Bienal organizada pela esad. Cr/Ipleiria prolonga-se até dezembro molda 2016 celebra Caldas da Rainha Cidade Cerâmica



Baixar 30.06 Kb.
Encontro31.10.2016
Tamanho30.06 Kb.


Bienal organizada pela ESAD.CR/IPLeiria prolonga-se até dezembro

MOLDA 2016 celebra Caldas da Rainha Cidade Cerâmica
A bienal MOLDA, organizada pela Escola Superior de Artes e Design do Politécnico de Leiria (ESAD.CR/IPLeiria), e integrada no programa Caldas da Rainha Cidade Cerâmica, convida nesta primeira edição a celebrar e valorizar as múltiplas vertentes da atividade cerâmica da cidade. A iniciativa arrancou a 25 de maio com a primeira de um ciclo de conferências sobre “cerâmica, arte e design: história e tendências”, que continua a 8 de junho, e se prolonga até ao mês de dezembro, estando prevista a realização de mais de 30 eventos, entre exposições, roteiros, ateliês, conferências e workshops.

«O projecto MOLDA reconhece e projeta a cidade de Caldas da Rainha como um centro produtor particularmente qualificado para a aprendizagem e experiência da cerâmica», explica Carla Cardoso, docente da ESAD.CR/IPLeiria, responsável pela MOLDA 2016. «Esta iniciativa encerra todos os domínios da cerâmica, desde a cerâmica utilitária à decorativa, artística e até de construção, bem como todas as tipologias de fabrico e produção. Ou seja todas as áreas de criatividade estão contempladas, desde as técnicas e tecnologia utilizadas, ao design das peças», acrescenta.

Numa primeira fase, entre 2015 e 2020, o programa Caldas Cidade Cerâmica, no qual a MOLDA se insere, envolverá os atores locais e da região em ações de apresentação, criação e celebração da atividade cerâmica. «A cerâmica faz parte dos elementos constitutivos da cidade. Por isso queremos trazê-la para o espaço público e, desta forma, vincar a sua relação identitária com a cidade», esclarece Carla Cardoso. A responsável adianta ainda que esta interacção com a comunidade estará patente na bienal através da realização de diversas exposições, conferências, roteiros e workshops.

Depois da conferência realizada no dia 25 de maio, sob o tema “Cerâmica, inovação e design”, e da conferência “Cerâmica, design e sustentabilidade”, a 1 de junho, segue-se a “História da Faiança em Portugal: novas abordagens”, no dia 8 de junho, a partir das 14h30, no Auditório da ESAD.CR/IPLeiria. Os resultados de investigações recentes no domínio da história da produção de faiança em Portugal, do século XVI ao século XX, estarão em debate nesta conferência onde participam como oradores Alexandre País, do Museu do Azulejo, Cristina Ramos Horta, do Museu da Cerâmica, Jorge Pereira de Sampaio, do Mosteiro de Alcobaça, e Ana Ferrão, do projeto Cerâmica Modernista, para abordar a temática da Cerâmica Modernista em Portugal.



EXIT – invade montras do centro histórico das Caldas, a partir de 4 de junho

A primeira exposição de cerâmica da MOLDA 2016 vai levar trabalhos desenvolvidos por antigos estudantes da ESAD.CR/IPLeiria às montras do centro histórico das Caldas da Rainha. A partir de dia 4 de junho, a EXIT, uma exposição original com curadoria de Fernando Carradas, docente do curso de Design de Produto - Cerâmica e Vidro da ESAD.CR, poderá ser vista nas montras das lojas Hélia-Arte Floral, Foto Franco, Monteiro Decoração, Ourivesaria André Nogueira, Exclusive Boutique, Zelu, Formen, Mirene, Mary Poppy, Mercearia Pena, Electrolider, Vogal e Begónia-Florista.

Na inauguração da EXIT, a partir das 17h00, e com início na Hélia - Arte Floral, na Rua Dr. Leonel Sotto Mayor, estarão presentes representantes da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, da ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, e da ESAD.CR/IPLeiria, assim como os autores dos trabalhos expostos.

A MOLDA continua com diversos eventos a realizar ao longo dos próximos meses, que poderão ser consultados no site do evento em www.molda.org.pt.

Convidamos os senhores jornalistas a acompanhar os eventos a realizar no âmbito da MOLDA 2016, ao longo dos próximos meses. Contamos com a vossa presença!

Leiria, 1 de junho de 2016

Para mais informações contactar:

Midlandcom – Consultores em Comunicação



Ana Frazão Rodrigues * 939 234 508 * 244 859 130 * afr@midlandcom.pt

Maria Joana Reis * 939 234 512 * 244 859 130 * mjr@midlandcom.pt

Baixar 30.06 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar