias, que nos separam ao invés de unir-nos.

Do primeiro contato com o Evangelho a uma vida pratica existe um processo que nos leva ao ideal de Deus para nós, chamo este processo de “Níveis do Evangelho” e ele nos ajuda a identificar em qual nível estamos a fim de ajustarmos nossa vida.

1º NÍVEL DO EVANGELHO: CRER

Após a prisão de Joao Batista, Jesus partiu para a Galileia pregando a todos as boas novas de Deus e dizia: (Mc 1.15) “Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho”. Crer é o princípio básico para viver o Evangelho.

É importante você reavaliar sua fé, pois muitos estão a anos envolvidos com a “igreja” e não perceberam que não estão vivendo mais pela fé mas estão acostumados com o evangelho. Tornaram-se simpatizantes do Cristo ressurreto e sem perceber estagnaram neste nível da crença.

(Jo 3.16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Reavalie sua fé. Crer é o primeiro nível do Evangelho para todos, mas não deve ser o nível em que devemos permanecer.

(Rm 10.9-11) Se, com tua boca, confessares que Jesus é Senhor, e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo! 10Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11Conforme diz a Escritura: “Todo o que nele crê jamais será decepcionado”.

Muitos sentem-se decepcionados e não sabem bem o por quê? Talvez seja por ter deixado de crer no evangelho integral e passado a viver um nível de Evangelho desconhecido. Muitos querem andar em um nível pautado pelas obras e acabam de igual forma decepcionados.

(Rm 9.30-33) A que conclusão chegamos? Os gentios, que não procuravam justiça, a receberam, uma justiça que vem pela ; 31entretanto, Israel, que buscava uma lei que trouxesse justiça, não a alcançou. 32E porque não? Porque não a buscava pela , mas como que por meio das obras. Eles tropeçaram na “pedra de tropeço”. 33Como está escrito: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; mas aquele que nela confia jamais será envergonhado!”

O PRIMEIRO NÍVEL DO EVANGELHO NÃO TEM NADA A VER COM OBRAS E SIM COM FÉ!

2º NÍVEL DO EVANGELHO: OBEDIÊNCIA

Como foi dito logo no início, um processo ocorre do primeiro contatocom a verdade (crer) até o ideal de Deus. Não podemos parar no primeiro nível, mas rapidamente precisamos alcançar este segundo. (obediência)

(1 Jo 3.24) Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Deus permanece em nós: pelo Espírito que nos outorgou.

Só demonstramos nossa permanência fiel a Cristo quando O obedecemos. Não podemos falar de amor ao próximo sem antes entender o princípio do amor a Deus, e amar ao Senhor é obedecê-Lo.

(1 Jo 5.2-3) Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e obedecemos aos seus mandamentos. 3Porquanto, nisto consiste o amor a Deus: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.

O segundo nível do Evangelho envolve a obediência completa a Deus; não é simplesmente crer e acabou, deve-se externar esta crença com uma obediência totala sua palavra. Caso contrário podemos nos tornar apenas ouvintes da Palavra e não praticantes, entretanto somos encorajados por Tiago a fluir neste segundo nível do Evangelho:

(Tg 1.22-25) Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos. 23Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho; 24e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência. 25Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.

O SEGUNDO NÍVEL DO EVANGELHO ALCANÇA A OBEDIÊNCIA!

3º NÍVEL DO EVANGELHO: ENTREGA

Creio que o processo no aprofundamento da vida cristã deve chegar nesse ideal de Deus para nós, o nível da entrega.



Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna.
Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. João 12: 24 - 26

 Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Lucas 9.24

Quem não assumi a responsabilidade pela vida do próximo se assemelha a Caim quando disse: (Gn 4.9) “acaso sou eu o protetor do meu irmão?”

O terceiro nível do evangelho é o nível da entrega, onde nós renunciamos a nós mesmos em prol da vida do outro. Creio que este é o ideal de Deus para todo discípulo comprometido com o Evangelho de Cristo.

(At 20.24) Contudo, nem por um momento considero a minha vida como valioso tesouro para mim mesmo, contanto que possa completar a missão e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.

Não considere sua vida como valioso tesouro para você mesmo, entregue-se pelo seu próximo. Viva o nível mais profundo do Evangelho que é a entrega de sua vida. (2 Co 12.15) Desta forma, de boa vontade e por amor de vós, investirei tudo o que possuo e também me desgastarei pessoalmente em vosso favor. Gaste-se e se deixe gastar pelas pessoas, pare de crer somente e obedeça ao Senhor se entregando ao outro.

OS 3 NÍVEIS É O PACOTE COMPLETO DO EVANGELHO, É O IDEAL DE DEUS PARA NÓS!

CONCLUSÃO

Nós precisamos urgentemente compreender os níveis do Evangelho a fim de entrarmos nesse lugar de entrega total. Jesus passou por este processo enquanto esteve na terra e nos deixou Seu próprio exemplo acerca dos níveis do Evangelho.



1º NÍVEL DO EVANGELHO: CRER

(Jo 14.1) Não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Deus, crede também em mim.



2º NÍVEL DO EVANGELHO: OBEDIÊNCIA

(Hb 5.7-9) Durante seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em clamor e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, tendo sido ouvido por causa da sua reverente submissão. 8Mesmo considerando o fato de ele ser o Filho de Deus, aprendeu a obediência por intermédio das aflições que padeceu; 9e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de salvação eterna para todos quantos lhe obedecem.



3º NÍVEL DO EVANGELHO: ENTREGA

(Gl 1.3-4) A todos vós, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, 4que se entregou voluntariamente pelos nossos pecados, a fim de nos resgatar deste atual e perverso sistema mundial, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.

(1 Tm 2.6) Ele se entregou em resgate por todos, para servir de testemunho a seu próprio tempo.

(Jo 10.17-18) Por esse motivo o Pai me ama; porque Eu entrego a minha vida para retomá-la. 18Ninguém a tira de mim; antes Eu a entrego de espontânea vontade. Tenho poder para entregá-la, e poder para retomá-la. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai.”



Faça uma auto avaliação e ajuste a sua vida ao terceiro nível do Evangelho, viva o nível de entrega!

POR ALEXANDRE SILVA

Baixar 19.45 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino médio
ensino fundamental
concurso público
catarina município
Serviço público
Dispõe sobre
reunião ordinária
câmara municipal
público federal
processo licitatório
Processo seletivo
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
técnico científico
Conselho municipal
direitos humanos
espírito santo
científico período
Curriculum vitae
língua portuguesa
pregão eletrônico
Sequência didática
distrito federal
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
educaçÃo secretaria
nossa senhora
educaçÃO ciência
segunda feira
Pregão presencial
Escola estadual
Terça feira
agricultura familiar