Instruções para Elaboração de Propostas de Tutorial para o cbis 2016 Lincoln a moura Jra, Claudio Giulliano a costab, Zilma Reisc



Baixar 193.71 Kb.
Encontro04.11.2016
Tamanho193.71 Kb.
#583

Instruções para Elaboração de Propostas de Tutorial para o CBIS 2016

Lincoln A Moura Jra, Claudio Giulliano A Costab, Zilma Reisc

aAccenture do Brasil, São Paulo, SP
bFolks, São Paulo, SP,
cFaculdade de Medicina da UMG, Belo Horizonte, MG

Resumo


O resumo deve ser claro, descritivo e ter menos de 250 palavras. Deve fornecer uma breve introdução ao tutorial e aos seus objetivos de aprendizagem.

Palavras-chaves:


Tutorial, CBIS 2015; Instruções.

Descrição do tutorial


Estas instruções aos autores têm como objetivo ajudá-lo a preparar a sua submissão de uma proposta de tutorial. Este template em Microsoft Word está disponível no portal do CBIS 2016 (www.sbis.org.br/cbis2016). Este arquivo de intruções contém toda a informação exigida para a submissão de tutoriais para o evento. A falta de aderência às diretrizes da limitação de páginas ou ao formato solicitado pode levar à rejeção da proposta sem revisão.

A língua oficial do CBIS é português, mas as propostas de tutoriais podem ser submetidas, também, em inglês ou espanhol. Unidades de medida devem ser descritas em unidades do sistema métrico decimal.

Para garantir maior oportinidade de participação a todos, um autor pode participar de múltiplas submissões, mas deve ter somente uma submissão por categoria como primeiro autor.

Instrutores do Tutorial


Faça uma breve apresentação dos instrutores do tutorial, com seus nomes, titulação acadêmica, áreas de conhecimento, afiliações, e procedência (cidade, estado e país).

Palavras-chaves


As palavras-chaves devem, preferivelmente, ser selecionadas dos termos do MeSH ou DECS. Devem ser descritas 3 palavras-chaves separadas por semi-vírgulas (;).

Limites de páginas


As propostas de tutorial são limitadas a três páginas, em formato de duas colunas. Mesmo que este template exceda três páginas, a submissão de tutorial não deve exceder três páginas. As propostas de tutorial que excedam três páginas serão rejeitadas sem revisão.

Datas-limite


As propostas de tutorial devem ser submetidas eletronicamente através do site https://jems.sbc.org.br/ até 04 de junho de 2016. As submissões que não aderirem às instruções do formato serão rejeitadas sem revisão.

Os autores serão notificados em meados de agosto de 2016 da aceitação ou da rejeção.


Formato do documento


As propostas de tutorial devem ser apresentadas como arquivos de Word .doc ou .docx (e NÃO como arquivo PDF) e devem ser enviadas de acordo com as instruções disponíveis no site do evento.

Uso do template


Recomenda-se que seja utilizado o template usado neste documento para a preparação da proposta de tutorial. Ele pode ser baixado do site do evento, como 2016_CBIS_Tutorial_PT.docx. O arquivo de template pode ser salvo em diretório local, e ser então usado para preparar um novo documento.

  1. Alternativamente, o arquivo de template pode ser aplicado a um documento já existente, seguindo os seguintes passos:

  1. Clique sobre o menu das “ferramentas” e então “moldes e adicione a opção do Ins”

  2. Clique sobre “anexo” “molde e adicione na caixa de diálogo do Ins” e selecione o arquivo de molde transferido

  3. Selecione “atualizam automaticamente a opção dos estilos do documento”

Para assegurar-se de que você tenha o acesso a todos os formatos de estilos de parágrafos, recomenda-se que você limite a lista de estilos disponíveis àquelas que estão “no documento atual.” Uma lista de estilos é mostrada na tabela 1, para referência. Adicionalmente, os estilos utilizados neste documento são os mesmo do template.

Antes de submeter sua proposta de tutorial, esteja certo de aceitar todas as mudanças e comentários que se encontrem no documento Word.


Fonte e espaçamento


A fonte usada ao longo de toda a proposta de tutorial é Times.O tamanho do papel é A4 (isto é, 210 x 297mm). O formato de página é de duas colunas, com uma margem de 1 cm na parte superior e inferior, margens de 1cm nos lados esquerdo e direito com um espaço de 1 cm entre as duas colunas. A primeira página deve ter 2 cm adicionais na parte superior (margem do total 3 cm). As linhas devem ter espaço simples, e alinhamento justificado. Se a última página consistir de menos de duas colunas completas, deve-se dividir o texto em duas colunas de comprimento igual.

Título do Tutorial


O título da proposta de tutorial deve usar Times 14 pt em negrito, e ser centrado sobre ambas as colunas; o título deve ter um espaço de 60 pts acima (2 cm) e 12 abaixo. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo 1_TITLE do template.

Autores


Os nomes dos autores devem usar 12 pt em negrito com 12 pt de espaçamento acima e abaixo. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo 2_Authors dotemplate. Os prenomes devem anteceder o sobrenome. O endereço dos autores devem ser indicados por sobrescritos, em sequência alfabética que começando em a (a, b, c…).

Afiliações dos autores


As afiliações dos autores devem usar itálico de 10 pts com entrelinha simples. O corpo do texto deve começar 2 linhas abaixo do último endereço (24 pt). Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo 3_Affiliations dotemplate. O endereço para a correspondência do autor principal deve ser incluído no fim da proposta do tutorial depois das referências.

Resumo


O título Resumo deve usar 10pts em negrito, com 9 pts de espaçamento acima e 6 pts abaixo. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo 5_Abstract_Header do template. O texto que compõe o Resumo deve usar 10 pts em itálico, com entrelinha de 10 pts e espaçamento de parágrafo de 3 pts acima e 3 pts abaixo. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo 6_Abstract_Text do template.

Títulos


São permitidos três níveis de título:

  • Nível 1 - 12pt, Times negrito, justificado. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo A_Level_One_Header do template.

  • O nível 2 - 10pt, Times negrito, justificado. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo B_Level_Two_Header do template.

  • O nível 3 - 10pt, Times negrito, justificado. Este estilo pode ser automaticamente aplicado usando o estilo C_Level_Three_Header do template.

Deve-se tomar cuidado para evitar que uma quebra de coluna ou de página separe um título de seu subtítulo ou primeira linha de texto do corpo subsequente. Para evitar que isto ocorra, use a opção “keep with next” do Word, nos estilos de título (como é feito neste documento).

Bullets


Há dois níveis de bullets permitidos:

  • Primeiro nível de bullet. Este estilo pode ser automaticamente aplicado usando o estilo D_Bullet_level_1 do template.

  • Este é um nível de “subbullet”. Este estilo pode ser automaticamente aplicado usando o estilo D_Bullet_level_2 do template.

Lista numerada


As listas devem ser numeradas sequencialmente e podem ser automáticas, usando o estilo D_Enumerated_List template:

  1. O espaçamento anterior é de 3pt

  1. O espaçamento posterior é de 3pt

Tabelas


As tabelas são numeradas sequencialmente, com o título e o seu número acima da tabela. As tabelas devem ser centradas na coluna OU na página. As tabelas devem ser seguidas pelo espaço de uma linha (12 pt). Os elementos de uma tabela devem ter espaço simples, porém o espaço duplo pode ser usado para mostrar disposições especiais dos dados ou para separar partes da tabela. O título das tabelas em uma coluna da página devem usar 10 pt em negrito. As tabelas são referenciadas no texto pelo número da tabela segundo as indicações da tabela 1.

Tabela 1 – regras específicas do formato

Objeto

Estilo do molde

Título

1_TITLE

Autores

2_Authors

Endereços

3_Affiliations

Heading1

A_Level_One_Header

Heading2

B_Level_Two_Header

Heading3

C_Level_Three_Header

Corpo

D_Body_Text

Bala

D_Bullet_Level_1

Secundário-bala

D_Bullet_Level_2

Lista do número

D_Enumerated_List

Título da tabela

D_Table_Title

Legenda de Figura

D_Figure_Legend

Entrada da referência

E_Reference_Header

Entrada da correspondência

F_Correspondence_Header

Texto da correspondência

F_Correspondence_text

Tabela 2 – regras específicas do formato

Objeto

Fonte

Alinhamento

Espaço
acima


Espaço
abaixo


Título

14pt negrito

centrado

60pt

12pt

Autores

12pt negrito

centrado

12pt

12pt

Endereços

10pt itálico

centrado

0pt

0pt

Heading1

12pt negrito

esquerdo

12pt

12pt

Heading2

10pt negrito

esquerdo

6pt

6pt

Heading3

10pt itálico e negrito

esquerdo

3pt

3pt

Corpo

10pt

justificado

3pt

3pt

Bullet

10pt

esquerdo

3pt

3pt

Sub-bullet

10pt

esquerdo

3pt

3pt

Lista numerada

10pt

esquerdo

3pt

3pt

Título da tabela

itálico 10pt

centrado

12pt

6pt

Figura título

itálico 10pt

centrado

6pt

12pt



Corpo do documento


O corpo do texto da submissão é um grupo de parágrafos definidos como se segue e pode ser aplicado automaticamente usando o estilo D_Body_Text do template:

  • Times 10pt

  • Espaço simples, definido como 12 pt

  • Espaço antes do parágrafo 3 pt

  • Espaço após o parágrafo 3 pt

Observe que não há espaçamento à esquerda da primeira linha do parágrafo.

Figuras


As figuras são numeradas sequencialmente, a partir de 1, com o título e o número abaixo da figura, segundo as indicações da Figura 1. O título da figura deve estar em itálico 10 pt e ser centrado. Este estilo pode ser aplicado automaticamente usando o estilo D_Figure_Legend do template.

Segume abaixo algumas recomendações para figuras:



  • Assegure-se de que as figuras estejam claras e legíveis

  • Se uma figura mede duas colunas, deve ser colocada na parte superior ou na parte inferior da página.

  • As ilustrações cujos originais sejam material impresso, devem ser digitalizadas e incluídas em um dos seguintes formatos.

  • BMP - Arquivo do bitmap de Microsoft

  • WMF - Formato de Windows Metafile

  • EPS – Encapsulated Post Script

  • JPG - arquivo do JPEG

  • GIF - Graphics Interchange Format

  • Tiff – Tag Image File Format

  • Figuras provenientes dos seguintes aplicativos são admissívies:

  • Microsoft PowerPoint

  • Microsoft Draw

  • Adobe FrameMaker Graph

  • Macintosh PICT

A Figura 1 é um exemplo de uma imagem incluída como arquivo JPEG.



Figura 1 - o logotipo oficial do CBIS 2016

Equações


As equações devem ser numeradas sequencialmente, no lado direito entre parênteses segundo as indicações da equação (1).

(1)

Notas de rodapé


As notas de rodapé devem usar Times 9 pt e serem colocadas na parte inferior da coluna em que aparecem1. As notas de rodapé devem ser pouco usadas. Os números de nota de rodapé no texto devem estar em superscrito.

Referências Bibliográficas


Todas as publicações mencionadas no texto devem ser incluídas em uma lista de referências depois do texto do manuscrito. As referências são numeradas sequencialmente enquanto aparecem no texto. Os números de referência são indicados entre chaves.

As recomendações para referências são:



  • Use o estilo de Vancôver da forma prevista para pelo índice Medicus.Recomendamos baixar o estilo Vancôverpara seu editor de texto ou editor de referência bibliográficas https://bibword.codeplex.com/.

  • Para papéis com múltiplos autores, inclua TODOS OS autores, e não somente o primeiros três seguidos por e outros.

  • Inclua a abreviatura das publicações reconhecidas internacionalmente - em Times itálico 10pt.

  • Para referências com múltiplos autores, não deve haver pontuação entre o sobrenome e o nome de cada um dos autores. Há uma vírgula depois do nome de um autor e do sobrenome do autor relacionado a seguir. Para um exemplo, veja a lista de referências ao final deste documento.

  • Ao citar referências no corpo do texto, use Times 10pt entre chaves.

  • Os tipos de referências são como segue

  • Para uma referência padrão veja [1]

  • Para um artigo em uma coleção de artigos veja [2]

  • Os livros devem ser referenciados conforme [3] em que o título do livro aparece em itálico.

Ao preparar sua lista de referência os seguintes erros devem ser evitados:

  • inclusão de referências não mencionadas no texto,

  • citação excessiva dos seus próprios trabalhos,

  • falta de citação do trabalho de outros, e

  • inclusão de referências às quais você não tenha acesso.

Apresentação e publicação


Além de compor a programação oficial do CBIS 2016, a submissão no formato texto aceita e revisada deverá ser enviada através da Plataforma JEMS até 31/10/2016, para compor o acervo do evento que será publicado no site do CBIS 2016: http://www.sbis.org.br/cbis2016.

Referências


  1. RB do Fetter, Shin Y, Freeman JL, Averill RF, e Thompson JD. Definição de Casemix por grupos diagnóstico-relacionados. Cuidado 1980 do MED: 18 (2 Suppl): 1-53.

  2. LA de Zadeh. É a teoria de probabilidade suficiente para tratar a incerteza no AI: uma vista negativa. Em: Kanal LN e Lemmer JF, eds. Incerteza na inteligência artificial. Amsterdão: Elsevier, 1986; pp. 103-16.

  3. Informes médicos da erva daninha L., educação médica e assistência ao paciente. ò ed. Cleveland: Imprensa ocidental da universidade da reserva do caso, 1971.

  4. Strunk W, EB branco, e Angell R., elementos do estilo. 4o ed. New York: Allyn & Bacon, 1999.

  5. Pessoal da imprensa da Universidade de Chicago. O manual de Chicago do estilo. 15o ed. Chicago: Imprensa da Universidade de Chicago, 2003.

1 Isto é um exemplo de nota de rodapé


Baixar 193.71 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Serviço público
Dispõe sobre
reunião ordinária
câmara municipal
público federal
processo licitatório
Processo seletivo
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
Universidade estadual
ensino superior
Relatório técnico
técnico científico
Conselho municipal
direitos humanos
científico período
Curriculum vitae
espírito santo
pregão eletrônico
língua portuguesa
Sequência didática
distrito federal
Quarta feira
prefeito municipal
conselho municipal
educaçÃo secretaria
nossa senhora
segunda feira
Pregão presencial
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar
educaçÃo profissional