2-a bíblia tradição oral e escrita



Baixar 0.75 Mb.
Página1/10
Encontro03.11.2017
Tamanho0.75 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10
Capítulo 1

BIBLIA


INTRODUÇÃO

A palavra grega Bíblia, em plural, deriva do grego bíblos ou bíblion (βίβλιον) que significa "rolo" ou "livro". Bíblion, no caso nominativo plural, assume a forma bíblia, significando "livros". No latim medieval, bíblia é usado como uma palavra singular — uma coleção de livros ou "a Bíblia". Foi São Jerônimo, tradutor da Vulgata Latina, que chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". A Bíblia é na realidade uma coleção de livros catalogados, considerados pelas diversas religiões cristãs como Divinamente inspirados. É sinônimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".

1-A Bíblia palavra inspirada

Aparentemente a Bíblia é um livro como os outros. Mas na verdade é diferente de todos os outros livros. A Bíblia foi escrita pelos homens, mas tem como autor principal Deus. Estes homens escreveram movidos pela “inspiração” de Deus. O autor principal da Bíblia é Deus. Mas Deus serviu-se dos homens, como autores secundários. Eles escreveram impelidos pelo Espírito Santo.



2-A Bíblia tradição oral e escrita

Hoje é importante saber quem escreveu um livro e a data em que foi publicado. A Bíblia é um conjunto de 73 livros. Em cada livro colaboraram autores diferentes, em grande parte desconhecidos, e que viveram em época diferente. Podemos dizer que os livros da Bíblia são obra de um povo que fala da sua fé, vivida ao longo dos séculos. Os primeiros livros começaram a ser passados à escrita ao tempo dos reis David e Salomão (X-IX séc. AC), antes disso existia uma tradição oral. Foi escrita para não esquecer o passado, para transmitir a Revelação de Deus às gerações futuras e para ser proclamada nas celebrações litúrgicas.



3-A Bíblia uma biblioteca

A Bíblia divide-se em duas (2) grandes partes: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT).



ANTIGO TESTAMENTO: é formado por 46 livros escritos antes de Cristo. Todo o Antigo Testamento foi escrito em hebraico ou aramaico, menos o Livro da Sabedoria, I e II Macabeus e trechos dos Livros de Daniel e de Ester, que foram escritos em grego.

NOVO TESTAMENTO: formado por 27 livros que contam a vida de Jesus e a formação da Igreja. O Novo Testamento foi escrito em grego, menos o Evangelho de São Mateus que foi escrito em aramaico.

Portanto a Bíblia é formada por 73 livros. Sendo 46 Livros no AT + 27 Livros no NT

O hebraico era uma língua do Povo Hebreu ou Povo de Deus. Era especialmente religiosa;

O aramaico era uma língua usada no meio diplomático.

No tempo de Jesus já não se usava mais o hebraico e sim o aramaico.

Na Bíblia a palavra TESTAMENTO tem o sentido de ALIANÇA ANTIGA ALIANÇA e NOVA ALIANÇA.
Toda a Bíblia gira em torno da Aliança que Deus fez com seu povo.

ALIANÇA - é um contrato muito especial. Um pacto de amor entre as pessoas. Um compromisso de fidelidade entre Deus e os homens.

No Antigo Testamento essa Aliança foi selada com um sinal visível.

Ex: Decálogo  Dez Mandamentos.

A Aliança foi gravada na pedra e selada com o sangue dos animais.

No Novo Testamento a Nova Aliança é gravada no Espírito e selada com o Sangue de Jesus. A Nova Aliança ao contrário da Antiga Aliança que era feita somente com o Povo de Israel, é uma Aliança Universal, aberta a todos os homens que aceitam a proposta da Salvação trazida por Jesus.

A Antiga Aliança é a promessa; a Nova é a sua realização. Cristo é a plena realização da Antiga e Nova Alianças. Ele é o "Alfa" e o "Ômega" (Alfa e Ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego). Significa que Jesus é o começo e fim de todas as coisas.

4-Em que foi escrita a Bíblia?

No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.



CERÂMICA: conhecida como a arte mais antiga da humanidade. O barro servia para fazer desde vasos, até chapas, nas quais se escrevia. Muitos textos bíblicos foram escritos nesses " tijolos".

PAPIRO: planta originária do Egito. Nascia e crescia espontaneamente às margens do Rio Nilo, chegando até a altura de 4 metros. Do Egito o papiro passou para a Síria, Sicília e Palestina (onde foi escrita a Bíblia). Do papiro era feita uma espécie de folha de papel para nela se escrever. Seu caniço era aberto em tiras e prensado ainda úmido. O papiro era ainda usado na fabricação de barcos e cestos. Dizem que 3.000 a.C os egípcios já escreviam no papiro. Tais folhas eram escritas só de um lado e depois guardadas em rolos.

PERGAMINHO: feito de couro curtido de carneiro. Começou a ser usado como "papel" na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumens II 200 a.C. Pérgamo era uma importante cidade da Ásia Menor. Os egípcios, com inveja da grande importância da biblioteca de Pérgamo, não quiseram mais vender papiro para os moradores daquela cidade. Por isso, o rei de Pérgamo se viu obrigado a usar outro material para a escrita, que foi a pele de ovelha. O pergaminho se espalhou rapidamente para outras regiões.

Os pergaminhos, assim como as folhas de papiro, não eram "encadernados" num livro como fazemos hoje. Os antigos ligavam umas folhas às outras e faziam "rolos".




5-A Bíblia definição do Canon

O principal Autor da Bíblia é DEUS. Os escritores sagrados (homens) registraram suas experiências de fé e de vida, inspirados por Deus. Antes desses Livros serem registrados - TRADIÇÃO ESCRITA - tais experiências eram passadas oralmente de geração em geração - TRADIÇÃO ORAL.

Quando falamos em Livros Inspirados, entendemos aqueles Livros que formam a Bíblia Sagrada. São os 73 Livros, reconhecidos oficialmente pela Igreja como tais. São chamados Livros Canônicos. Essa inspiração para escrever Livros da Bíblia já foi encerrada no tempo dos Apóstolos. Agora não se acrescenta mais nenhum Livro.

HAGIÓGRAFO: é aquele que escreve a Palavra de Deus. Ele é inspirado pelo Espírito Santo.

LIVROS APÓCRIFOS: São os Livros não inspirados. Também não quer dizer que sejam falsos. São até piedosos e edificantes. Seus escritos estão misturados com lendas e muita imaginação. Não fazem parte dos Livros Canônicos.

6-A Bíblia formação literária

Os livros da Bíblia não foram escritos de uma só vez, nem são obra de um único escritor. Foi escrita por etapas, a partir de tradições orais e escritas (documentos) que se foram juntando progressivamente. A passagem da tradição oral à escrita aconteceu por etapas ao longo dos séculos. Apresentamos brevemente a chamada “Hipótese documentária”, segundo a qual, os primeiros 5 livros da Bíblia, seria o resultado de 4 fontes (Javista, Eloísta, Sacerdotal e Deuteronômica).



7-A Bíblia Gn,1-11

Apresentamos o conteúdo dos primeiros 5 livros da Bíblia, Gênesis (Gn), Êxodo (Ex), Levítico (Lv), Números (Nm) e Deuteronômio (Dt) formam um conjunto chamado PENTATEUCO, são os livros Lei, em hebraico TORAH. O Livro do Gênesis fala da criação do mundo e dos patriarcas; o Livro do Êxodo fala da libertação do povo de Israel da escravidão egípcia; o Livro do Levítico fala das leis do povo de Israel; o Livro dos Números fala da travessia do deserto, até à terra prometida e, enfim, o Livro do Deuteronômio apresenta 3 discursos de Moisés à beira da terra prometida. Os 5 livros da Torah contam a experiência fundamental do povo de Israel: as origens do povo de Israel (Patriarcas) e como Deus o libertou da escravidão Egípcia conduziu-o pelo deserto, até a terra prometida. Particular atenção merecem os primeiros 11 capítulos do Livro do Gênesis. São como uma grande introdução a todos os livros da Bíblia. Apresenta o quadro dramático em que está envolvida toda a humanidade: Deus criou o mundo e confiou-o ao homem, mas este tentado pela antiga serpente desobedeceu a Deus. O pecado entrou no mundo e, assim, perdeu-se a harmonia original. Mas Deus, não abandonou a humanidade, interveio muitas vezes, oferecendo a Sua Aliança de Amor.



8-A Bíblia o povo de Israel

Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da escravidão egípcia… preparando, de longe, o destino das tribos de Judá, de David e da espera do Messias. Apresentamos aqui algumas datas importantes da história do Povo de Israel, que pode ajudar muito a compreensão da Bíblia.



9-A Bíblia os patriarcas

Deus prometeu a Abraão uma descendência numerosa (Gn 12,2; 15,5); e dom de uma terra (Gn 12,7; 15,13-16). Esta promessa de Deus é o tema central da história dos Patriarcas (Gn 23; Gn 28,13; Gn 32 e 49,29-30; Gn 50,24-25). Deus é fiel e cumpre a Sua promessa. O Livro do Êxodo recorda que «Os filhos de Israel foram fecundos e multiplicaram-se; tornaram-se tão numerosos e poderosos que encheram o país». (Ex 1,7). A partir de agora, Deus conduz o povo da escravidão para a liberdade, realizando a segunda parte da promessa: a terra.



10-A Bíblia êxodos

O livro do Êxodo fala da libertação do povo de Israel por Moisés, o enviado de Deus. O livro dos Números fala da travessia do deserto, até a entrada na terra prometida. O Êxodo é caminho da escravidão para a liberdade, uma liberdade que é dom de Deus e conquista do homem. Deus é «quem faz existir». Pela Sua intervenção poderosa uma massa de escravos torna-se um povo. No monte Sinai fez Aliança com o povo de Israel. Aliança selada com o sangue dos animais, que foi renovada mais vezes… até a Nova e Eterna Aliança, selada com sangue de Jesus Cristo, na Cruz.



11-Os profetas

Os profetas são homens chamados por Deus para transmitir a Sua Palavra. No tom da sua voz é possível sentir o poder de Deus que o impele a proclamar a Palavra. Em cada profeta o momento da Vocação divina é determinante, de fato, ele tem consciência de falar «em nome de Deus». A fidelidade a Aliança é o tema fundamental da sua pregação.



12-A Bíblia os livros sapienciais

Nos livros sapienciais (Provérbios, Sabedoria, Cânticos dos Cânticos….) são recolhidos os ensinamentos dos sábios. Trata-se de um conhecimento que se apreende vivendo; ensinam a viver com humildade, fazendo o bem e confiando em Deus. Enfrentam o problema do mal e da retribuição, vai-se abrindo, cada vez mais, a esperança da vida eterna.



13-A Bíblia Novo Testamento

Deus encheu-nos com o Seu Amor derramando o Espírito Santo em nossos corações. Com a vinda de Jesus, o Filho de Deus, revela-se em plenitude o Amor eterno de Deus. É um amor que chama à conversão: em Marcos é um amor sofredor; em Lucas, um amor misericordioso; em Mateus um amor fiel; em João é um amor filial. Apresentamos, de forma geral, o conteúdo dos 4 evangelhos, dos Atos dos Apóstolos, das Cartas e do Livro do Apocalipse.



14-A Bíblia a espera do Messias

O Antigo Testamento é importante para nós, os cristãos, porque prepara a vinda de Jesus. São apresentados alguns dos textos mais significativos que anunciam a vinda do Messias, no qual reconhecemos Jesus. Este mesmo tema encontra-se mais desenvolvido na parte onde se fala do messianismo.



ESTRUTURA E DIVISÃO DOS LIVROS BÍBLICOS

A Bíblia é um livro inspirado por Deus, sendo divida em antigo e novo testamento. Existem ao todo 73 livros (46 no velho testamento e 27 no novo testamento), que foram escritos entre 1200 a.C. a 100 d.C aproximadamente. Os conteúdos destes livros se referem as histórias de vidas de homens e mulheres que buscaram Deus e vivenciaram a beleza de ajudar o próximo, muitas vezes contrariando os interesses e idéias dos poderosos de sua época. A junção desses livros, relatando a experiência destas pessoas, é que nasce a Bíblia.



ANTIGO TESTAMENTO - SUAS DIVISÕES E SIGLAS (46 Livros)

Pentateuco (5 Primeiros Livros da Bíblia) - Livros da Lei de Deus:

Gênesis (Gn) / Êxodo (Ex) / Levítico (Lv) / Números (Nm) / e Deuteronômio (Dt).



Históricos (16 livros) - Contam a história do Povo Judeu:

Josué (Js) / Juízes (Jz) / Rute (Rt) / Samuel (1 Sm / 2 Sm) / Reis (1Rs / 2Rs) / Crônicas (1Cr / 2Cr) / Esdras (Esd) / Neemias (Ne) / Tobias (Tb) / Judite (Jt) / Ester (Est) / Macabeus (1Mc / 2 Mc).


Sapienciais (7 livros) - Apresentam a sabedoria e a espiritualidade de Israel:

Jó (Jó) / Salmos (Sl) / Provérbios (PR) / Eclesiastes (Ecl) / Cântico (Ct ** CtCt) / Sabedoria (Sb) Eclesiástico (Eclo).



Proféticos (18 livros) - Livros Escritos trazendo ensinamentos de grandes Profetas:

Isaías (Is) / Jeremias (Jr) / Lamentações (Lm) / Baruc (Br) / Ezequiel (Ez) / Daniel (Dn) / Oséias (Os) / Joel (Jl) / Amós(Am) / Abdias (Ab) / Jonas (Jn) / Miquéias (Mq) / Naum (Na) / Habacuc (Hab) / Sofonias (Sf) / Ageu (Ag) / Zacarias (Zc) / Malaquias (Ml).



NOVO TESTAMENTO - SUAS DIVISÕES E SIGLAS (27 Livros)

Evangelhos (4 livros) - Livros que relatam os Ensinamentos de Jesus - sua vida, morte e ressurreição:

Mateus (Mt) / Marcos (Mc) / Lucas (Lc) / João (Jo).



Atos dos apóstolos (1 livro) - Livro que tratam das atividades dos apóstolos após a ascensão de Jesus:

Atos dos Apóstolos (At) - Diário dos Apóstolos.



Epístolas (21 Livros) - São cartas pastorais, geralmente dirigidas às comunidades específicas e a problemas específicos:

Romanos (Rm) / Coríntios (1Cor, 2Cor) / Gálatas (Gl) / Efésios (Ef) / Filipenses (Fl) / Colossenses (Cl) / Tessalonicenses (1 Ts / 2Ts) / Timóteo (1Tm / 2Tm) / Tito (Tt) / Filemon (Fm) / Hebreus (Hb) / São Tiago (Tg) / São Pedro (1Pd / 2Pd) / São João (1Jo / 2Jo / 3Jo) / São Judas (Jd).



Apocalipse (1Livro) - O livro da Revelação:

Apocalipse (Ap).



ENTENDENDO AS CITAÇÕES BÍBLICAS

No início, a Bíblia não se apresentava dividida em capítulos e versículos como nos dias de hoje. Esta conquista só aconteceu muito tempo depois, ao longo dos séculos. Hoje em dia, esta estrutura nos permite compreender e achar facilmente uma determinada passagem bíblica.

Para encontrarmos uma citação Bíblica, seguindo a convenção atualmente adotada, devemos levar em consideração a seguinte ordem:

Nome do Livro (Geralmente expressa pela Sigla exposta anteriormente);

Número do Capítulo;

Número dos Versículos (Existe uma vírgula logo depois do número do capítulo. Esta vírgula separa o capítulo do versículo. Quando não se indica o versículo é porque a citação se refere ao Capítulo inteiro).



EXEMPLOS:

Is 3, 8 - Livro de Isaías, Capítulo 3, Versículo 8.

Ef 5, 1 - Carta à Efésios, Capítulo 5, Versículo 1.

Lc 4, 18 - Evangelho de Jesus, Segundo Lucas, Capítulo 4, Versículo 18.

Gn 3 - Livro do Gênesis, Capítulo 3. (Quando não se indica o versículo é porque a citação se refere ao Capítulo inteiro).

Ef1, 3s - Carta à Efésios, Capítulo 1, Versículo 3 e seguinte (4).

Ef1, 3ss - Carta à Efésios, Capítulo 1, Versículo 3 e seguintes (4 em diante).

Pr 3, 1a - Livro dos Provérbios, Capítulo 3, apenas a primeira parte do versículo 1.

Pode ocorrer também a existência de um hífen, que indica a seqüência de capítulos ou versículos. Já o ponto e vírgula, separam as passagens que estão em capítulos ou livros diferentes. Isto pode ser visto nos exemplos seguintes:

Is7, 10-14 - Livro de Isaías, Capítulo 7, Versículos do 10 até 14.

Lc3, 1-9 - Evangelho de Jesus, Segundo Lucas, Capítulo 3, Versículos de 1 até 9.

Tg 1, 1: 2, 1 - Carta de Tiago, Capítulo 1,versículo 1 e Capítulo 2, versículo 1.

Jz 13, 2-7.24-25 - Livro dos Juízes, Capítulo 13, Versículos de 2 a 7 e de 24 a 25.

Jo 15, 26; 16, 4a. - Evangelho de João, Capítulo 15, Versículo 26, Capítulo 16, Versículo 4a (primeira parte do versículo 4).

Nm 24, 2-7; 15-17b - Livro dos Números, Capítulo 24, Versículos de 2 a 7 de 15 a 17 b (segunda parte do versículo 17).

2 Reis 5, 1-15a - Segundo Livro dos Reis, Capítulo 5, Versículos de 1 a 15 a (primeira parte do versículo 15).

Lv 19, 1-2.11-18 - Livro do Levítico, Capítulo 19, Versículos de 1 a 2 e de 11 a 18.

Lc6, 12-20; Mt 5, 2s - Evangelho de Lucas, Capítulo 6, Versículos de 12 a 20 e Evangelho de Mateus, Capítulo 5, versículo 2 e seguinte.



Fonte: Pe. Léo (Site:http://www.padreleo.org/?p=144)

Uma breve introdução à Bíblia

Capítulo 2



Santíssima Trindade




Baixar 0.75 Mb.

Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   10




©bemvin.org 2020
enviar mensagem

    Página principal
Prefeitura municipal
santa catarina
Universidade federal
prefeitura municipal
pregão presencial
universidade federal
outras providências
processo seletivo
catarina prefeitura
minas gerais
secretaria municipal
CÂmara municipal
ensino fundamental
ensino médio
concurso público
catarina município
Dispõe sobre
reunião ordinária
Serviço público
câmara municipal
público federal
Processo seletivo
processo licitatório
educaçÃo universidade
seletivo simplificado
Secretaria municipal
sessão ordinária
ensino superior
Relatório técnico
Universidade estadual
Conselho municipal
técnico científico
direitos humanos
científico período
espírito santo
pregão eletrônico
Curriculum vitae
Sequência didática
Quarta feira
prefeito municipal
distrito federal
conselho municipal
língua portuguesa
nossa senhora
educaçÃo secretaria
segunda feira
Pregão presencial
recursos humanos
Terça feira
educaçÃO ciência
agricultura familiar