Do esgoto para o copo Ficha de trabalho



Baixar 89.37 Kb.
Encontro10.11.2018
Tamanho89.37 Kb.

Do esgoto para o copo... - Ficha de trabalho




Ficha de trabalho n.º
Disciplina: Geografia
Tema – Ambiente e Sociedade
Ano/turma:
Professor:
Data:


Do esgoto para o copo...

A fraca pluviosidade deste Inverno e as notícias que se têm sucedido sobre contaminação de reservatórios de água em várias localidades portuguesas levantam de novo a questão da vulnerabilidade e da escassez de um bem de primeira necessidade. Mas a investigação neste domínio não pára e, actualmente, já se pode consumir água que dantes foi esgoto. "Falta ultrapassar uma última barreira: o factor psicológico", explica o administrador da Degrémont, empresa subsidiária do gigante francês das águas, o Grupo Suez.

Quem já ultrapassou esse preconceito foram os habitantes do Dubai e de Singapura, onde se encontram em funcionamento sistemas de transformação de água de esgoto em água potável. "A escassez de água naqueles países levou a que se optasse por esta mais recente alternativa e é provável que outros venham a seguir o exemplo", acrescenta o gestor.

Mas para ser consumida tem que ser remineralizada. Esse processo pode ser natural – reencaminhando a água para os rios, albufeiras ou para os lençóis freáticos, onde ela se remineraliza naturalmente, ou então por processos químicos em laboratório. É isso que se faz no Dubai e em Singapura. Ou seja, naqueles países, entre o esgoto e a torneira existe apenas ciência e maquinaria.

O director técnico da Degrémont, refere que noutros países já se recorre à remineralização natural da água reciclada. Dá como exemplo o que se passa em França, na cidade de Paris onde, ao longo do rio Sena, se fazem várias captações de água para consumo. "E, na verdade, o que se passa, é que nesse mesmo rio são feitas várias descargas de águas tratadas até à fase quaternária do processo. Mas como isso não é visível, as pessoas não questionam. Portanto, a aceitação desta solução de transformação de água residual em água potável é mesmo de ordem psicológica", conclui.A maioria das estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em Portugal – perto de 95% – já aplicam as três primeiras fases (pré-tratamento, primário e secundário). "A água que sai dali já dá para algumas aplicações. Só não percebo é porque razão não se faz o tratamento terciário em mais ETAR, pois já está demonstrado que o custo adicional é apenas de 0,2 euros por metro cúbico e teria muito mais aplicações", questiona João Levy, presidente da Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente (AEPSA).

Segundo este especialista, bastava que houvesse um maior aproveitamento das águas resultantes do tratamento terciário para que não faltasse água para consumo nas nossas torneiras. Muitas habitações (nomeadamente as que agora se estão a construir) já podiam ter o chamado sistema duplo de abastecimento, que permite ter dois tipos de água em casa: uma para o autoclismo e para rega de jardins (1/3 do total e mais barata), por exemplo, e outro para consumo.

Adaptado de: "Expresso", 26 de Janeiro de 2008


Lê o texto com atenção e responde às seguintes questões:

1. Localiza, num planisfério, as cidades de Dubai e Singapura.

2. Faz uma pequena pesquisa, de forma individual ou em grupo, que te permitam caracterizar as duas cidades, tendo em vista, entre vários aspectos:

– o clima


– a população
– a economia.

A partir da pesquisa efectuada tenta inventariar possíveis causas que justifiquem a escassez de água verificada nesses países, respectivamente.



3. Discute com os teus colegas (em trabalho de grupo ou de pares), por que razão a água é classificada como um bem de primeira necessidade.

4. Elabora um pequeno texto, através do qual justifiques a importância de que se reveste a reciclagem da água.


Baixar 89.37 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar