Ocorrência da abelha arapuá danificando cultivo de algodoeiros no estado da Paraíba, Brasil



Baixar 37.44 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho37.44 Kb.


Ocorrência da abelha arapuá danificando cultivo de algodoeiros no estado da Paraíba, Brasil
RESUMO – A abelha arapuá, Trigona spinipes (___) é uma espécie comumente encontrada no Brasil responsável por ocasionar danos a diversas plantas cultivadas, mas até a presente data não havia sido relatada atacando algodoeiro. Objetivou-se registrar a ocorrência de T. spinipes em algodoeiro cultivado de forma orgânica e descrever seus danos. Os adultos de T. spinipes atacam as maçãs do algodoeiro destruindo-as parcial ou totalmente, prejudicando a produção. As informações geradas nesta pesquisa podem ser úteis na elaboração de táticas de manejo de T. spinipes em algodoeiros cultivados de forma orgânica, especialmente em ambientes agrícolas do semiárido brasileiro.

As abelhas sem ferrão (Meliponini) constituem um grupo diverso de insetos altamente eussociais que ocorrem em todas as regiões tropicais do mundo (___). Mais de 500 espécies de abelhas sem ferrão da subfamília Meliponinae são de distribuição pantropical, no entanto, a grande diversidade de espécies da tribo Trigonini e de toda a tribo Meliponini são encontrados na região Neotropical (__). A tribo Trigonini abrange o maior número de gêneros e espécies de abelhas, sendo consideradas, na sua grande maioria, como pequenas, altamente agressivas e pouco produtivas (__). Muitas das espécies ainda não foram estudadas e características biológicas e ecológicas ainda são desconhecidas, embora as colônias de diversas espécies tenham sido destruídas com as alterações promovidas pelo homem nos ecossistemas naturais, agrícolas e urbanos (__).

As abelhas sem ferrão do gênero Trigona (__) são comuns na região neotropical (___) e importantes polinizadoras de espécies vegetais presentes nos biomas brasileiros da Caatinga, Cerrado e Amazônia e de plantas cultivadas (__). Essas abelhas apresentam um nível de organização social comparável ao das abelhas melíferas, construindo colônias com centenas a milhares de operárias e, portanto, consideradas como polinizadoras alternativas nos trópicos e subtrópicos (___).

O objetivo deste trabalho foi registrar a ocorrência dessa espécie de abelha em plantio de algodão cultivado de forma orgânica e descrever seus danos sobre essa malvácea.

Em 6 de outubro de 2015, verificou-se ataques severos de abelhas arapuá em diversas estruturas reprodutivas de algodoeiros dos genótipos (___) cultivados de forma orgânica, no espaçamento de 0,90 x 0,20 m e em uma área de 500m2, na (___).

As abelhas foram capturadas no campo e transferidas para frascos de vidro contendo álcool 70% e encaminhadas para a Dra. Silvia Regina de Menezes Pedro, Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, para identificação da espécie. Os espécimes foram identificados como Trigona spinipes.

A abelha T. spinipes conhecida como "Irapuá" encontra-se amplamente distribuída no Brasil. Espécie politrófica relatada em mais de 600 espécies vegetais hospedeiras (__) é considerada por muitos estudiosos, como visitante desvantajoso em diversas culturas por causa de seu comportamento forrageador e de defesa dos recursos alimentares contra outras espécies de abelhas, além da sua ação pilhadora de roubar recursos, afetando negativamente a relação entre plantas e polinizadores (__). Trigona spinipes tem sido relatada, também, ocasionando danos a diversas plantas cultivadas no Brasil, incluindo: feijão-guandu (___), laranjeira (___), mirtilo (__), maracujá (__) e mangostão roxo (__), mas até a presente data não havia sido relatada atacando algodoeiro.


Os danos tiveram início nas maçãs dos genótipos de algodoeiro (__) aos 80 dias após o plantio. Aos 116 dias após o plantio de algodão, observaram-se injúrias provocadas por T. spinipes em 42,62% das plantas, com média de 1,62 maçãs atacadas por planta de todos os genótipos. Para os genótipos de algodoeiros (__), as porcentagens de plantas atacadas e as médias de maçãs danificadas por genótipo foram de (__), respectivamente.

Os adultos de T. spinipes danificam as maçãs localizadas na região basal da planta (__), perfurando inicialmente a casca com suas poderosas mandíbulas (__) e, em seguida penetram no interior dos lóculos (__), consumindo-os completamente ou quase completamente (__), prejudicando a produção.

Adultos de T. spinipes apresenta coloração preta, mandíbulas desenvolvidas, asas transparentes escurecidas, ferrão atrofiado e medem aproximadamente 5 a 7 mm de comprimento com pernas ocreadas e apresentam a característica de se enrolarem nos cabelos das pessoas quando perturbadas (___). Os ninhos são construídos em árvores e cupinzeiros abandonados com partículas vegetais e resinas, constituídos de uma câmara ou de uma região de crias, com células, em favos ou cachos, e potes de armazenagem de pólen e mel, de tamanho e forma variados (___).

No campo, observaram-se uma maior visitação e movimentação de abelhas T. spinipes as estruturas reprodutivas dos algodoeiros cultivados de forma orgânica no período da manhã, particularmente no período das 9 às 12 horas. As injúrias provocadas por T. spinipes nas maçãs do algodoeiro podem ser atribuídas à ausência de resíduos inseticidas nessas estruturas reprodutivas e a escassez de recursos alimentares para forrageamento, por causa das condições climáticas de estresse hídrico, elevadas temperaturas e baixas umidades relativas observadas nos meses de outubro e novembro no município de Campina Grande, Paraíba.



As informações geradas nesta pesquisa podem ser úteis na elaboração de táticas de manejo de T. spinipes em algodoeiros cultivados de forma orgânica, especialmente em ambientes agrícolas do semiárido brasileiro. Por outro lado, evidenciam a necessidade de se realizar novas pesquisas sobre o comportamento de forrageamento, nidificação e prejuízos econômicos ocasionados por essa espécie de abelha no agroecossistema algodoeiro.

Figura 1. Planta de algodão com maçãs de algodoeiro atacadas por adultos de Trigona spinipes (__); injúria inicial, intermediária, e final em maçãs de algodoeiros provocada pela abelha arapuá.



Baixar 37.44 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar