Do brasil para portugal



Baixar 21.84 Kb.
Encontro02.11.2017
Tamanho21.84 Kb.
A REEXPORTAÇÃO DO MODELO DE TELEVISÃO NORTE-AMERICANO:

DO BRASIL PARA PORTUGAL
Lucas Marinho Mourão

marinho_lucas@yahoo.com.br

A globalização aproximou muitos países em termos econômicos e culturais. Dentro dela, discute-se muito a influência dos Estados Unidos nesse processo. O que se denominou “americanização”, pode ser constatado em diversos setores, como alimentação, moda, mercado financeiro e cinema. A televisão e o modo de produção cultural também tiveram seu berço criativo nos Estados Unidos; à medida que o meio de comunicação foi adotado em outros países, automaticamente o modo americano de se fazer televisão também foi reproduzido. Um emblemático exemplo é a relação contratual entre as televisões de Brasil e Estados Unidos, posteriormente repetida entre Brasil e Portugal. Este artigo é um pequeno resumo de investigação feita que comparou a programação televisiva norte-americana (NBC - National Broadcasting Company), com a brasileira (Rede Globo) e a portuguesa (SIC - Sociedade Independente de Comunicação). Destaca-se a padronização e curiosas adaptações feitas pelas emissoras.
CASO TIME-LIFE E REDE GLOBO

O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa no Brasil, a partir da década de 60, tem a Rede Globo como uma das maiores representantes. A emissora, a partir da década de 70, passou a absorver mais de 40% da totalidade das verbas publicitárias disponíveis no país.

Um dos motivos do predomínio da Globo no cenário midiático foi o projeto de modernização e integração nacional da empresa. Era preciso investir em tecnologia para melhorar o processo de produção: melhorar a gestão, dar aos veículos uma organização que incluía a profissionalização da atividade, criando um quadro fixo de funcionários, promovendo a divisão e a especialização das tarefas. A parceria com o grupo Time Life na consolidação da TV Globo foi vital nesse processo.

Segundo Sousa (1999), a rápida expansão, a influência norte-americana e a consolidação da Rede Globo no Brasil aconteceram devido à transferência de capital e know-how do grupo Time-Life para a empresa brasileira. O acordo gerou polêmica na época ,pois a constituição brasileira proibia grupos internacionais de comprar e participar da administração de empresas de comunicação nacional. Entretanto, o governo brasileiro entendeu que era interessante incentivar uma rede televisiva para unir o país em volta das pretendidas reformas econômicas e industriais.

O contrato assinado na época resumidamente destacava que competia à Time-Life as seguintes responsabilidades: prestação de informações técnicas, acolhimento e formação de pessoas da TV Globo, troca de informações da direção administrativa, orientação para aquisição de filmes e programas produzidos no estrangeiro. O contrato definia que a Time-Life passaria a receber 30% dos lucros da TV Globo, o contrato duraria onze anos e seria quebrado se Roberto Marinho deixasse de ter 51% das ações.

A Time-Life durante o tempo celebrou o contrato com a Globo (1962-1966), e fez assessoria administrativa, comercial e artística, investindo cerca de seis milhões de dólares na televisão brasileira. Na programação da Globo, a empresa influenciou ao escolher e obter material de televisão americano em Nova Iorque. Dessa forma, implementou-se no Brasil um modelo comercial de televisão semelhante ao modelo americano.


A REEXPORTAÇÃO PARA PORTUGAL

Na década de 90, a Globo alargou seus negócios no exterior. Com a abertura do mercado português de televisão, a emissora adquiriu uma porcentagem das ações da SIC. A SIC então aprende a fazer com a Globo. “Em termos de estratégia de programação, tal como a Globo, a SIC procura a maximização das audiências” (SOUSA, 1999, p. 14). Dessa forma, é possível perceber que a Globo e a SIC montam uma estratégia para que a programação seja adaptada segundo os contextos socioculturais.

É evidente que a transmissão de conhecimentos da empresa brasileira foi determinante para a definição da estratégia comercial da SIC, deixando-a forte para o mercado comunicacional atual. Além do know-how, é importante destacar o sucesso do canal português no fato da Globo alimentar sua programação. Como explica Sousa (1999, p. 15), a Globo foi fundamental para o sucesso da SIC como uma produtora de conteúdos. As telenovelas foram, entendidas como o grande trunfo de uma estratégia de programação que visasse a maximização das audiências em Portugal. A SIC queria as telenovelas da Globo e em exclusivo.
PROGRAMAÇÃO TELEVISIVA

A natureza da programação televisiva em um canal está condicionada a diversos fatores, como recursos econômicos, audiência prevista, identidade da emissora, oferta da concorrência, possibilidade de produção ou aquisição dos conteúdos. O objetivo geralmente é maximizar a audiência, organizar a programação de forma a que um programa se dirija a um determinado público e o satisfaça.

Baseando-se na importância que existe na reflexão da programação televisiva no contexto desse trabalho, analisou-se a programação de uma semana completa dos canais Rede Globo (Brasil), SIC (Portugal) e NBC (Estados Unidos). E a partir disso algumas ponderações puderam ser feitas.

As três emissoras têm uma programação organizada e que segue uma lógica de exibição. A maioria dos programas são exibidos diariamente durante a semana (ênfase em telejornais, programas de variedades e novelas). Sendo que os três canais têm programação diferenciada nos finais de semana. Tendo em consideração, entretanto, as cinco categorias mais frequentes, observa-se a predominância de programas de jornalismo, variedades e entretenimento. A Globo e a SIC se assemelham pela presença de novelas brasileiras. Outro dado importante é a presença dos seriados americanos entre os principais programas dos três canais, o que demonstra a forte influência de produtos americanos nas televisões dos dois países de língua portuguesa.

A programação da NBC é mais numerosa em programas (219), seguida pela Rede Globo (166) e por último a SIC (129). O canal brasileiro também se distingue por ter diferentes telejornais segmentados (esportivo, de saúde, educacional e rural), além de diversos programas esportivos. O caráter religioso aparece em uma exibição semanal católica na Globo, contrastando com a maior concorrente no país, Rede Record de origem evangélica. O programa religioso da NBC também tem natureza evangélica.

Dentro do jornalismo é importante destacar a diferença dos telejornais exibidos no país. No Brasil há o telejornal local, com noticias específicas de cada estado e o jornal de abrangência nacional. O primeiro é feito pelas filiadas da Rede Globo, cada região tem seu próprio telejornal exibido duas vezes ao dia. A Rede Globo se encarrega das notícias nacionais e exibe em seus telejornais pela manhã, almoço, noite e madrugada. A NBC exibe grande telejornais exibidos de cidades importantes diferentes (principalmente Nova Iorque e Washington). A SIC, por fazer parte de um país menor, não tem diferenciação de seus telejornais, nesse sentido. A programação da SIC tem algumas particularidades: programas de vendas, novelas portuguesas e de sorteios de loteria.

Os três canais destacam-se pelos programas de variedades, que se estendem por horas durante o dia. Um modelo utilizado no Brasil há anos e que também é feito na SIC é o chamado “sanduíche de novelas”. Consiste na alternância, durante o chamado primetime (horário de maior audiência na televisão) de duas novelas, recheadas com um telejornal.

Nos fins de semana, na SIC, destacam-se a predominância das categorias: entretenimento, programas infantis e filmes estrangeiros. Enquanto que na Globo os que se evidenciam são entretenimento, jornalismo e filmes estrangeiros. Os filmes são majoritariamente norte-americanos nos dois canais. Na NBC nos finais de semana destacam-se os programas infantis, de variedades e entretenimento.



UMA TELEVISÃO REEXPORTADA

É evidente que em Portugal, a programação da SIC baseou-se fortemente na Rede Globo, sem precisar ser uma réplica. Há uma forte influência com adaptações. A análise confirma que o principal objetivo da Globo foi auxiliar a implantação de uma estação de televisão capaz de vencer a batalha das audiências. A Globo ajudou a SIC a fazer uma estação de televisão que aprendeu a lógica da televisão comercial brasileira. Pode-se afirmar que o ‘modelo Globo’ - originalmente baseado no modelo norte-americano de televisão de televisão - teve um impacto direto na criação e no desenvolvimento do ‘modelo SIC’.

A Rede Globo foi fortemente influenciada pelo modelo americano. A emissora aprendeu basicamente a fazer televisão com os Estados Unidos. Deve-se reconhecer que a parceria com a Time-Life foi essencial para a implantação da Globo no Brasil e sua consolidação como empresa mais forte e com maior audiência. Quando as duas estações de televisão surgiram, os responsáveis e os quadros de ambas empresas não tinham a experiência necessária para dominar o mercado.

Toda essa relação detalha o caminho que percorreu o modelo comunicacional que se originou nos Estados Unidos, percorreu o Brasil e foi reexportado para Portugal.

A televisão no mundo inteiro segue preceitos da globalização que ao tentar tornar-se mundial, homogeneíza o máximo possível. Mas é natural que alguma diversidade ainda é preservada com diferenças e particularidades regionais. É o que se percebe com a programação analisada. Por mais que haja diferenças, a forte influência americana é percebida. Uma sucinta análise como esta demonstra como a lógica televisiva das emissoras é semelhante e como o telejornal tem inúmeras técnicas de apresentação similares.
REFERÊNCIA

Sousa, H. (1999). Time-life/Globo/SIC: um caso de reexportação do modelo americano de televisão?.











Catálogo: wp-content -> uploads
uploads -> CÂmara municipal de lorena diretoria Legislativa secretaria legislativa
uploads -> CÂmara municipal de lorena diretoria Legislativa secretaria legislativa
uploads -> Organizador de Eventos (Presenciais e Virtuais)
uploads -> Fapesp e inpe promovem workshop para discutir relatório do ipcc sobre Riscos de Extremos Climáticos e Desastres nas Américas do Sul e Central
uploads -> Critério Descrição (a avaliação busca responder as questões)
uploads -> Piraquara, 25 de fevereiro de 2016 Informativo: 022/2016
uploads -> Linking words
uploads -> Mar Algarve Expo – 9, 10 e 11 de outubro de 2014 Portimão Arena – Portimão Ficha de Inscrição para Visita de Estudo
uploads -> Mar Algarve Expo – 9, 10 e 11 de outubro de 2014 Portimão Arena – Portimão Ficha de Inscrição para Seminários e Workshops

Baixar 21.84 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar