As 10 pragas Resumo sobre o Midrash



Baixar 20 Kb.
Encontro05.08.2020
Tamanho20 Kb.
As 10 pragas

Resumo sobre o Midrash

Midrash, que deriva da raiz hebraica d-rsh (darar) [שׁרַדְ] (“procurar”) é um modo de interpretação judaico que não apenas se ocupa das palavras do texto, atrás do texto, e além do texto, mas também foca em cada letra e as palavras não ditas em cada linha. Ele também pode procurar responder a questões mencionadas no texto ou oferecer um novo conjunto de questões.

LOVELACE, Vanessa “Womanist Midrash: A Reintrodution to the Women of the Torah and the Throne, written by wilda C. Gafney”. Horizons in the Biblical Theology. 40(2): 2018, 212-215. [adição nossa]

É o estilo de interpretação ou exegese do texto. (conjunto de pensamento, de análise do texto bíblico)

- Uma medida por uma medida – mida reneged mida

As dez pragas e seus significados

->Sangue (Dam)

E fizeram Moisés e Arão conforme o que ordenou o Eterno e desceu o cajado e feriu as águas que estavam no Nilo aos olhos do Faraó e aos olhos dos seus servos. E foram transformadas todas as águas que estavam no Nilo em sangue.

Shemot Rabbah 10:4

E disse o Eterno para Moisés: diga para Arão: “Estenda (gire) tua mão”. Disse rabi tachnun: o Eterno, Bendito seja Ele, falou para Moisés: As águas que te protegeram na hora em que você foi lançado ao rio não serão atingidas pelas suas mãos. E estendeu Arão sua mão ...

“O primeiro milagre foi feito através de Arão, porque as águas do Nilo ajudaram a salvar Moisés, então o rio não poderia ser ferido por ele, porque a Torá tenta no ensinar gratidão, mesmo com coisas inanimadas”.

Os egípcios obrigavam os hebreus a carregarem água para eles.

Em outros lugares do Midrash, conta-se que os egípcios perceberam que os hebreus podiam beber a água, e era água e não sangue, ao ponto de colocar o rosto colado no dos hebreus para tomar água do mesmo cântaro, mas o que caia na boca dos hebreus era água e na boca dos egípcios era sangue.



Sapos – (serfadea) Tsifardeah

E estendeu Arão sua mão sobre as águas do Egito e subiu o sapo e cobriu a terra do Egito.

Os sábios ficaram muito intrigados com isso, por que no texto está no singular.

Sanhedrin 67b:20

Está dito, em relação às pragas do Egito: “E o sapo subiu e cobriu a terra do Egito”(Exodo 8:2). Note-se que o termo “o sapo” está escrito no singular, Rabi Elazar diz: inicialmente, tratava-se de um único sapo; ele se reproduziu e cobriu toda a terra do Egito com sapos.

E OS SAPOS (lit. sapo) SUBIRAM – De fato, existia apenas um sapo, mas, quando eles bateram nele, ele se dividiu em uma imensa quantidade (de sapos). Essa é a uma explicação midrashica para o uso da palavra que foi usada no singular (cf. Sanhedrin 67b; Exodus rabbah 10:4). No entanto, a explicação literal é de que a palavra no singular denota uma saparia.

Em hebraico é muito comum o texto usar uma palavra no singula, mas no conexto você consegue ver que é no plural ou uma coletividade.

Os egípcios obrigavam os hebreus a pescarem para eles.



Piolhos (kenim)

E disse o Eterno para Moisés: Diga para Arão: Estenda teu cajado e fira o pó da terra e haverá piolhos em toda a terra do Egito.

Os egípcios obrigavam os hebreus a varrerem suas casas, pátios e ruas. Além disso, o Beal há Turim afirma que os hebreus eram proibidos de se banharem.

Moisés não estava autorizado para ferir a terra, pois havia matado um egípcio e o enterrou, então a terra cobriu aquele segredo de Moisés. Nossa, mas eles são inanimados, sim, mas eles fazem parte da criação, então tudo deve ser respeitado.

A natureza pode se rebelar

A voz do sangue do teu irmão, clama a mim desde a terra ... Gn4:10

O sangue é inanimado, Deus ouve o clamor da sua criação, dos animais, das plantas.

Em algum momento a natureza irá se rebelar com a autorização de Deus.

Animais Selvagens (Arorro) (Arov)

E fez o Senhor dessa forma e veio uma horda [de animais violentos] e chegaram à casa do Faraó e à casa de seus servos e em toda a terra do Egito. E se arruinara a terra diante de horda.

(Horda: bando indisciplinado, malfazejo, que provoca desordem, brigas etc)

Rabbeinu Bahya, Shemot 8:17:1-2

“Eu enviarei contra você a horda [de animais violentos]”. Nenhuma outra praga foi introduzida pele texto com o uso do morfema de artigo definido, exceto aqui. Nós esperaríamos que estivesse escrito “Eu enviarei contra você uma horda”. Devemos entender que essa horda de animais não foram recentemente criados (com esse propósito). Eles (os animais) já existiam, mas o elemento novo é que eles invadiam as casas dos homens, um comportamento não característico.

Os egípcios obrigavam os hebreus a caçarem, expondo-os a perigos de animais selvagens.



  • Peste (Dever)

E eis que será a mão do Eterno contra teu gado que está no campo: contra os cavalos, contra os jumentos, contra os camelos, contra o gado e contra o rebanho [de ovelhas], [com] uma pestilência muito grande.

Os egípcios obrigavam os hebreus a irem a lugares remotos para cuidarem de suas ovelhas, com o objetivo de separá-los de suas famílias.

Ao irem cuidar dos rebanhos dos egípcios os hebreus ficavam enfraquecidos, não podendo cuidar de suas famílias e evitava o crescimento do povo.

Pústulas ou úlcera – (Shkhin)

E será como pó fino sobre toda a terra do Egito, e será sobre o homem e sobre os animais, como um calor que se abre em pústula por toda a terra do Egito.

Rashi sobre Êxodo 9:9:1

UM CALOR QUE IRROMPE EM PÜSTULAS – O Targum traduz assim: uma fervura que irrompe em pústulas, - a ideia é que por causa da fervura as pústualas rompiam neles.

Os egípcios obrigavam os hebreus a construírem casas de banho para eles

Granizo e Fogo – (Barad)

E disse o Eterno para Moisés, estende tua mão sobre os céus e haverá granizo em toda a terra do Egito, sobre o homem, e sobre o animal, e sobre toda erva do campo na terra do Egito.

Rashi sobre Êxodo 9:24

E FOGO QUE SE ACENDIA DENTRO DO GRANIZO – um milagre dentro de um milagre! Fogo e gelo interligados, apesar de granizo ser água! Mas, em ordem para obedecer a vontade do Criador, eles fizeram as pazes entre si. (Exodus Rabbah 14:4)

Os egípcios obrigavam os hebreus a lavrarem a terra e os proibiam de comerem do seu fruto.

Gafanhotos - (Arbeh)

E estendeu Moisés seu cajado sobre a terra do Egito e o Eterno dirigiu um vento oriental sobre a terra todo aquele dia, e toda a noite. E chegou a manhã e o vento oriental trouxe os gafanhotos.

Os egípcios obrigavam os hebreus a plantarem árvores das quais eles não podiam usufruir.

Trevas (Choshech)

E estendeu Moisés sua mão sobre os céus e houve escuridão espessa em toda a terra do Egito por três dias.

Chizhumi, Êxodo 10:22:1

“E houve uma escuridão espessa” Rashi comenta que os israelitas eram capazes de enxergar normalmente e podiam encontrar onde os egípcios escondiam seus tesouros, de modo que, quando chegou a hora de pedir por eles, eles poderiam saber quem estava mentindo quando diziam não possuir certos itens que os israelitas pediam. Esse é o significado profundo de Êxodus12,3; e o Senhor tornou favorável o povo aos olhos dos Egípcios, eles presentearam de bom grado.

Os egípcios castigavam os hebreus enviando-os para calabouços profundo es escuros.

Durante a praga da escuridão, todos os hebreus que não queriam sair, ou porque não tinham sido escravizados e estavam usufruindo das regalias política, aqueles que achavam que Deus não poderiam livra-los do deserto, essas pessoas morreram como vergonha para a nação.



Morte dos primogênitos - (Makat b'chorot)

E disse Moisés: assim falou o Eterno: “Como que na metade da noite eu sairei no meio do Egito, e matarei todo primogênito na terra do Egito, desde o primogênito do Faraó que se assenta sobre o trono, até o primogênito da serva que está atrás do moinho, e todo o primogênito do animal.

Qual o significado da décima praga?

Rashi sobre Êxodo 11:5

ATÉ O PRIMOGÊNITO DO ESCRAVO – Por que os escravos foram feridos, se eles não escravizavam os israelitas? Para que eles não dissessem que os seus deuses haviam exigido reparação pela humilhação imposta a eles e trouxeram essa punição sobre o Egito. (cf. Mekhilta d’Rabbi Yishmael 12:29)

DO PRIMOGÊNITO DO FARAÓ ATÉ O PRIMOGÊNITO DA SERVA - Todos os que eram menos importantes que o primogênito do Faraó e mais importantes que os primogênitos da criada estão incluídos nessa descrição. E por que os das criadas foram atingidos? Porque eles também os trataram (os israelitas) como escravos e se alegraram com sua miséria. (Midrash tanchuma, Bo 7).

E TODOS OS PRIMOGÊNITOS DOS ANIMAIS – Porque eles os adoravam como deuses. Quando o Santo, bendito seja Ele, exige punição de uma nação, Ele pune seus deuses ao mesmo tempo. (Bereshit Rabbah 96:5)

Midrash Tanchumá, Bo, 4

2 Todo fardo que os egípcios impuseram aos israelitas, o Santo, bendito seja Ele, lhes [aos egípcios] trouxe. Por terem forçado os israelitas a tirar água para eles, Ele transformou a água em sangue. Eles conspiraram para que eles eles carregassem fardos, e então Ele trouxe os sapos contra eles para consumir o que eles carregavam. Eles planejaram fazê-los trabalhar na terra, e assim os mosquitos enxamearam sobre toda a terra. Eles decidiram obriga-los a servir como tutores para seus filhos, e Ele enviou rebanhos de leões, lobos, leopardos, ursos e águas contra eles. Quando um egípcio que tinha cinco filhos ordenou que um israelita os levasse ao mercado, um leão aparecia e apanhava um deles; um lobo, ou tro; e um leopardo, um urso e uma água apreenderiam mais um. Quando coltava sozinho para a casa do egípcio, perguntava-lhe: “Onde estão meus filhos?” “Vou lhe contar o que aconteceu”, ele respondeu: “Um leão veio e pegou um; um lobo, outro; e um leopardo e um urso pegaram outro”.

3. Eles forçaram os israelitas a pastar seus rebanhos, e então Ele enviou a peste contra eles, como é dito: Eis que a mão do Senhor está sobre teu gado (Êx 9:3). Eles obrigaram os israelitas a aquecer as coisas quentes, e Ele os aflingiu com furúnculos. Eles conspiraram para que fossem apedrejados até a morte e então Ele enviou saraiva sobre eles. Eles planejaram fazer dos israelitas seus jardineiros, e assim Ele trouxe contra eles os gafanhotos, que consumiam suas árvores, e comeram toda a grama e frutas da terra. Eles conspiraram para aprisiona-los, e assim Ele trouxe trevas sobre eles. Eles planejaram matar os israelitas, e entaõ Ele feriu todos os primogênitos. Eles queriam afoga-los na água, e então Ele derrubou faraó e seu exército no Mar Vermelho (Sl 136:15)



Midá reneged midá

Uma medida por uma medida
Baixar 20 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar