Do Mar para a Sociedade



Baixar 25.98 Kb.
Encontro30.10.2016
Tamanho25.98 Kb.

Do Mar para a Sociedade” é o lema do CETEMARES



Cavaco Silva inaugurou hoje novo centro de investigação em ciência e tecnologia do mar do IPLeiria
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, inaugurou hoje, dia 14 de julho, o novo Centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo – CETEMARES, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), vocacionado para um trabalho científico e tecnológico “Do Mar para a Sociedade”. A cerimónia contou com a presença de Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, António José Correia, presidente da Câmara Municipal de Peniche, Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar, e José Ferreira Gomes, secretário de Estado do Ensino Superior.
«Esta infraestrutura, que simbolicamente designámos de CETEMARES, é uma unidade dedicada exclusivamente à produção e transferência de conhecimento nos domínios da ciência e tecnologia do mar», declarou Nuno Mangas, presidente do IPLeiria. «O CETEMARES tem um vasto conjunto de laboratórios dedicados às áreas da Biotecnologia Marinha, Recursos Alimentares Marinhos (área alimentar) e Biologia Marinha, com um particular foco na aquacultura», explicou.
No seu discurso de apresentação do novo edifício, Nuno Mangas agradeceu a todas as entidades que possibilitaram a realização deste projeto, nomeadamente ao Programa MaisCentro e à CCDRC, à Câmara Municipal de Peniche, à Docapesca, à equipa de projeto, à empresa construtora e aos seus trabalhadores, a todos os estudantes, colegas e técnicos do IPLeiria, «que viveram de forma intensa todo este processo que nos levou até à sua concretização».
«A investigação que realizamos no CETEMARES é uma investigação claramente aplicada e orientada para o tecido económico da região e do país», salientou o presidente do IPLeiria, realçando que «mais de 70% dos nossos projetos decorrem em colaboração com pequenas e médias empresas». «O que desenvolvemos hoje na área da Ciência e Tecnologia do Mar é um exemplo do que o Politécnico de Leiria também realiza noutras áreas do saber. O Instituto está dotado de laboratórios de excelência, desenvolve produção científica com relevância nacional e internacional, e investigação orientada para a economia real».
A nova infraestrutura científica é a sede do MARE-IPLeiria – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do IPLeiria, com uma localização estratégica no porto de Peniche, o que lhe permite uma maior interação com as indústrias da Economia do mar. O novo centro tem uma área de cerca de 2.000 m2 de laboratórios equipados com as mais modernas tecnologias, e vários espaços de apoio e transferência do conhecimento. As áreas de biologia, pescas, aquacultura, biotecnologia, química, microbiologia e tecnologia dos alimentos, tornam o CETEMARES a única infraestrutura da região de Leiria e Oeste dedicada em exclusivo à Ciência e Tecnologia do Mar.
Leiria, 14 de julho de 2015
Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 939 234 508 * 244 859 130 * afr@midlandcom.pt

Ana Marta Carvalho * 939 234 518 * 244 859 130 * amc@midlandcom.pt

Baixar 25.98 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar