IGREJA BATISTA NOVA SIÃO
IGREJA EM CÉLULAS NO GOVERNO DOS 12
ESTUDO 06 – CÉLULA INFANTIL
JESUS E SEU RELACIONAMENTO COM A SUA MÃE
1º - Boas-vindas
2º - Momento de oração
3º - Captando a atenção: Como você pensa sobre a sua mãe?
4º - Cânticos
5º - Princípio bíblico: Lc 2:39-52 e Mc 3:31-35
6º - Mensagem:
Introdução:
Quem aqui sabe quem foi a mãe de Jesus? Isso mesmo, Maria, esposa de José, o carpinteiro. Ela, assim como todas as mães que amam seus filhos, educou e orientou Jesus visando o seu crescimento e felicidade. Jesus também teve mãe, e não foi uma mãe qualquer, mas uma mulher escolhida por Deus, para acompanhar o crescimento de seu Filho. Assim, Jesus, como filho, nos ensinou várias coisas, das quais iremos destacar duas. Quem quiser aprender diga: Eu amo a Jesus!!
I – ELE OBEDECEU A SUA MÃE
Quem aqui já foi a uma festa? E, quem aqui já viu a comida ou a bebida de uma festa acabar antes da hora? Sabiam que isso aconteceu com Jesus? (lembram da história? – Marcos 3:31-35) Maria, mãe de Jesus, segundo alguns estudiosos, seria uma das pessoas responsáveis pela festa do casamento. Que aflição! Quem poderia socorrê-la em uma situação tão difícil?! Ela, então, lembra-se de seu filho, no qual punha toda sua confiança e corre até Ele. Jesus obedece a sua mãe e realiza o seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Aqui aprendemos que, ao nos dar uma ordem, ou mesmo nos fazer um pedido, devemos obedecer a nossa mãe, pois assim, além de lhe darmos honra estaremos fazendo a vontade de Jesus. Maria sabia que somente Jesus poderia ajudá-la e O procurou achando Nele obediência. Quando sua mãe lhe procura lhe acha com obediência? Jesus obedeceu a sua mãe porque é assim que Deus Pai nos quer: obedientes! E a ordem de Deus Pai é que todos nós sigamos a Jesus e nos tornemos seus discípulos. Quem aqui deseja obedecer a Deus Pai e tornar-se um discípulo de Jesus?!?!
II – ELE RESPEITOU A SUA MÃE
Já aprendemos que Jesus obedeceu a sua mãe e que nós também devemos obedecer as nossas mães, certo? Mas o que aconteceria se, por acaso, nossa mãe nos proibisse de vir para célula e participar da igreja? Quando Jesus estava fazendo a vontade de Deus e sua mãe mandou chamá-lo e isso iria atrapalhar o serviço do Reino de Deus, Jesus simplesmente priorizou o Reino. Jesus disse a sua mãe que “devia estar na casa do Pai”, isto é, cuidando das coisas do Pai, tentando assim fazê-la entender que o mais importante é servir a Deus, porém, “Ele a respeitou” (Lucas 2:51). Se a sua mãe ou a sua família quiserem impedi-lo de vir para célula ou para igreja, lembre-se de como Jesus agiu com Maria e faça o mesmo. Ore por sua família que, em breve, você virá junto com eles para a célula e para a igreja. E se por acaso você faltou com respeito ou desobedeceu a sua mãe ou ao seu pai, hoje mesmo peça perdão a eles. Lembre-se que Jesus, mesmo quando era uma criança, priorizou o Reino de Deus e você deve fazer o mesmo. Chega de priorizar as brincadeiras ao invés de ir para célula. Sua prioridade tem quer ser igual a de Jesus: O Reino de Deus. Convidamos você agora a priorizar as coisas de Deus na sua vida, o Reino de Deus na sua vida, começando com a sua decisão de tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus.
Conclusão:
Hoje aprendemos duas coisas muito importantes com Jesus: A primeira é que devemos obedecer, respeitar e honrar a nossa mãe e, a segunda, é que devemos ter como prioridade em nossas vidas o Reino de Deus. Se você já tomou sua decisão ao lado de Jesus e sua mãe também, então não esqueça de ir com ela para a nossa igreja no próximo domingo para celebrarmos juntos o dia dela; se você já é crente e sua mãe ainda não é, esta é a hora de você falar de Jesus para ela e vê-la mudar de vida como você já mudou; mas se você ainda não é crente não perca mais esta oportunidade de seguir a Cristo, pois somente Ele poderá lhe dar vida eterna. Tome sua decisão em viver para Jesus agora, amém?
Atividade: Vamos abrir nosso coração para a mamãe e colocar nele todas as coisas boas que devemos ter para sermos bons filhos. Depois pinte bem bonito e entregue seu cartão para a mamãe... e aproveite para pedir perdão por todas as vezes que você não conseguiu ser obediente o bastante para ela ficar feliz!
Outras Sugestões de Atividades de Enriquecimento do Tema
ATIVIDADE: MINHA FAMÍLIA E EU
O objetivo desta atividade é que todos conheçam a família de todos. Quantos membros tem? Qual o nome dos pais? Avós? Responsáveis? Irmãos/ãs? E vale até falar dos animais de estimação. Utilize as técnicas abaixo:
• DESENHOS: Entregando folhas brancas para a turma peça que cada um desenhe sua família. Você pode também fazer esta atividade com colagem , deixando a disposição imagens diversas de outras pessoas para que eles possam recortar e montar a imagem que pode representar seus familiares. Com os trabalhos prontos, você pode montar um VARAL de desenhos e pendurar na sala mesmo.
• TEXTO: Entregando folhas pautadas peça para cada um escrever um pequeno texto sobre a sua família, pode ser um texto artístico utilizando qualquer gênero literário.(Poesia, conto, etc..)
• ENTREVISTA DO DETETIVE: Divida a turma em duplas e peça para que um aluno entreviste o outro, os papéis devem ser trocados entre os alunos para que todos sejam entrevistados. O foco da entrevista é descobrir o máximo de informações sobre a família do outro. Ao final, cada repórter apresenta o entrevistado.
• PARÓDIA: Divida sua classe em duplas e peça para que eles apresentem suas famílias através de uma paródia musical. A Paródia é uma imitação cômica de uma composição, isto é, os alunos podem pegar uma música ou hino muito conhecido e mudar a letra da música. A nova letra da música deve apresentar as famílias da dupla de alunos, falando de cada membro, das crises e das alegrias, etc.
Apresentações dos grupos
Compartilhe com seus amigos: |