“Amor humor”: uma poética do outramento Victor Palomo resumo



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19526-Texto do artigo-80061-1-10-20190215


“Amor humor”: uma poética do outramento 
Victor Palomo

RESUMO:
O poema “Amor humor”, publicado por Oswald de Andrade em 1927, 
coteja dois temas que já estavam presentes em intensidades desiguais na 
literatura luso-brasileira. Este artigo tem como objetivo considerar que 
mensagem chistosa acrescentada ao discurso amoroso potencializa uma 
ruptura com as séries literárias precedentes e aponta seu impacto em 
outras séries literárias brasileiras. 
Palavras-chave: Amor. Humor. Alteridade. Modernismo. 
Desconcertante parece ser o adjetivo que melhor acompanha a substantiva aparição 
do escritor Oswald de Andrade (1890-1954) na cena literária brasileira. Embora sua primeira 
obra publicada tenha acontecido em parceria com o escritor Guilherme de Almeida (o drama 
Leur Âme, em 1916) e a crítica considere como estreia a publicação do romance Os Condenados 
(1922), foi a reelaboração estética suscitada pelo inusitado Memórias Sentimentais de João 
Miramar (1924) que selou sua contundente dicção modernista. Romance montado por 
capítulos-relâmpagos que expõem a necessidade de fundar uma estética brasileira autêntica, 
tal obra incomoda os preceitos de uma elite conservadora já abalados pelas injunções que 
uma industrialização incipiente forjava à tradição do poder latifundiário. Aderida aos influxos 
vanguardistas europeus das duas primeiras décadas do século XX, a prosa miramarina é 
composta por blocos cuja montagem cubista das imagens fica explícita e nos quais o 
coloquialismo e as transgressões sintáticas conferem o efeito humorístico que se plasmará, 
de forma mais exuberante, no volume assumidamente poético Pau Brasil, de 1925 (DANTAS, 
1991, p. 191-192).
Atento às inquietações do homem brasileiro, expressas por uma nova sintaxe que 
absorvia as deformações da linguagem engendradas pelos imigrantes recém-chegados, 
Oswald de Andrade ambicionava uma poética de ruptura que abandonasse os excessos 
românticos à portuguesa. Do ponto de vista estilístico, atacava a ourivesaria parnasiana de 
tribunais que conferia certa nobreza aos ilustrados que a ela acedia e, ao mesmo tempo
alargava o abismo que a separava de uma suposta linguagem não-literária: a fala do povo que 
trazia uma “língua sem arcaísmos, sem erudição. Natural e neológica. A contribuição 
milionária de todos os erros. Como falamos. Como somos”
1
(ANDRADE, 1986, p. 327). 
Tal “poética da radicalidade”, conforme o batismo de Haroldo de Campos (2006, p. 7-72), 
incentivada pelo acirrado debate em torno da Semana de Arte Moderna de 22, buscava um 
delineamento da identidade nacional apoiada na pesquisa dos temas da miscigenada cultura 
brasileira, com ênfase na coloquialidade da sua fala, como ilustra o poema “J.M.P.S.”, da série 
“História do Brasil”, do volume Pau Brasil
J. M. P. S. 
(da cidade do porto) 
vício na fala 
para dizerem milho dizem mio 
Para melhor dizem mió 
Para peor pió 
Para telha dizem têia 
Para telhado dizem teado 
E vão fazendo telhados (ANDRADE, 2006, p. 119). 



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