IntençÕes de oraçÃo do papa 2017 Clarificações



Baixar 86.88 Kb.
Encontro06.02.2017
Tamanho86.88 Kb.




INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA 2017

Clarificações
Desde 1879, o Papa confiou ao Apostolado da Oração – atualmente, a sua Rede Mundial de Oração – a sua intenção universal. Em 1928, acrescentou uma intenção missionária, chamada atualmente “pela evangelização”. Durante quase um século, milhões de católicos de todo o mundo, unidos ao Coração de Jesus, rezaram mensalmente por duas intenções de oração do Santo Padre. E não rezaram apenas, mas ofereceram as suas vidas, diariamente, por estas intenções.
Desde o século XVIII, tempo das missões, o mundo mudou. As estruturas e os meios usados, com os quais se desenvolveu o Apostolado da Oração, necessários devido às distâncias geográficas e ao tempo requerido para a impressão dos boletins e revistas, mudaram. Agora, no nosso mundo digital sem fronteiras, no imediatismo das redes sociais e com a proximidade do Papa a todos os meios de comunicação, tornam-se necessários novos caminhos, embora continuemos com os meios tradicionais, sempre fecundos. Como recordamos, com o Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco convidou-nos a rezar “pelas intenções que tem no coração para o bem da Igreja e de todo o mundo”(1). Com esta finalidade, apoiou, desde o princípio, os projetos da sua Rede de Oração: Click To Pray e O Vídeo do Papa.
Click To Pray é, agora, a plataforma oficial de oração do Papa pelos grandes desafios da humanidade e da missão da Igreja. Tem atualmente 310.000 utilizadores, em Português, Espanhol, Francês e Inglês. Durante o ano de 2017, surgirão também versões em alemão, italiano e chinês.
O Vídeo do Papa recebeu 7 prémios, o último dos quais o prémio Bravo da Conferência Episcopal Espanhola. Publica-se em 10 idiomas: espanhol, inglês, português, francês, italiano, chinês mandarim, árabe, alemão, holandês e hebreu. A difusão é feita através das redes sociais do Vaticano, as que estão especificamente ao nosso serviço com O Vídeo do Papa (YouTube, Facebook, Twitter, WhatsApp) e as da Secretaria de Comunicação (News.va, o canal de YouTube do Vaticano, Rádio Vaticana, The Pope App, etc.). Durante o Jubileu da misericórdia, O Vídeo do Papa permitia ao Papa Francisco pedir, mensalmente, orações e mobilização pela sua intenção universal. Isto vai mudar, pois em 2017 alternarão as intenções de oração: num mês será universal e noutro pela evangelização.
Embora as intenções de oração sejam sempre sobre a situação do mundo e da Igreja, com frequência apresentam-se demasiado generalistas e pouco relacionadas com a atualidade que preocupa o Santo Padre. Isso deve-se ao facto de estas intenções de oração serem preparadas com quase dois anos de antecedência: é um longo processo de discernimento orante e de escolha, durante o qual se recebem centenas de propostas do mundo inteiro, dos dicastérios e das diversas congregações do Vaticano. O Diretor Internacional da Rede de Oração do Papa apresenta estas sugestões ao Papa Francisco, com um ano de antecedência, ou mais. Ele, posteriormente, responde, enviando a versão oficial. Durante este longo processo é necessário traduzir as intenções nos principais idiomas, para de seguida serem enviadas aos diretores nacionais da rede e aos bispos de todo o mundo, publicá-las em diversos folhetos e revistas, fazê-las chegar ao conhecimento dos meios de comunicação católicos, etc. Para que a oração do Papa possa estar mais próxima da atualidade que o preocupa, além da intenção mensal, o Santo Padre vai propor, no início de cada mês, outra intenção de oração, uma intenção mais concreta, precisa, delimitada no tempo, uma oração relacionada com a atualidade.
Neste ano de 2017 temos, portanto, várias mudanças. A partir deste mês de janeiro de 2017, o Papa Francisco confia-nos apenas uma intenção de oração para todo o mês. Alternarão as intenções de oração: num mês será universal e noutro pela evangelização. Além da intenção de oração mensal, que explicita desafios da humanidade e da missão da Igreja que preocupam o Santo Padre e pelos quais nos convida a mobilizar-nos pela oração e pela ação, proporá, no início de cada mês (1er Ângelus), uma intenção de oração relacionada com a atualidade, uma intenção de “última hora” para nos arrancar à globalização da indiferença.
Frédéric Fornos SJ

Diretor Internacional


(1) Carta a Monsenhor Rino Fisichella pela qual se concede a indulgência por ocasião do Jubileu extraordinário da misericórdia.
O artigo completo foi publicado no MENSAJERO – revista da Rede Mundial de Oração do Papa, Espanha.

Baixar 86.88 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar