Identificação
Área do Conhecimento (BNCC): Linguagens e suas Tecnologias
Componente Curricular: ARTES
Ano/Série: 2ª Série do Ensino Médio
Conteúdo
Arte e Colonização: A pintura acadêmica no Brasil (século XIX)
Objetivos
- Discutir a relação entre colonização e a constituição da cultura brasileira, especificadamente no que diz respeito a seus valores estéticos.
- Propor reflexões acerca do olhar europeu sobre a sociedade brasileira na época da colonização.
- Refletir sobre como os valores estéticos da colonização ainda se manifestam em nossa vida cotidiana.
Habilidades da BNCC Ensino Médio
(EM13LGG101) Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
(EM13LGG601) Apropriar-se do patrimônio artístico de diferentes tempos e lugares, compreendendo a sua diversidade, bem como os processos de legitimação das manifestações artísticas na sociedade, desenvolvendo visão crítica e histórica.
Síntese do assunto (pressupostos teóricos do conteúdo)
Nesta aula trataremos da arte produzida no século XIX no Brasil, mais especificadamente da pintura, e sua tentativa de alinhamento com a arte europeia, tendo como base o texto do Livro didático Percursos da Arte de autoria de Beá Meira, Rafael Presto e Silvia Soter, 2016.
Abordaremos a Missão Artística Francesa, contratada pela corte portuguesa com o objetivo de fundar uma Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro e organizar o ensino da arte no Brasil calcado nos valores tradicionais da arte europeia – concebido com base em padrões neoclássicos. De acordo com Katiucya Perigo (2016) em seu livro Diversidade e Resistência: A construção de uma Arte Brasileira - que também servirá como base teórica desta aula – O neoclassicismo foi uma escola artística que propôs a retomada dos valores clássicos na arte e o estudo aprofundado da arte grega e da arte renascentista. (PERIGO, 2016)
Daremos destaque a figura do artista Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e seu discípulo gaúcho Manoel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879).
Desenvolvimento da aula ou do projeto (introdução, desenvolvimento e encerramento, em formato de texto detalhado)
Descreva detalhadamente as ações, atividades e exercícios que serão desenvolvidos para atingir os objetivos pretendidos.
Recursos
Descreva os recursos tecnológicos educacionais que serão utilizados para desenvolver o Plano de Aula ou o Projeto de Ensino (por exemplo: projetor, rádio, televisão, quadro de giz, entre outros).
Referências
Liste todas as referências utilizadas
Compartilhe com seus amigos: |