Conheça Natal, uma das cidades com quatro jogos na copa 2014



Baixar 14.88 Kb.
Encontro01.11.2017
Tamanho14.88 Kb.
Conheça Natal, uma das cidades com quatro jogos na COPA 2014.

Confira os jogos que as cidades receberão na Copa do Mundo de 2014. Consulte o link http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2011/10/confira-tabela-completa-com-os-jogos-da-copa-do-mundo-de-2014.html

Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus serão as sedes com menos jogos na Copa do Mundo de 2014. Cada um dos estádios receberá quatro jogos dos 64 da Copa do Mundo, de quatro diferentes grupos e não receberão nenhum jogo depois da primeira fase.

Uma seleção cabeça de chave jogará em cada sede, garantindo um jogo em cada estádio. A Arena PANTANAL receberá o cabeça de chave do Grupo C, a Arena BAIXADA do Grupo B, Arena AMAZÔNIA de Manaus, do Grupo e, a ARENA DAS DUNAS, Natal do D.

Manaus receberá um jogo com segundo adversário da Seleção Brasileira.

A nossa Natal recebe o segundo jogo da Copa, entre dois adversários do grupo do Brasil que estava no G na África e agora estará no grupo A, o que deverá ser uma atração à parte.

Confira um prognóstico, mostrando que jogo foi esse na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, lembrando que nada tem a ver com a Copa de 2014, que provavelmente terá outros países classificados e um novo sorteio trará distribuição diferente, desde o próprio Brasil.

A título de curiosidade e para ter uma noção dos jogos que podem acontecer em nossa cidade:

NATAL (jogos)

Sexta, 13/6 - A3 x A4 Uruguai x França

Segunda, 16/6 - G3 x G4 Costa do Marfim x Portugal

Quinta, 19/6 - C2 x C4 Estados Unidos x Eslovênia

Segunda, 24/6 D1 x D4 Alemanha x Gana

Vejam que neste cenário, teríamos 3 seleções campeãs do mundo, ALEMANHA, FRANÇA e URUGUAI, duas das quatro melhores seleções na última Copa Africana de Nações, Portugal (com possibilidade de ótimo público pela menor distância (5.614 km) e tempo de vôo (7h, considerando um avião comercial a 800 km/h) de uma cidade-sede brasileira para a Europa Natal-Lisboa. Pouco menor que Fortaleza e Recife capitais nordestinas também cidades-sede. E ainda a seleção norte-americana que relembra parte da história dos dois países no envolvimento com a Segunda Grande Guerra Mundial, quando aquele país utilizou a base de Parnamirim como apoio para suas aeronaves seguirem à Europa.

Em 2010, considerando os grupos na África do Sul, o sorteio dos cabeças de chave teria em...

CUIABÁ a Inglaterra, em CURITIBA a Argentina e em MANAUS a França.

Em 1942, quando Getúlio Vargas e Franklin Roosevelt no histórico encontro de Parnamirim, para a soma de esforços pela guerra contra o Eixo, Natal que era uma cidade pobre, sem indústria e comércio e com apenas 40 mil habitantes.

Segundo José Alexandre Odilon Garcia :“Em 1942, a II Conflagração Mundial, iniciada na Europa, transferira o seu campo de ação para o Continente Negro, mais precisamente para a África Ocidental. E Natal, dado a ser o ponto mais próximo da África, distante apenas horas de vôo de Dakar, teve a sua posição estratégica ressaltada. Forçoso era aparelhá-la para prevenir o futuro e para transformá-la realmente em Trampolim da Vitória. Pela Base de Parnamirim, construída em tempo recorde, transitavam, às centenas por dia, aviões a transportar tropas, armamentos e víveres para os soldados de Montgomery em sua luta de vida e morte com o orgulhoso marechal Von Rommel. Aqui, concentraram-se grandes contingentes militares, brasileiros e americanos.”... Natal foi considerada, então, praça de guerra.

Disponível em http://museudarampa.blogspot.com/2008/05/trampolim-da-vitria.html

Para conhecer um pouco mais assista o filme: For All - O Trampolim da Vitória, filme brasileiro de 1997 do gênero romance e comédia dirigido por Buza Ferraz e Luiz Carlos Lacerda. Foi exibido nos festivais de Trieste (Itália), Huelva (Espanha), Havana (Cuba) e Figueira da Foz (Portugal). Paralelamente a toda a pesquisa histórica e documental, os realizadores desencavaram um mar de histórias entre os próprios habitantes de Natal. Veteranos advogados, intelectuais, militares e até um ex-professor de português da base forneceram subsídios inestimáveis para a composição dos personagens e episódios que acabariam fazendo parte do roteiro.

Recebeu os prêmios de melhor filme, melhor roteiro, melhor trilha sonora, melhor direção de arte e melhor filme do júri popular no Festival de Gramado, e melhor filme, melhor ator e melhor direção de arte no Festival de Miami.

Com roteiro próprio, mostra os aspectos mais reveladores da realidade brasileira: a música (forró), o esporte (futebol), o sincretismo religioso, e alguns dos tipos populares e folclóricos mais representativos na vida brasileira nordestina. A convivência de brasileiros com soldados americanos na base de Parnamirim, em Natal (RN), durante a II Guerra Mundial. Cerca de 15.000 soldados americanos passaram pela base e suas presenças alteraram a estabilidade das famílias locais trazendo não somente dólares e eletrodomésticos, mas também “uma discutível cultura de Hollywood”, a música das grandes bandas e a sensualidade de cantoras e atrizes famosas. Dentro desse contexto, a história se desenrola em torno de uma família de classe média, que são abalados pelas novas circunstâncias: amores inesperados, reflexos de intrigas políticas, desafios aos preconceitos e testes para a coragem.

O título do filme refere-se aos bailes realizados na base militar, onde costumavam comparecer astros e estrelas americanos. Ao contrário dos bailes de sábado, que eram privativos dos estrangeiros, os de domingo eram abertos para todos, ou seja, “for all” - termo que foi transformado por nós e chamado de forró, caracterizando os bailes populares. Marcam presença na tela algumas das melhores atrações turísticas de Natal, como as dunas de Genipabu, o Forte dos Reis Magos, a Barra de Tabatinga e o Maior Cajueiro do mundo e Pirangi do Norte.

A direção de arte e os figurinos basearam-se em cuidadosa pesquisa iconográfica feita no Brasil e nos EUA. Fardas, adereços, objetos, produtos, posters, publicações e anúncios de época foram reproduzidos a partir de modelos legítimos trazidos dos EUA.

Veja também o filme: O Homem que Desafiou o Diabo, que caracteriza a paisagem nordestina do país. O filme tem razoável padrão técnico no cinema brasileiro, com uma fotografia bem colocada e um certo apuro cenográfico. Não suficiente para classificá-lo como um filme com pretensões conceituais. Apoiando-se em diálogos espirituosos, com linguajar ‘potiguês’, é justamente nesses momentos em que o filme encontra seu humor. Pode ser caracterizado como ‘exótico’ o que para nós é engraçado e/ou “erótico”, pois tanto no livro como no filme abusa desta vertente.

Filme brasileiro do gênero comédia, lançado 2007 e dirigido por Moacyr Góes, baseado na obra “As Pelejas de Ojuara” do escritor potiguar Nei Leandro de Castro - que também é roteirista do filme.

Zé Araújo (Marcos Palmeira) é um homem boêmio, que gosta de frequentar cabarés e ouvir cantadores de viola. É um caixeiro-viajante que se dá muito bem com as mulheres em qualquer lugar que vá. Após tirar a virgindade de uma turca, ele é obrigado pelo pai dela a se casar. Durante anos Zé passa por seguidas humilhações, provocadas por sua esposa. Um dia, ao ouvir uma piada sobre sua situação, ele se revolta, destrói o armazém do sogro e ainda dá uma surra na esposa. Ao terminar ele monta em seu cavalo e parte sem destino, decidido a ter uma vida de aventuras. A partir deste dia Zé Araújo passa a ser conhecido como Ojuara, solitário herói, movido a cachaça e sempre à procura de mulheres e metido em confusões, enfrentando inimigos e vivendo situações inusitadas.

Para completar uma trilogia nordestina, sugiro: Vidas Secas, o filme

É história de uma família de retirantes, Fabiano, Sinha Vitória, o menino mais velho, o menino mais novo e a cachorra Baleia, que, pressionados pela seca, atravessam o sertão em busca de meios de sobrevivência. Adaptação duplamente fiel ao livro de Graciliano Ramos, fiel à história e fiel à maneira de contar a história, o filme de Nelson Pereira dos Santos traduz o estilo do escritor, sobretudo na composição da imagem e no tom da fotografia, intencionalmente super exposta, feita quase só de branco, de uma luz que agride como o sol do sertão. Premiado em festivais internacionais (entre eles prêmio do OCIC e prêmio dos Cinemas de Arte em Cannes, 1964; melhor filme na Resenha de Cinema de Gênova, 1965.

A necessidade, muitas vezes, obriga uma pessoa a deslocar-se para longe, em busca do trabalho. Trata-se de uma questão de sobrevivência. O conto do que seria o romance é justamente o que fala da cadelinha Baleia, um dos personagens mais emblemáticos do livro.

Consta que o escritor concebeu Baleia à imagem e semelhança de uma cachorra que tinha visto ser sacrificada quando menino, em Buíque. Graciliano vislumbrou então o céu dos cães, cheio de preás. Seria a humanização de Baleia e na animalização dos outros personagens, mas eles não falam, mas têm outro código de entendimento. Todo gesto em Vidas Secas é muito medido, tem muita economia. Até de saliva, num lugar onde falta água.

O valor social desse trabalho é muito grande. As crianças camponesas não dispõem de condições para se deslocarem até os centros urbanizados para estudar. Elas precisam ajudar seus pais no trabalho diário.



No Nordeste brasileiro, esse trabalho é executado, também pelas professoras leigas. Essas professoras não possuem diploma de magistério, mas se empenham para alfabetizar os filhos de camponeses e pescadores. Pena que o Estado trate com tanta indiferença a atuação dessas mestras

Baixar 14.88 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar