CAPÍTULO 3 – PARTE I ECONOMIA E INDÚSTRIA NO BRASIL
Disciplina: Geografia
Prof. (a): Karine Vieira
O Brasil é um grande produtor mundial de bens primários, ou seja, de produtos agrícolas e minerais, além de possuir um amplo mercado consumidor (aquele que compra).
MAPA COM OS PRINCIPAIS TIPOS DE INDUSTRIAS NO BRASIL:
1. O espaço econômico-industrial brasileiro
2. A industrialização brasileira
- Primeira fase do processo de industrialização: entre 1890 a 1930
Características:
- Exportação de café (economia agroexportadora)
- Indústria de base (processam matéria-prima para outras indústrias)
- Localização: São Paulo e Rio de Janeiro
FATO HISTÓRICO:
Em 1930, durante a ERA VARGAS¹, a industrialização brasileira apresentou crescimento, mas a economia nacional ainda era sustentada pelo setor agroexportador.
- A internacionalização da economia:
O PLANO DE METAS², na metade do século XX, no governo Juscelino Kubitschek, atraiu grandes investimentos externos para a implantação de indústrias de bens de consumo duráveis, no Brasil.
Durante a década de 1970, o governo militar desenvolveu uma política de crescimento econômico sustentada por um grande endividamento externo, com os empréstimos para financiar as grandes obras e com a participação do capital estrangeiro na economia.
- REVOLUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
- A partir da década de 1980, a era industrial que se inaugurava trazia como características a automatização e a robotização, o que acarretou numa diminuição de mão de obra humana, aumento da produtividade, diminuição do uso de matéria-prima e de energia.
- No início de 1990, as relações do Brasil com a economia mundial foram totalmente modificadas por meio da liberalização da economia, consequentemente, a abertura do mercado interno às importações de produtos estrangeiros.
Essa abertura ao investimentos estrangeiros, possibilitou um novo crescimento industrial brasileiro, com uma produção globalizada, caracterizada por cadeias produtivas distribuídas em diversas partes do mundo.
Esse modelo de industrialização internacionalizada vigora até hoje no Brasil.
PARTE I
ENCERRADA
¹ Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas. Nesse período da história brasileira, o poder esteve centralizado em Getúlio Vargas, que assumiu como presidente do Brasil após o movimento que depôs Washington Luís da presidência.
Com o lema "Cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo", que Juscelino Kubitschek entrou para história do país com um modelo de gestão presidencial diferenciado, ele conseguiu movimentar a Economia do Brasil.
Com esse objetivo o governo de JK desenvolveu um ² Plano de Metas com previsões esperançosas para acelerar o crescimento econômico através da indústria, produção do aço, alumínio, cimento, álcalis e outros metais. Os planos estavam caminhando bem, inicialmente o Brasil atingiu 80% no crescimento da economia.
“Quando o terror invade um povo, transforma muitas vezes um pusilânime num herói.”
Getúlio Vargas
Compartilhe com seus amigos: |