O milênio e a nova terra bem aventurados os mansos, pois eles herdarão a terra. (Mateus 5: 5)



Baixar 71.74 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho71.74 Kb.


Lição 12 Sabado 19 de Dezembro de 2015


O MILÊNIO E A NOVA TERRA
Bem aventurados os mansos, pois eles herdarão a terra. (Mateus 5:5).
Todo o Universo de Deus estava puro, e o grande conflito para sempre finalizado. Para onde quer que olhávamos, tudo em que repousava o olhar era belo e santo. [...] A linda Terra nova, com toda a sua glória, era a herança eterna dos santos. — Primeiros escritos, p. 295.
Estudo adicional: Primeiros escritos, pp. 17-20, 288-295 (“Minha primeira visão”; “A recompensa dos santos”; “A Terra desolada”; “A segunda ressurreição”; “A segunda morte”).


  1. ENTRANDO NO REINO DA GLÓRIA DOMINGO, 13 DE DEZEMBRO.


A. Onde a pessoa fiel estará após a segunda vinda de Cristo? 1 Tessalonicenses 4:15-17. (Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. (16) Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. (17) Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Todos nós entramos na nuvem, e estivemos sete dias ascendendo para o mar de vidro, aonde Jesus trouxe as coroas, e com Sua própria destra as colocou sobre nossa cabeça. Deu-nos harpas de ouro e palmas de vitória. [...] Todos estavam perfeitamente satisfeitos com sua coroa. E todos estavam vestidos com um glorioso manto branco, dos ombros aos pés. — Primeiros escritos, pp 16, 17.
B. O que dará aos santos o direito de entrar na Nova Jerusalém? Salmos 87:3-6; (SL 87:3) Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.) (4) Farei menção de Raabe e de Babilônia àqueles que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este homem nasceu ali. (5) E de Sião se dirá: Este e aquele homem nasceram ali; e o mesmo Altíssimo a estabelecerá. (6) O SENHOR contará na descrição dos povos que este homem nasceu ali. (Selá.) Gálatas 4:26; (Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós). Apocalipse 22:14; (Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.) Isaías 26:1 e 2. (NAQUELE dia se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte, a que Deus pôs a salvação por muros e antemuros. (2) Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade.).
Havia anjos de todos os lados em redor de nós quando caminhávamos sobre o mar de vidro em direção à porta da cidade. Jesus levantou o potente e glorioso braço, segurou o portal de pérolas, fê-lo girar sobre seus luzentes gonzos , e nos disse: “Lavastes vossas vestes em Meu sangue, permanecestes firmes pela Minha verdade; entrai.” Todos entramos e sentíamos ter perfeito direito à cidade. — Ibidem, p. 17.


  1. O MILÊNIO SEGUNDA-FEIRA, 14 DE DEZEMBRO.


A. Quanto tempo os santos passarão no céu? Apocalipse 20:4. (E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.) O que farão nesse período? 1 Coríntios 6:2; Mateus 19:28.

(1CO 6:2) Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

(MT 19:28) E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Durante os mil anos entre a primeira e a segunda ressurreições, ocorre o julgamento dos ímpios. [...] Em união com Cristo [os justos] julgam os ímpios, comparando seus atos com o código — a Escritura Sagrada, e decidindo cada caso segundo as ações praticadas no corpo. Então é determinada a parte que os ímpios devem sofrer, segundo suas obras; e registrada em frente ao seu nome, no livro da morte. — O grande conflito, pp. 660, 661.
B. Onde estará Satanás durante o milênio? Apocalipse 20:1-3. (E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. (2) Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. (3) E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Em que situação estará a terra naquele tempo? Jeremias 4:23-27. (Observei a terra, e eis que era sem forma e vazia; também os céus, e não tinham a sua luz. (24) Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.

(JR 4:25) Observei, e eis que não havia homem algum; e todas as aves do céu tinham fugido. (26) Vi também que a terra fértil era um deserto; e todas as suas cidades estavam derrubadas diante do SENHOR, diante do furor da sua ira. (27) Porque assim diz o SENHOR: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, não a consumirei.).


Aqui [nesta terra] deverá ser a morada de Satanás com seus anjos maus durante mil anos. Restrito à Terra, não terá acesso a outros mundos, para tentar e molestar os que jamais caíram. É neste sentido que ele está amarrado: ninguém ficou de resto, sobre quem ele possa exercer seu poder. Está inteiramente separado da obra de engano e ruína que durante tantos séculos foi seu único deleite. [...]

Durante seis mil anos a obra de rebelião de Satanás tem feito “estremecer a Terra.” Ele tornou “o mundo como um deserto”, e destruiu “as suas cidades.” E “a seus cativos não deixava ir soltos.” Durante seis mil anos o seu cárcere (o sepulcro) recebeu o povo de Deus, e ele os queria conservar cativos para sempre; mas Cristo quebrou os seus laços, pondo em liberdade os prisioneiros.

Mesmo os ímpios agora se acham colocados fora do poder de Satanás, e sozinho, com seus anjos maus, permanecerá ele a compenetrar-se dos efeitos da maldição que o pecado acarretou. [...]

Durante mil anos Satanás vagueará de um lugar para outro na Terra desolada, para contemplar os resultados de sua rebelião contra a lei de Deus. Durante este tempo os seus sofrimentos serão intensos. Desde a sua queda, a sua vida de incessante atividade baniu a reflexão; agora, porém, está ele despojado de seu poder e entregue a si mesmo para contemplar a parte que desempenhou desde que a princípio se rebelou contra o governo do Céu, e para aguardar, com temor e tremor, o futuro terrível em que deverá sofrer por todo o mal que praticou, e ser punido pelos pecados que fez com que fossem cometidos. — Ibidem, pp. 659, 660.




  1. A SEDE DO UNIVERSO MUDA DE LUGAR TERÇA-FEIRA, 15 DE DEZEMBRO.


A. O que terá lugar no final do julgamento no Céu? Apocalipse 21:2 e 3. (E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. (3) E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
Com Jesus à nossa frente, descemos todos da cidade para a Terra, sobre uma grande e íngreme montanha que, incapaz de suportar a Jesus sobre si, partiu-se em duas, formando uma grande planície. Olhamos então para cima e vimos a grande cidade, com doze fundamentos, e doze portas, três de cada lado, e um anjo em cada porta. Todos exclamamos: “A cidade, a grande cidade, vem, vem de Deus descendo do Céu”; e ela veio e se pôs no lugar em que nos achávamos. — Primeiros escritos, pp. 17, 18.
B. Onde se localizará a Nova Jerusalém? Zacarias 14:4. (E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.).
Como local de Sua ascensão, escolheu Jesus aquele tantas vezes consagrado por Sua presença, enquanto habitava entre os homens. Não o Monte Sião, o lugar da cidade de Davi, não o Monte Moriá, sítio do templo, deviam ser assim honrados. Ali fora Jesus escarnecido e rejeitado. Ali as ondas de misericórdia, voltando ainda em mais poderosa vaga de amor, foram devolvidas por corações duros como as pedras. Dali Jesus, fatigado e oprimido de coração, saíra em busca de descanso no Monte das Oliveiras. O santo shekinah , partindo do primeiro templo, pousara sobre a montanha oriental, como se relutasse em abandonar a escolhida cidade; assim estava Cristo sobre o Olivete, contemplando com o coração anelante a Jerusalém. Os bosques e depressões da montanha haviam sido consagrados por Suas orações e lágrimas. Essas mesmas encostas ecoaram as triunfantes aclamações da multidão que O proclamava rei. Na descida desse monte encontrara Ele um lar em companhia de Lázaro, em Betânia. No Jardim de Getsêmani, ao sopé do Olivete, orara e Se angustiara sozinho. Desse monte devia ascender ao Céu. No cume do mesmo pousarão Seus pés quando vier outra vez. Não como varão de dores, mas como glorioso e triunfante rei estará sobre o Monte das Oliveiras, enquanto as aleluias dos hebreus se misturarão com os hosanas dos gentios, e as vozes dos remidos, qual poderosa hoste, hão de avolumar-se na aclamação: “Coroai-O Senhor de todos.” — O Desejado de Todas as Nações, p 587.


  1. A NOVA TERRA QUARTA-FEIRA, 16 DE DEZEMBRO.


A. Como será Terra quando os ímpios não existirem mais? Apocalipse 21:1; (E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Salmos 102:25 e 26. (Desde a antiguidade fundaste a terra, e os céus são obra das tuas mãos. (26) Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles se envelhecerão como um vestido; como roupa os mudarás, e ficarão mudados.)
B. Quais serão as ocupações dos remidos na Nova Terra? Isaías 32:18; 65:21 e 22. (E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso. (IS 65:21) E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto. (22) Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.).
Pusemos então a observar as coisas gloriosas fora da cidade. Vi ali casas belíssimas, que tinham a aparência de prata, apoiadas por quatro colunas marchetadas de pérolas preciosas, muito agradáveis à vista. Destinavam-se à habitação dos santos. Em cada uma havia uma prateleira de ouro. Vi muitos dos santos entrarem nas casas, tirarem sua coroa resplandecente, e pô-la na prateleira, saindo então para o campo ao lado das casas, para lidar com a terra; não como temos de fazer com a terra aqui, não, absolutamente. Uma gloriosa luz lhes resplandecia em redor da cabeça, e estavam continuamente louvando a Deus. — Primeiros escritos, p. 18.

Na Terra renovada, os redimidos empenhar-se-ão em ocupações e prazeres que levaram felicidade a Adão e Eva no início. Será vivida a vida edênica, entre o jardim e o campo. —Profetas e reis, p 375.


C. Como a Bíblia descreve o ambiente da Nova Terra? Isaías 11:6-9; 65:25. (E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. (7) A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. (8) E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco.

(9) Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. (IS 65:25) O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR.).


Vi outro campo repleto de todas as espécies de flores; e, quando as apanhei, exclamei: “Elas nunca murcharão.” Em seguida vi um campo de relva alta, cujo belíssimo aspecto causava admiração; era uma vegetação viva, e tinha reflexos de prata e ouro quando magnificamente se agitava para glória do Rei Jesus. Entramos, então, num campo cheio de todas as espécies de animais: o leão, o cordeiro, o leopardo, o lobo, todos juntos em perfeita união. Passamos pelo meio deles, e pacificamente nos acompanharam. Dali entramos num bosque, não como os escuros bosques que aqui temos, não, absolutamente, mas claro e por toda parte glorioso; os ramos das árvores agitavam-se de um para outro lado, e todos exclamamos: “Moraremos com segurança na solidão, e dormiremos nos bosques.” — Primeiros escritos, p. 18.

Sua mente [das crianças] deve estar cheia de histórias da vida do Senhor e sua imaginação deve ser encorajada a pintar as glórias do mundo vindouro. — Orientação da criança, p. 488.




  1. HERDANDO A TERRA QUINTA-FEIRA, 17 DE DEZEMBRO.


A. O que está profetizado a respeito daqueles que, embora excluídos do mundo atual, herdarão o próximo? Salmos 37:8-11. (Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (9) Porque os malfeitores serão desarraigados; mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra. (10) Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá. (11) Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.).
Os mansos “herdarão a Terra” (Mateus 5:5). Foi mediante o desejo de exaltação própria que o pecado entrou no mundo, e nossos primeiros pais perderam o domínio sobre a bela Terra, seu reino. É mediante a abnegação que Cristo redime o que se havia perdido. E Ele diz que devemos vencer como Ele venceu. Apocalipse 3:21. Por meio da humildade e renúncia do próprio eu, podemos tornar-nos coerdeiros com Ele. [...]

A Terra prometida aos mansos não se parecerá com esta, obscurecida pelas sombras da morte e da maldição. [...]

Não haverá decepção, nem pesar, nem pecado, ninguém que diga: enfermo estou; não haverá cortejos fúnebres, nem lamentações, nem morte, nem separações, nem corações partidos; mas Jesus ali estará, ali estará a paz. — O maior discurso de Cristo, p. 17.
B. Qual deve ser o caráter daqueles que habitarão a Nova Terra? 2 Pedro 3:13. (Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.).
Os pés dos ímpios nunca profanarão a Terra renovada. Deus fará descer fogo do céu e os devorará; queimá-los-á, sem lhes deixar raiz nem ramo. Satanás é a raiz, e seus filhos são os ramos. — Primeiros escritos, p. 52.

O mesmo fogo de Deus que consumiu os ímpios purificou a Terra toda. As montanhas nodosas e partidas derreteram-se com o calor fervente, bem como a atmosfera, e todo restolho foi consumido. Abriu-se então perante nós a nossa herança, gloriosa e bela, e nós herdamos toda a Terra renovada. — Ibidem, p. 54.




  1. RECAPITULAÇÃO E REFLEXÃO INDIVIDUAL SEXTA-FEIRA, 18 DE DEZEMBRO.


1. Sob que condição uma pessoa poderá ser considerada cidadã da Nova Jerusalém?

2. O que acontecerá durante o milênio no Céu e na Terra?

3. Por que Deus escolheu a Terra para o novo local de Sua sede?

4. Descreva a Terra renovada.

5. Que tipo de gente herdará a Nova Terra?

Rua: Tenente Serpa, 976 - Novo Progresso, Contagem - MG, 32115-180. Site: www.igrejanovoprogresso.com.br


Baixar 71.74 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar