1º ano – Ensino Médio
Língua Portuguesa
Linguística
Linguagem e língua
O anúncio acima combina imagens aparentemente incompatíveis. Explique.
Como você deve ter percebido, o anúncio pressupõe um leitor com um perfil específico, interessado pelas causas ambientais. Além disso, esse leitor sabe que as leis de proteção ambiental não costumam ser cumpridas no Brasil, por isso, entenderia o argumento de que a burocracia é um inimigo importante a ser combatido e estaria disposto a participar de uma campanha contra ela (“Exija que a Lei da Mata Atlântica não fique só no papel”).
Todas essas informações, como você viu na análise, estão representadas nos elementos que constroem o anúncio. São esses elementos que constituem a linguagem desse texto.
A linguagem é uma atividade humana e é sempre utilizada em situações de interlocução. Pressupõe, portanto, a existência de interlocutores. Por meio da linguagem elaboramos representações acerca do mundo em que vivemos, organizamos e damos forma às nossas experiências. Nas representações que constrói, a linguagem traz marcas de aspectos históricos, sociais e ideológicos de uma determinada cultura.
São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas naturais (português, alemão, italiano, holandês, guarani, etc.), a pintura, a música, a dança, os logotipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros.
As linguagens utilizadas pelos seres humanos pressupõem conhecimento, por parte de seus usuários, do valor simbólico dos seus signos.
A cor verde nos sinais de trânsito, por exemplo, tem um valor simbólico que os
habitantes das cidades devem conhecer: significa autorização para prosseguir.
Signo linguístico
Se não houvesse acordo com relação a esse valor, ou seja, se não fosse possível aos usuários de uma mesma linguagem identificar aquilo a que determinado signo faz referência, qualquer interação por meio da atividade da linguagem ficaria prejudicada, pois não haveria comunicação possível.
O SIGNO LINGUÍSTICO é uma unidade de significação que
possui dupla face:
EXÉRCITO DE SALVAÇÃO/WMCCANN DAVE KING/GETTY IMAGES
Clube Online. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2016.
1. Esse anúncio procura produzir um efeito de estranhamento no leitor. Explique como se dá esse efeito.
2. O texto no canto inferior direito do anúncio é fundamental para que o leitor reconheça o objetivo do texto publicitário. Como se estabelece a relação entre esse objetivo e diferentes componentes do anúncio?
3. O anúncio constrói um diálogo com um determinado interlocutor.
a) Quais são os elementos do texto que marcam esse diálogo?
b) Que pressupostos o anúncio faz sobre o interlocutor?
Pressuposto é algo que se supõe antecipadamente. No caso, a imagem de leitor com que os redatores do texto publicitário trabalharam.
Variação e norma
Paquera...
SANTOS, Cibele. Mulher de 30. Disponível em: . Acesso em: 17 fev. 2016.
A variação linguística é natural e decorre do fato de que as línguas são sistemas dinâmicos e também de que elas são extremamente sensíveis a fatores como a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social dos falantes e o grau de formalidade do contexto.
Normas urbanas de prestígio são as variedades que, em um país com a diversidade linguística do Brasil, gozam de maior prestígio político, social e cultural. São utilizadas em contextos formais de fala e escrita.
Embora essa variação seja natural, os falantes de uma comunidade linguística têm, em geral, a expectativa de que todas as pessoas falem de uma mesma maneira.
Essa expectativa, socialmente definida e difundida, pressupõe uma forma “correta” de uso da língua, o que implica a existência de formas “erradas”.
Essa é a base do PRECONCEITO LINGUÍSTICO.
É o julgamento negativo que é feito dos falantes em função da variedade linguística que utilizam.
Compartilhe com seus amigos: |