1. Relacione as imagens e o texto apresentados a seguir com os movimentos de vanguarda a que se referem. Surrealismo – Cubismo



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1. 

Relacione as imagens e o texto apresentados a seguir com os movimentos de vanguarda a que se referem.

 

Surrealismo – Cubismo (pictórico ou literário)  – Futurismo – Dadaísmo           (2,0)



a)  Les demoiselle D’Avignon – Pablo Picasso 

 

b)  Dinamismo de um cão preso a uma correia – 



Giacomo Balla  

 

 



c)  Mulheres com cabeça de flores que 

encontraram na praia a pele de um piano de 

cauda – Salvador Dalí  

 

 



d)  Die Schlacht (A Batalha) – Ludwig Kasak 

 

2. 

 Relacione os fragmentos dados aos movimentos de vanguarda a seguir.                                           (2,0)

 

 



Surrealismo – Cubismo – Futurismo – Dadaísmo

 

 



a) “Creio na resolução futura desses dois estados, aparentemente tão contraditórios, tais sejam o sonho e a 

realidade, em uma espécie de realidade absoluta, de super-realidade, se assim se pode chamar.” 

__________________________________ 

 

 b) “Eu represento as coisas não só como as quero ver, mas também como os outros as podem ver, e a 



minha obrigação é respeitar – e estimar – essa multiplicidade de perspectiva.” 

__________________________________ 

  

c) “Eu redijo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou por princípio contra os 



manifestos, como sou também contra os princípios.” ____________________________________ 

 

 d) “No aeroplano, sentado sobre o cilindro da gasolina, queimado o ventre da cabeça do aviador, senti a 



inanidade ridícula da velha sintaxe herdada de Homero. Desejo furioso de libertar as palavras, tirando-as 

para fora da prisão do período latino!” _______________________________ 

 

 

 



 

 

 



 

ESCOLA ESTADUAL 

MAESTRO FREDERICO 

LIEBERMANN 

Atividade Pedagógica Complementar 03 – 2º bim  

Língua Portuguesa 

Data


 

Professor(a)        

GISLAINE MARTIN 

Turma 


3º ANO “______” 

Aluno(a) 

Número 

Nota 


3. 

Explique as razões pelas quais a passagem a seguir refere-se ao Pré-Modernismo, destacando seus principais 

representes e explicando o motivo de eles destoarem do panorama literário apresentado. 

 

 



(1900-1922): Uma literatura satisfeita, sem angústia formal, sem rebelião nem abismo. Sua única mágoa 

é não parecer de todo europeia, seu esforço mais tenaz é conseguir pela cópia o equilíbrio e a harmonia, ou 

seja, o academicismo. 

 Antonio Candido; J. Aderaldo Castelo. Presença da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Difel,1979

  

___________________________________________________________________________________________



___________________________________________________________________________________________

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___________________________________________________________________________________________ 

 

4. 

Leia com atenção o texto a seguir e responda ao que se pede: 

 

Receita para fazer um poema Dadaísta  

 

Pegue um jornal. 



 Pegue a tesoura.  

Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.  

Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.  

Agite suavemente.  

Tire em seguida cada pedaço um após o outro.  

Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.  

O poema se parecerá com você.  

E ei-lo um escritor infinitamente original e  

de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.  

 

Tristan Tzara. In: Gilberto Mendonça Teles. Vanguada europeia e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 26.   



 

A) Esse poema mimetiza que tipo de texto? Que relação ele estabelece com o texto mimetizado? 

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B) 

 Um elemento comum entre o poema e o texto parodiado é o uso dos verbos no modo imperativo. Qual a 

função desse modo verbal em ambos os textos? Por que podemos chamar o poema de metalinguístico?

 

 



_______________________________________________________________________________________ 

 

5. 

 Estudo nº 6  

 

Tua cabeça é uma dália gigante que se desfolha nos meus braços  



Nas tuas unhas se escondem algas vermelhas  

E da árvore de tuas pestanas 

Nascem luzes atraídas pelas abelhas.  

Caminharei esta manhã para teus seios 

 Virei cimento de orvalho da madrugada  

Do tecelão que tece o fio para teu vestido.  

Virei, tendo aplacado uma a uma as estrelas.  

E, depois de rolarmos pela escadaria de tapetes submarinos  

Voltaremos, deixando madréporas e conhas  

Obedecendo aos sinais precursores da noite  

Para a grande pedra que as idades balançam á beira-nuvem  

Poesia completa & prosa, © by Maria da Saudade Cortesão Mendes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. p. 332-3. 

 

 

A)   Nos quatro versos iniciais, o poeta faz uma descrição da amada, por meio de imagens oníricas (sonhos). 



Identifique essas imagens e o movimento de vanguarda que estão ligadas. 

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Uma palavra e tudo está salvo / Uma palavra e tudo está perdido.  

                                                                                                             André Breton 

 

B)  Que imagem representa o destino humano após a morte, apontando para a dimensão espiritualista do poema?



 

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6. 

Ode ao burguês 

 

Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,  



o burguês-burguês!  

A digestão bem-feita de São Paulo!  

O homem-curva! o homem-nádegas!  

O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,  

É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! 

 

Eu insulto as aristocracias cautelosas!  



Os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros!  

Que vivem dentro de muros sem pulos;  

E gemem sangues de alguns mil-réis fracos  

para dizerem que as filhas da senhora falam o francês  

E tocam os "Printemps" com as unhas! 

 

A)  Compare o título com o poema e responda o que há de estranho no tom e no significado dessa ode (poema em 



homenagem), em relação ao assunto ao sentido tradicional do termo. 

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B)  O fragmento “Ode ao burguês” mostra que o poema apresenta versos livres, isto é, sem rima nem métrica, 



embora tenha ritmo e recursos sonoros. Como você fundamenta essa afirmação? 

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7. 

(ENEM)  O  autor  da  tira  utilizou  os  princípios  de  composição  de  um  conhecido  movimento  artístico  para 

representar a necessidade de um mesmo observador aprender a considerar, simultaneamente, diferentes pontos 

de vista. 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

 

 



 

Das  obras  reproduzidas,  todas  de  autoria  do  pintor  espanhol  Pablo  Picasso,  aquela  em  cuja  composição  foi 



adotado um procedimento semelhante é: 

 

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