Ano C | Tempo Comum | XIII Domingo
Anunciar a Alegria do Evangelho
“Segue-me”
Itinerário simbólico do Tempo Comum
Fisionomia do Discípulo Missionário: Comunhão
Característica: Comunhão no seguimento
Concretização: A Liturgia deste Domingo é um convite ao seguimento de Jesus Cristo. Não o fazemos sozinhos. O seguimento abre-nos à comunidade, porque é seguimento de uma Pessoa: Jesus Cristo. Como forma de representar esta perspetiva propomos que permaneça o mesmo arranjo da semana anterior, inserindo quatro pegadas no caminho.
Sugestão de cânticos
Entrada - Louvai o Senhor, povos de toda a terra - F. Silva (IC, p. 322-323/ NRMS 85)
Comunhão - Pai Santo, guarda no Teu nome - M. Simões (NRMS 116)
Pós-comunhão - Povos, batei palmas - C. Silva (OC, p. 212)
Final - Hino do Ano Santo da Misericórdia
Elementos celebrativos a destacar
Valorizar as procissões da celebração
O “segue-Me” que Cristo nos dirige no Evangelho pode ser realçado particularmente nas procissões da Eucaristia:
- procissão de entrada: seguir Cristo, salvador;
- procissão do Evangeliário no momento da aclamação do Evangelho: seguir Cristo, Palavra de Vida;
- procissão de ofertório: seguir Cristo, sacerdote eterno na sua oblação ao Pai;
- procissão de comunhão: é Cristo que nos convida a comungar o seu Corpo e o seu Sangue;
- procissão de saída: é Cristo que nos envia para a vida.
Cada comunidade procurará encontrar os meios mais adequados para valorizar as procissões na Eucaristia, tantas vezes esquecidas, como expressão simbólica e profunda do nosso seguimento de Cristo.
Eucologia
Orações do Domingo XIII do Tempo Comum (Missal Romano, p. 407).
Oração Eucarística V/C com o seu prefácio (Missal Romano, pp. 1169ss).
Oração universal
Oremos, irmãos caríssimos, ao Senhor nosso Deus e nosso Pai, que nos chama à verdadeira liberdade, e supliquemos confiadamente, dizendo:
Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor.
Pela Santa Igreja que procura avançar corajosamente no seguimento de Cristo, propondo o Evangelho a todas as pessoas de boa vontade. Oremos ao Senhor.
Por todos os governantes que se deixam guiar por Deus na sua missão e prosseguem por caminhos de tolerância e de concórdia, no respeito pela natureza e pela vida. Oremos ao Senhor.
Pelas crianças e adolescentes que frequentaram a Catequese e que contam com a ajuda dos pais para permanecerem fiéis no caminho de Jesus. Oremos ao Senhor.
Por todas as comunidades cristãs da nossa Arquidiocese de Braga, que estão atentas ao impulso da misericórdia de Deus que as impele a serem verdadeiramente missionárias. Oremos ao Senhor.
Pelos os cidadãos refugiados dos seus países e que encontram comunidades que os acolhem e os ajudam a refazer as suas vidas. Oremos ao Senhor.
Por todos aqueles que procuram o verdadeiro sentido da liberdade e têm gosto em servir. Oremos ao Senhor.
Por todos os nossos irmãos fiéis defuntos que procuraram viver em caminho de retidão e desejaram a vida feliz na comunhão dos santos. Oremos ao Senhor.
Concedei, Senhor, a todos os fiéis a graça de se deixarem conduzir pela luz do vosso Espírito, para que se mantenham tolerantes e pacíficos e sigam a Cristo com alegria, desprendimento e confiança. Ele que vive e reina por todos os séculos dos séculos.
Admonição final
Jesus diz-nos claramente que não é possível “segui-l’O a meias”, como algo acessório ou secundário, algo a que daremos atenção se nos sobrar algum tempo.
O tempo de férias, que se aproxima, é tentador, para muitas desculpas, para uma espécie de fé a prazo e sob condição, uma fé sazonal, que surpreendentemente hiberna no Verão.
Seremos verdadeiramente livres, se nos soltarmos da tralha de vida e dermos a Deus o seu primeiro e justo lugar, na vivência da Eucaristia dominical.
Seja qual for o destino das férias, que Jesus seja sempre o nosso Caminho!
Bênção e envio
Bênção sobre o povo nº 2 (Missal Romano, p. 569).
Missão
Começar cada dia fazendo o sinal da cruz e pensando que sou chamado a “carregar com a cruz”, isto é, a sentir a presença de Jesus Ressuscitado que me fará ser mais reflexivo e tolerante.
Compartilhe com seus amigos: |