26. - «DAR A VIDA PELO “AMIGO”»? -
26.A
Desde a VIDA
[ Os Irmãos “mártires” de Turón-(I) ]
São oito Irmãos de La Salle, vivendo na mesma casa porque formam a mesma Comunidade Cristã; todos com a mesma missão de ensinar e educar para transformarem aquelas crianças da sua Escola em bons cidadãos cristãos; e estão a ser condenados à mesma morte pelo simples “delito” de ensinar, dentro da fé cristã, aos filhos dos operários das minas de carvão daquele vale mineiro, nas Astúrias (norte da Espanha)…
Pela estrada da aldeia (Turón) – depois de ter sido presos naquela madrugada do dia 5 de outubro – são levados até à Casa do Povo, que vai ser a sua prisão durante quatro dias, não mais. Proíbem-lhes de se comunicarem com os outros presos que já lá estão detidos; obrigam-lhes a manterem as janelas fechadas; quase que não recebem alimento naqueles dias; um dos seus vigilantes tem a ordem de lhes infundir medo para evitar neles qualquer reação inesperada…
No quarto dia – à noite para tudo se realizar em segredo e na escuridão – aqueles chefes desumanos recrutam gente de fora da aldeia para formar o “piquete de execução” (de mais de vinte fuzileiros) e, sem nenhum tipo de julgamento legal, conduzem aqueles inocentes educadores, que caminham, em fileira, como cordeiros no meio de lobos ou como ovelhas que levam ao matadouro. E caminham a rezar! (segundo o testemunho posterior de algum dos fuzileiros)…
Uma vez chegados ao próprio cemitério da aldeia, são colocados em linha, junto de uma cova de nove metros de comprimento que tinham escavado previamente à beira das outras sepulturas do campo-santo…
Alguém grita “Fogo!”, e vários tiros de espingardas e pistolas “ceifam” num instante essas vidas ainda jovens (a maioria de menos de trinta anos!) que tombam no fundo da vala…
[ Pistas de Reflexão (dependendo das idades)… ]
● “Se uma semente não morre, fica sem germinar e não dá fruto”… Como é que podemos aplicar isto aos Irmãos Mártires? ...
● Porque será que os inimigos de Jesus e dos seus discípulos gostam de agir envolvidos nas trevas da noite? …
● E nós, no nosso dia a dia, o que é que preferimos nas atitudes habituais: as trevas (da mentira) ou a luz (da verdade)? …
26.B
Pela PALAVRA de DEUS.
(Jo 12, 23-32)
“Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora de se revelar a glória do Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se; quem se despreza a si mesmo, neste mundo, assegura para si a vida eterna. Se alguém me serve, que me siga, e onde Eu estiver, aí estará também o meu servo. Se alguém me servir, o Pai há de honrá-lo. Agora a minha alma está perturbada. E que hei de Eu dizer? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente para esta hora é que Eu vim! Pai, manifesta a tua glória!» Veio, então, uma voz do Céu: «Já a manifestei e voltarei a manifestá-la!» Entre as pessoas presentes, que escutaram, uns diziam que tinha sido um trovão; outros diziam: «Foi um Anjo que lhe falou!» Jesus respondeu: «Esta voz não veio por causa de mim, mas por amor de vós. Agora é o julgamento deste mundo; agora é que o dominador deste mundo vai ser lançado fora. E Eu, quando for erguido da terra, atrairei todos a mim»”.
Até à ORAÇÃO.
[do Salmo 56 (57)]
Tem compaixão de mim, ó Deus, tem compaixão,
porque em Ti me refugio
e me abrigo à sombra das Tuas asas,
até que passe a tormenta e o perigo…
Clamo a Ti, ó Deus, a Ti que fazes tudo por mim.
Espero, sim, que me envies do Céu a Tua ajuda
e que me salves dos que procuram destruir-me;
porque estou certo, Senhor, do Teu amor e fidelidade.
Ainda que me encontre rodeado de leões,
esses que estão dispostos a devorar os seres humanos,
cujos dentes são como lanças, flechas e espadas.
Ó Deus, revela nas alturas a Tua grandeza,
e, sobre toda a terra, revela a Tua glória.
Ainda que eles cavem um fosso diante de mim,
eu não temo, porque serão eles que vão cair...
Assim, o meu coração está firme, ó Deus,
o meu coração está firme apesar de tudo!
Por isso quero cantar e salmodiar eternamente!
Compartilhe com seus amigos: |