Higiene Alimentar



Baixar 0.7 Mb.
Página1/5
Encontro21.11.2022
Tamanho0.7 Mb.
#146681
  1   2   3   4   5
Higiene Alimentar

Higiene Alimentar

Alunos:

  • Lorrany Raissa da Silva
  • Stephanni Vargas
  • Tamy
  • Filipe Alef
  • Cristian
  • João Henrique
  • José Mateus
  • Disciplina: Biologia
  • Professora: Érica
  • Série: 2º
  • Turma: A

O que é Higiene Alimentar

  • A higiene alimentar diz respeito aos cuidados relacionados ao manuseio, preparação e armazenamento dos alimentos de modo a diminuir o risco de contaminação e ocorrência de doenças, como a intoxicação alimentar, por exemplo.
  • Assim, é importante lavar bem as mãos antes de mexer nos alimentos, prender os cabelos e evitar usar anéis e relógios, por exemplo, no momento de prepará-los, pois assim evita-se a contaminação dos alimentos e das pessoas.

Como evitar a contaminação

A higiene alimentar leva em consideração o prazo de validade do alimento, condições de armazenamento, tempo de consumo e formas de manuseio do alimento. Dessa forma, é possível evitar qualquer contaminação e preservar o bem-estar das pessoas. Para isso é recomendado:

  • Lave bem as mãos:
  • Garantir que as suas mãos estão limpas está no topo da lista das regras de higiene na cozinha. É fácil transferir bactérias durante a preparação e manipulação de alimentos, por isso lave as mãos várias vezes enquanto está na cozinha. Lavar as mãos regularmente também deve estar na lista das crianças de boas práticas na cozinha, portanto, verifique se toda a família sabe como lavar as mãos adequadamente.​

2. Cozinhe bem os alimentos: As normas de higiene e segurança na cozinha não devem ser seguidas apenas nos restaurantes. Uma das regras mais importantes de higiene alimentar em casa é garantir que os alimentos são cozidos adequadamente. Caso contrário, as bactérias nocivas à saúde podem levar a intoxicações alimentares. Corte os alimentos para verificar se estão cozidos e verifique se as comidas reaquecidas estão bem quentes. 3. Armazene bem os alimentos: Cozinhar bem os alimentos é apenas uma das regras para garantir uma boa higiene alimentar. Mas também é essencial saber armazenar os alimentos de forma segura. Guarde sempre restos de comida ou pacotes abertos dentro de recipientes. Lembre-se que a higiene e segurança alimentar também passa pelo frigorífico. Por isso, não coloque alimentos quentes no frigorífico, mantenha tudo limpo e sem alimentos fora do prazo. 4. Normas de higiene e segurança na cozinha: não contamine os alimentos Se alguma vez já teve uma intoxicação alimentar, entenderá porque a preocupação com a contaminação dos alimentos está no topo da lista de regras de higiene na cozinha. Use tábuas diferentes para cortar peixe, carne, vegetais, lacticínios ou pão (placas de cores diferentes podem ajudar) e nunca deixe alimentos comestíveis ao lado de carne crua. Estas dicas simples de manipulação de alimentos e higiene na cozinha ajudarão a evitar a propagação de bactérias prejudiciais à saúde.


Baixar 0.7 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5




©bemvin.org 2022
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
ensino médio
CÂmara municipal
ensino fundamental
concurso público
catarina município
Serviço público
Dispõe sobre
reunião ordinária
câmara municipal
público federal
processo licitatório
educaçÃo universidade
Processo seletivo
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
técnico científico
Conselho municipal
direitos humanos
científico período
Curriculum vitae
espírito santo
língua portuguesa
Sequência didática
pregão eletrônico
distrito federal
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
educaçÃo secretaria
nossa senhora
educaçÃO ciência
segunda feira
Pregão presencial
Terça feira
Escola estadual
agricultura familiar