Obras Incríveis: Viaduto Millau



Baixar 10.34 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho10.34 Kb.
Obras Incríveis: Viaduto Millau
A ponte de Millau localizada no sul da França, que alem de ser uma solução para o trânsito local, é também conhecida não só pela sua grandiosidade mais também por sua elegância.

O viaduto Millau, possui 342 metros de altura e 2460 metros de comprimento. Foi feita para ligar Paris ao Mediterrâneo e encontra-se próximo a cidade de Millau. Ela é a ponte suspensa por cabos mais alta do mundo.  Estes cabos suportam uma via expressa de 36000 toneladas.  Em sua construção foram encontradas dificuldades como a altura da ponte, levantamento de 7 torres de aço de 700 toneladas cada e colocação da via expressa. Foram montados os mastros para sustentar os cabos de aço, com 90m de altura, os mastros foram colocados a partir de uma técnica que faz o levantamento das estruturas por duas torres de aço equipadas com um sistema hidráulico.

Para diminuir riscos de acidentes, resolveram fazer todo passadiço em terra firme, e para isso, ele deveria ser feito de aço.  Assim surgiria o problema do assentamento da via expressa já pronta sobre os pilares.

Para solucionar este problema, eles encaixaram um pilar de modo que seus cabos sustentassem a parte da frente do passadiço à medida em que eles fossem sendo colocados sobre o vale e construíram torres de aço de sustentação provisória entre os pilares. 

Referencias: http://www.youtube.com/results?search_query=viaduto+millau

Obras Incriveis: A torre de Abu Dhabi

A torre em Abu Dhabi, chamada de Capital Gate é considerada o prédio mais inclinado do mundo, reconhecida pelo livro dos recordes Guinness, ela esta localizada na entrada do novo distrito comercial multi milhionario de Abu Dhabi , ela tem uma inclinaçao de 18 graus. Uma torre espiralada em 160 metros a partir do chão e sendo nenhum angulo igual ao outro, seus andares superiores inclinansse sobre uma base de 33 metros criando uma forca que ira querer arrancar sua fundações do solo, em um lado do prédio o peso desce para o chão e no outro lado ele se erguei do chão isso se deve a grande inclinação, a solução requer quase 400 estacas de concreto que trabalham de dois modos diferentes no lado inclinado metade das estacas empurra as forças para o chão no lado oposto o restante as estacas se ancora mais profundamente no leito de pedra resistindo as forças que tentam puxar  o prédio do chão finalmente para distribuir por igual as forças do prédio entre as estacas uma laje de concreto reforçada é colocada em cima. Foram retirados 6mil m³ de areia. A construçao do edificio começa com a construçao de um nucleo ,ele é construído utilizando uma técnica é montado um reforço de uma densa malha de aço e um molde rodeia o aço para dar  a forma ao núcleo a malha é preenchida com concreto e o molde ou forma é erguido pela parede do núcleo para que o processo se reinicie o concreto é reforçado usando astes de aço, o concreto é despejado a noite porque de dia ele seca rápido por causa das grandes temperaturas da cidade cerca de 50º, para pós tencionar o núcleo são utilizados 146 tendões de aço são passados verticalmente no concreto cada tendão tem 20 metros de comprimento e passa por cinco andares no edificil, quando são esticados ele anula a força de empucho criada pela forte inclinação impedindo que o concreto se rompa.

Referencias: http://www.youtube.com/results?search_query=torre+de+abu+dhabi

Gigantes da Engenharia- Ponte Akashi Kaikyo.
A ponte Akashi-Kaikyo no Japão é a maior ponte suspensa do mundo e provavelmente a maior obra da engenharia do Japão, tendo 4 km de comprimento e foi projetada para resistir tufões, tsunamis, e terremotos, é o que há de mais moderno em construção de pontes.

A construção dessa ponte envolveu vários fatores,1º os materiais teria que ser leve e fácil de usar como o ferro fundido. Na ponte Akashi Kaikyo foi feita utilizando- se componentes pré- fabricados dispostos em forma de treliça ainda assim esta estrutura leve contêm 250 mil toneladas de aço o material, no entanto possui um problema é vulnerável a corrosão. 2° a ponte suspensa, em vez de correntes foi utilizado na ponte Akashi cabos colossais. Na ancoragem foi escavado um buraco para as fundações para receber 230 mil mᶟ de concreto juntamente com gigantescas estruturas de metal que irão prender os cabos da ponte e devem ficar bem firmes no lugar envolvidas com concreto em cinco blocos separados para dissipar o calor para que não sofra fissuras em seguida os vãos são preenchidos formando uma estrutura sólida. 3°correntes mais fortes. 4° construindo sobre a água. 5° torres mais altas. 6°o vento, foi feita uma leve estrutura metálica chamada caixa aberta onde foram montadas barras de aço formando uma enorme treliça de aço permitindo que o vento passasse sem resistência pela estrutura. E por ultimo o terremoto, as torres foram feitas de aço para serem flexíveis e dentro possuindo amortecedores.



Referencias: http://www.youtube.com/watch?v=8nFKBatzu5c
Baixar 10.34 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar