DEUTERONÔMIO
Autor: Moisés, o qual refere-se a sim mesmo 38 vezes neste livro
Nome: Em hebraico significa “Estas são as Palavras”. No grego significa “Segunda Lei”.
Data da escrita e tempo da ação: 1406 a.C. É o registro de discursos e cânticos de Moisés durante seus dois últimos meses de vida – (Dt 1:3).
Tema: Obediência
À entrada de Canaã, Moisés faz uma retrospectiva de toda história do povo no deserto, sob um apelo à nova etapa a ser vivida na terra prometida.
“São estes os estatutos e os juízos que cuidareis de cumprir na terra que vos deu o Senhor, Deus de vossos pais, para a possuirdes todos os dias que viverdes sobre a terra” – Dt 12:1
Divisão do Livro:
Moisés faz quatro discursos em Deuteronômio, e poderíamos dividir o livro, didaticamente desta forma:
Recorda / Olhando para trás – 1º Discurso – caps. 1-4;
Obedece / Olhando para o alto – 2º Discurso – caps. 5-26;
Cuidado / Olhando para a frente – 3º e 4º Discursos – caps. 27-34;
Esboço do Livro:
O 1º Discurso de Moisés “Lembrança do relacionamento de Deus com Israel no passado” – 1-4;
O 2º Discurso “Repetição do Decálogo, referências à eleição de Israel como povo separado e um código de leis que devem ser guardados em Canaã – 5-26;
O 3º e 4º Discursos “Bênçãos pronunciadas sobre a obediência e maldições sobre a desobediência. A morte e a vida expostas perante o povo” – 27-30;
Josué, o sucessor de Moisés – 31;
O cântico de Moisés – 32;
A bênção de Moisés – 33;
A morte de Moisés – 34.
Outras informações sobre o livro:
É o livro mais citado por Jesus, inclusive no diálogo com Satanás – Dt 8:3; 6:13; 6:16; 10:20 Lc 4:4,8,12
Contém 259 referências aos demais livros do Pentateuco, é citado 356 vezes pelos outros livros do VT e mais de 190 vezes no NT.
Repete muitos dos textos de Êxodo e Números. Isso ocorre porque o objetivo era preparar a nova geração de Israel para a posse da terra de Canaã, através da recordação de muitos fatos aos quais eles não estiveram presentes e eram fundamentais ao seu aprendizado.
É bom lembrar que a terra de Canaã, prometida a Abraão e sua descendência já fora posse da família de Abraão e até de toda a família de Jacó. Enquanto Jacó desceu ao Egito, durante o período de grande fome no mundo, e lá permaneceu (até que caiu cativo por 430 anos), neste intervalo de tempo outros povos alojaram-se ali e a ocuparam. Estes povos pagãos e idólatras é que precisavam ser exterminados, para a retomada da terra, o que foi feito sob o comando de Josué.
Moisés morreu aos 120 anos e seu corpo nunca foi encontrado pois foi enterrado por Deus.
Compartilhe com seus amigos: |