Lutas o que são lutas?



Baixar 17.19 Kb.
Página1/3
Encontro17.12.2022
Tamanho17.19 Kb.
#146738
  1   2   3
LUTAS parte escrita slide

LUTAS

O QUE SÃO LUTAS?
As lutas, independente da origem, não é sinônimo de injustiça, violência, delinquência, covardia, briga e agressão. Lutar não é brigar! Por mais que esses verbos, no dicionário, possuam o mesmo significado e são usados como sinônimos de combater, o emprego deles no dia a dia demonstra distinção.
As lutas são práticas corporais sistematizadas, vivências limpas, com regras estabelecidas, tradições, realizadas em locais apropriados, onde a disputa baseia-se no respeito entre as pessoas.
HISTÓRIA DAS LUTAS:
A origem das lutas continua sendo uma incógnita, mas o homem primitivo já lutava para sobreviver, caçar e garantir seu espaço. Observamos seu aparecimento em diversas nações do mundo e com diversos objetivos. Os gregos tinham uma forma de lutar conhecida como pancrácio, modalidade presente nos primeiros jogos olímpicos da era antiga. Como exemplo pode-se citar os gladiadores romanos que naquela época faziam o uso de técnicas corporais de luta dois a dois e a utilização de armas e táticas severas de treinamento. (MAZZONI; OLIVEIRA JUNIOR, 2012).
Na Índia e na China, surgiram os primeiros indícios de formas organizadas de combate, informações relatam que os sistemas de lutas chegaram à China e à Índia, no século V A.C. Muitos artistas marciais consideram a China como o berço desta cultura. Países europeus após o século XIV começaram suas expansões e descobertas de territórios, tendo contato com a cultura de outros países, assim conseguiram trazer desses locais alguns tipos de lutas, onde reproduziram as mesmas no seu continente e em alguns casos adaptaram técnicas que pudessem sem melhoradas. (ARAÚJO; ALVARENGA, 2010).
A filosofia do budismo influenciou profundamente os sistemas de lutas de todo o oriente, principalmente na China, na Coréia, no Japão, na Índia e nos países do Sudeste Asiático. Assim, as técnicas de luta se proliferaram pelo oriente. Neste período, surgem os lutadores sábios e suas estratégias militares, sendo exemplos Sun Tzu, um general de guerra chinês, e Miyamoto Musashi, o mais famoso dos samurais do antigo Japão. Ambos escreveram clássicos da arte da guerra, utilizados até os dias de hoje por empresários e empreendedores. (FERREIRA, 2006).
Na atualidade, existem os sistemas de lutas, as chamadas artes orientais: kung fu, Tai-Chi-Chuan, Caratê, Judô, Jiu-jitsu, Aikido, Tae-Kwon-Do, Jet-Kune-Do, Kendo, entre outras. Também existem as denominadas ocidentais: o Boxe, a Esgrima, o Kick-Boxe, etc.(GONÇALVES; SILVA, 2013).
No Brasil tivemos a oportunidade de resgatar a capoeira, como parte da manifestação da cultura dos negros. Sendo uma modalidade que envolve dança música, e gestos que mostram a historiedade. (ARAÚJO; ALVARENGA, 2010).
Sendo assim as lutas surgiram desde os primórdios, como forma de sobrevivência e atualmente fazem parte de jogos olímpicos, atraindo muitos praticantes e telespectadores. É um esporte completo que atua não só fisicamente, mas psicologicamente atuando na formação integral de seus praticantes. Dessa forma as lutas trazem dentro da sua história uma gigantesca cultura de diferentes países. Isso a torna um dos esportes mais ricos na questão cultural. Sendo assim muito interessante se aprofundar dentro da história de cada tipo de luta.

Baixar 17.19 Kb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3




©bemvin.org 2023
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
ensino médio
CÂmara municipal
ensino fundamental
concurso público
Serviço público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
câmara municipal
público federal
processo licitatório
educaçÃo universidade
Processo seletivo
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
Universidade estadual
ensino superior
Relatório técnico
técnico científico
Conselho municipal
direitos humanos
científico período
Curriculum vitae
espírito santo
língua portuguesa
pregão eletrônico
Sequência didática
distrito federal
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
educaçÃo secretaria
nossa senhora
segunda feira
educaçÃO ciência
Pregão presencial
Terça feira
Escola estadual
agricultura familiar