Dimensões da Produtividade



Baixar 20.56 Kb.
Encontro24.08.2018
Tamanho20.56 Kb.


IBRE promove o Seminário “Dimensões da Produtividade”

Evento contará com a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE) irá promover na próxima quinta-feira (11), na sede da FGV, o Seminário Dimensões da Produtividade, com o intuito debater políticas de estímulo à melhora no ambiente de negócios e à elevação da produtividade do Brasil. Participam do encontro o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e representantes de instituições como Banco Mundial, BNDES e Banco Central.

O seminário acontece das 9h às 17h30 e será dividido em quatro painéis. Pela manhã, os especialistas irão discutir o papel do crédito direcionado e poupança forçada, bem como da promoção da concorrência no aumento da produtividade. À tarde será debatida a importância da política comercial e da regulação da infraestrutura nesse processo.

Segundo o economista Fernando Veloso, pesquisador da área de Economia Aplicada do FGV/IBRE e um dos organizadores do evento, há quase 40 anos a produtividade brasileira apresenta baixíssimo crescimento. “O objetivo é olhar mais com perspectiva de médio a longo prazo, porque desde a década de 1980 a produtividade está estagnada. Com a recuperação da economia teremos uma recuperação da produtividade, mas conjuntural”.

Veloso defende que para haver crescimento sólido é preciso fazer reformas estruturais, pautadas em aspectos como melhoria das garantias de crédito, segurança regulatória e estímulo à concorrência. Por isso entraram na pauta temas, segundo o pesquisador, que muitas vezes estão fora do dia a dia, mas que são fundamentais.

“Metade do crédito no Brasil é crédito direcionado, controlado pelo governo. Vamos discutir um pouco o FGTS e o que fazer para aprimorar seu papel como instrumento de poupança. E existe uma discussão importante sobre o spread bancário, que no Brasil é muito alto. O Banco Central recentemente mudou a regulação das instituições financeiras para tentar estimular a concorrência, regulando menos as instituições financeiras de menor tamanho para competir com os maiores”, pontuou.



Após o evento haverá o lançamento do livro Anatomia da Produtividade no Brasil, organizado pelos pesquisadores do IBRE Armando Castelar, Regis Bonelli e por Veloso. A obra traz uma comparação do desempenho do Brasil e outros países, análises setoriais, entraves, com análises e recomendações. “Há alguns temas no livro que não estão presentes no seminário. Por exemplo, as reformas trabalhista e tributária. Nos primeiros anos do governo Lula foram aprovadas algumas reformas, como o crédito consignado, que deu mais segurança jurídica aos credores, e a Lei de Falências, que permitiu a reestruturação de empresas solventes, mas em dificuldade momentânea. Mas já tem mais de 10 anos que o Brasil não faz reformas profundas e agora é o momento”.

Especialistas, profissionais da área, estudantes e pessoas interessadas no tema podem se inscrever, gratuitamente, pelo link http://portalibre.fgv.br. Mais informações também no site. O evento será realizado no Centro Cultural FGV, na Praia de Botafogo, 190, Botafogo.

Baixar 20.56 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar