Comunidade católica porta fidei



Baixar 24.92 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho24.92 Kb.
COMUNIDADE CATÓLICA PORTA FIDEI

MATERIAL DE ORAÇÃO DA FESTA DE TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR (06/08/17)

Mt 17,1-9
A Igreja se enche hoje de incomparável júbilo ao comemorar a festa da Transfiguração do Senhor. Por ocasião desta celebração, é lida nas paróquias de todo o mundo a narração que São Lucas nos deixou deste marcante e singular episódio na vida de Cristo Jesus. Com seu olhar tipicamente médico e "cirúrgico", o evangelista nos faz notar que a Transfiguração do Senhor deu-se enquanto Ele, tendo subido ao cume do Tabor com seus três discípulos diletos, entregava-se à oração: "Enquanto rezava", ouvimos há pouco, "seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante"; o Filho do Homem, achado na condição de escravo, deixa transparecer a glória da sua divina Pessoa justamente ao rezar, ao dirigir-se ao seu Deus-Pai. Assim também muitos santos de que se gloria a madre Igreja tiveram experiência desta "mudança de aparência" a que alude o Evangelho. Basta-nos aqui lembrar de frei Galvão, por exemplo, cujas preces — segundo o testemunho dos que o acompanhavam em viagem — inundavam de luz o seu pequeno aposento.

Mas como será possível rezar de tal modo e chegar a tamanho grau de oração? É o mesmo Evangelho que no-lo responde, onde diz que os discípulos se viram encobertos por uma nuvem, pelo que é significada a sua entrada na obscuridade da fé. Comprovam-no em seguida as palavras que o Pai dirigiu do alto do céu àqueles apóstolos amedrontados: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que Ele diz!" Ter fé, amadurecer na fé, viver da fé. É este o meio que o Senhor deixou aos que desejam crescer em espírito e santidade. Também São Paulo, escrevendo aos cristãos de Roma, faz eco a esta doutrina: a justiça de Deus se obtém pela fé e à fé conduz, como está escrito: "O justo viverá pela fé" (Hab 2, 4; Rm 1, 17). Por isso, precisamos entrar na nuvem e, crendo, sem ver, no que diz o Senhor — Escutai-O! —, caminhar pela fé, pela confiança absoluta na palavra infalível de Deus, que não se engana nem nos pode enganar. Peçamos a Ele, pois, que nos ajude a crer com mais firmeza, a crer não devido a razões e consolações humanas, mas porque Ele mesmo deseja que creiamos e, apoiados na sua perfeita veracidade, Lhe prestemos o nosso mais dócil e filial assentimento.



  1. Clame a ação do Espírito Santo a fim de que a Verdade do evangelho possa penetrar os átrios do teu coração, acendendo a chama da caridade.




  1. Quando os apóstolos ouviram a voz do Deus Pai Todo-Poderoso, de início, “assustaram-se e caíram com o rosto em terra”.

- Comece esse momento, entregando absolutamente tudo que tens e todo teu futuro a Ele para esvaziar-se de teus planos. Assim como um escravo que nada possui. Com a consciência de que todos nossos dons, habilidades e virtudes são concedidos por Deus.

- Contemple os momentos em tua vida que reagistes semelhante aos apóstolos quando deparastes com os planos dAquele que é eterna novidade. Contudo, por fim, Ele fez brotar flores naquele terreno árido, que ninguém acreditava dali sair fruto algum.




  1. A partir da Transfiguração, Nosso Senhor nos dá condição para que nos libertemos de nossa miséria, vida de pecado, diminuindo-nos em nós mesmos e, crescendo a imagem dEle em nós. Tal como contido no cântico da Virgem Santíssima, mais perfeita criatura, “Ele olhou minha pequenez e fez-me bendita entre as nações”. Para isso, é preciso que nos abramos a graça, através dos sacramentos e da oração. Portanto, peçamos a Ele insistentemente a graça da fidelidade, firmeza, perseverança, para que, ao final da vida, guardemos a nossa fé nEle.




  1. O retiro anual de discernimento de aproxima e todos nós, membros, somos chamados a nos unir em oração, jejum e penitência. “Levantai-vos e, não tenhais medo” (Mt 17,7). A mensagem que o Senhor nos dá no dia de hoje é para aqueles que são novos na comunidade ou sentem-se novos, que ainda ficam apreensivos em ofertar sua vida dentro da comunidade, também para os mais antigos membros, que participarão ativamente do retiro, mas que clamam pelo Vento que refrigera e faz nova todas as coisas.



  1. Por fim, reze esta oração na intenção do Seminário de Vida do Espírito Santo que está correndo neste final de semana, e por todos aqueles que irão fazê-lo. “Ó prometido e suspirado Consolador, Espírito Santo, procedente do Pai e do Filho, que escutando a unânime oração dos discípulos do Salvador, fraternalmente reunidos no Cenáculo, descestes para consolar e santificar a Igreja nascente; sede propício às nossas súplicas, reacendei o Vosso Divino Fogo nos corações dos homens. Fazei resplandecer a Vossa luz até os confins da Terra; chamai novamente ao seio da Mãe Igreja Romana todas as Igrejas separadas. Ó Espírito Santo, que sois o Amor, piedade de tanta mediocridade e de tantas almas que se perdem! Fazei com que rapidamente aconteça aquilo que Davi profetizava dizendo: “Mandai o Teu Espírito”. Fazei-nos novas criaturas, e assim renovareis a face da Terra. A partir desta consoladora profecia, unidos em oração, como nos ensina a Igreja, com plena confiança repitamos: Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra! Amém.”


Baixar 24.92 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar