8º ano Conteúdos para a avaliação mensal: páginas 82 a 125 Além do roteiro estude as páginas do livro didático



Baixar 15.98 Kb.
Encontro03.11.2017
Tamanho15.98 Kb.
8º ano – Conteúdos para a avaliação mensal: páginas 82 a 125

*Além do roteiro estude as páginas do livro didático.

1- Por que a Inglaterra começou a controlar mais a colônia americana?

Com o aumento da capacidade produtiva interna, a Inglaterra decidiu aumentar o controle sobre as colônias do norte, com o objetivo de tornar os colonos consumidores.

2- O que foi a Festa do Chá em Boston?

EM 1773, a Coroa Britânica concedeu à Companhia das Índias Orientais o monopólio da comercialização do chá. Sentindo-se prejudicados, os comerciantes coloniais, disfarçados de indígenas, atacaram os barcos da Companhia das Índias e jogaram o chá ao mar.

3- Qual foi a importância do Segundo Congresso da Filadélfia?

O democrata Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos, promulgada a 4 de julho de 1776.

4- O que continha a Declaração de Independência?

O documento inspirado nas principais ideias iluministas, entre outras determinações, proclamava que todos os homens foram criados iguais e têm direito à vida, à liberdade e à buscada da felicidade.

5- Como ocorreu a independência do Haiti?

Em 1802, os líderes Pétion, Christophe e Dessalines se uniram para combater os franceses. Após algumas batalhas, os rebeldes contaram com uma ajuda inesperada, um surto de febre amarela que quase dizimou o exército francês. Derrotados, os franceses bateram em retirada. A 1º de janeiro de 1804, a colônia francesas de São Domingos tornou independente adotando o nome nativo de Haiti (Terra das Montanhas).

6- Qual era o contexto internacional que influenciou as colônias espanholas na busca pela independência?

A Independência dos EUA representava a quebra do Pacto Colonial e o nascimento de um outro tipo de governo, a república. Os princípios do Antigo Regime foram exterminados durante a Revolução Francesa e as ideias de liberdade e igualdade difundiram-se por outros países da Europa, que também destituíram seus reis e instauraram novas formas de governo.

7- Por que os criollos da América estavam descontentes?

Os principais cargos administrativos eram ocupados pelos chapetones (nascidos na Espanha), por isso os criollos (descendentes de espanhóis nascidos na América) sentiam-se prejudicados.

8- Como as ações de Napoleão na Europa influenciaram a América Espanhola?

Com a ocupação da Espanha por tropas de Napoleão, as elites criollas juraram fidelidade ao rei deposto. As juntas governativas passaram a ter autonomia. Após a derrota de Napoleão, a Coroa espanhola tentou reaver o controle, porém os criollos não aceitavam ser governados como antes.

9- Quais foram os precursores das guerras de independência na América espanhola?

Tupac Amaru, Francisco Miranda, Hidalgo e Morelos.

10- Qual era o projeto político de Simón Bolívar?

O sonho de Bolivar era criar um sistema político que unisse toda a América. Do México até o Sul, os povos estavam unidos pela língua e pela história de massacres e humilhação, razão pela qual Bolívar não via limites nas dimensões territoriais.

11- Quem foi José de San Martim?

San Martim nasceu em 1778, na Província de Corrientes, Argentina, e era de família rica. Foi o maior estrategista da independência, pois compreendeu que o centro de resistência à dominação espanhola estava no Peru.

12- Que motivos não permitiam a união dos Estados americanos após a independência?

Os interesses locais foram mais importantes; as dificuldades de comunicação; a existência de diversos polos econômicos, por isso os interesses políticos divergiam; os ingleses estavam interessados apenas em dominar economicamente os novos países, então não havia interesse em defender uma unidade maior; os governos dos E.U.A e do Brasil não se interessaram pela questão.

13- Qual era a situação na colônia portuguesa no século XVIII?

Portugal aumentou o controle e a opressão. A região das minas desenvolveu-se economicamente no auge da exploração aurífera (ouro). Mesmo que a maior parte do ouro fosse para Portugal, a mineração fez surgir um grupo de enriquecidos que não aceitava o forte controle português e passou a contestá-lo.

14- Como a independência dos E.U.A. influenciou a colônia portuguesa?

A Independência dos E.U.A., em 1776, influenciou fortemente ao propagar a ideia de que o povo pode destituir os governantes opressores e fundando um país livre.

15-Quando e onde ocorreu a Conjuração Mineira?

Em 1789, em Vila Rica (atual Ouro Preto), na capitania de Minas Gerais.

16- Qual era a intenção do conjurados mineiros?

Membros da elite econômica e cultural da região de Vila Rica começaram a planejar um movimento para conter as ações de Portugal sobre a colônia e também proclamar Minas Gerais uma república.

17- A revolta planejada pelos conjurados ocorreu?

Não. Um dos membros do grupo, Joaquim Silvério dos Reis, denunciou o plano em troca de perdão para suas dívidas. O governador suspendeu a derrama (cobrança de impostos atrasados), mandou prender os conjurados, que foram acusados de crime de inconfidência, ou seja, de infidelidade a seu rei. Alguns foram condenados à morte por enforcamento, porém quase todos , exceto Tiradentes, tiveram sua pena modificada para o exílio na África, outros seis foram absolvidos por falta de provas e os padres tiveram julgamento secreto.

18-Qual era o contexto da Bahia da década de 1790?

Salvador tinha uma grande população e a maioria vivia na miséria. Devido à alta dos preços do açúcar no mercado internacional, os produtores locais aumentaram o plantio de cana-de-açúcar e diminuíram as plantações de gêneros alimentícios. Consequentemente, os preços dos alimentos subiram e a fome aumentou.

19- O que diferencia a Conjuração Baiana de outros movimentos?

Foi o primeiro movimento a favor da independência com significativa participação popular e que trazia, entre suas propostas, a libertação dos escravos. Contou ainda coma participação inédita de mulheres.

20- O que o Bloqueio Continental representava para Portugal?

Portugal ficava em uma situação delicada. Por manter relação de dependência econômica com a Inglaterra, não podia aderir ao Bloqueio Continental. Por outro lado, se não obedecesse as decisões de Napoleão Bonaparte, a invasão à Portugal seria imediata.

21- Qual foi a solução encontrada pela Inglaterra para Portugal sair do impasse relativo ao Bloqueio Continental?

A corte portuguesa deveria se transferir para o Brasil, sob escolta inglesa, e usaria a colônia como sede do Império Português.

22- Qual foi a primeira medida de D. João, príncipe regente, no Brasil?

Abertura dos Portos às Nações Amigas (28/01/1808). Assim, o comércio do Brasil estava liberado às nações aliadas de Portugal, que, naquele momento, restringia-se à Inglaterra. Com isso, acabou o Pacto Colonial, que garantia a exclusividade de comércio entre a metrópole e a colônia.

23- Qual decisão do Congresso de Viena afetava o Brasil e como D. João resolveu o impasse?

Estabelecia que as monarquias europeias reassumiriam seus tronos, assim D. João deveria voltar a Portugal. Porém não era essa a vontade dele, que , para resolver o impasse, elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.

24- Qual era a situação de Pernambuco na segunda metade da década de 1810?

Os senhores de engenho (Açúcar) e produtores de algodão enfrentavam grave crise econômica causada pela queda de preços de seus produtos no mercado externo. Essa situação piorou com a seca de 1816, que provocou o endividamento desses proprietários com os comerciantes portugueses que controlavam as exportações na região.

25- Como os pernambucanos reagiram à situação da região?

A elite( padres, comerciantes, juízes, comerciantes, proprietários de terras, militares) inspirada pelas ideias iluministas, organizaram um movimento em prol da independência. Em março de 1817, os revoltosos tomaram a cidade de Recife e estabeleceram um governo republicano provisório e a elaboração imediata de uma constituição. Entretanto, D. João organizou suas tropas e, após vários confrontos, os rebeldes foram dominados, julgados, alguns de seus líderes foram condenados à morte, outros participantes foram perdoados em 1821.



BOM ESTUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Baixar 15.98 Kb.

Compartilhe com seus amigos:




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
reunião ordinária
Dispõe sobre
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Universidade estadual
Relatório técnico
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
pregão eletrônico
Curriculum vitae
espírito santo
Sequência didática
Quarta feira
conselho municipal
prefeito municipal
distrito federal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
Pregão presencial
segunda feira
recursos humanos
educaçÃO ciência
Terça feira
agricultura familiar