Vulgata Latim "moderno"



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Biblia de Jerusalém

Vulgata Latim “moderno”

Vulgata Gutenberg
3:1 For everything 1  there is an appointed time, 2 and an appropriate time 3  for every activity 4  on earth: 5 

Há um momento(2) para tudo(1) e um tempo(3) para todo propósito(4) debaixo do céu (5)

Omnia tempus habent et suis spatiis transeunt universa sub caelo.

Omnia tempus habēt:t suis spatiis transeūt universa sub celo.


3:2 A time to be born, 6  and a time to die; 7 a time to plant, and a time to uproot what was planted;

Tempo de nascer, (6) e tempo de morrer;(7) tempo de plantar, e tempo de arrancar a planta.

Tempus nascendi et tempus moriendi tempus plantandi et tempus evellendi

Tempus nascēdi:et tempus moriendi. Tempus plātandi : et tempus euellendi


3:3 A time to kill, and a time to heal; a time to break down, and a time to build up;

Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de destruir, e tempo de construir.

Tempus occidendi et tempus sanandi tempus destruendi et tempus aedificandi.

Tempus occidendi:et tps sanandi.Tempus destruendi:et tempus edificādi.


3:4 A time to weep, and a time to laugh; a time to mourn, and a time to dance.

Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de bailar.

Tempus flendi et tempus ridendi tempus plangendi et tempus saltandi.

Tempus flendi:et tps ridendi. Tempus plāgendi : et tps saltādi.


3:5 A time to throw away stones, and a time to gather stones; a time to embrace, and a time to refrain from embracing;

Tempo de atirar pedras, e tempo de recolher pedras; tempo de abraçar e tempo de se separar.

Tempus spargendi lapides et tempus colligendi tempus amplexandi et tempus

Tempus spargēdi lapides:et tps colligēdi. Tempus amplexandi:et tps


3:6 A time to search, and a time to give something up as lost; 8 a time to keep, and a time to throw away

Tempo de buscar, e tempo de perder; (8);tempo de guardar, e tempo de jogar fora.

Tempus adquirendi et tempus perdendi tempus custodiendi et tempus abiciendi

Tempus acquirendi :t tps pdendi. Tempus custodiendi:t tps abiciendi.


3:7 A time to rip, and a time to sew; a time to keep silent, and a time to speak.

Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar, e tempo de falar.

Tempus scindendi et tempus consuendi tempus tacendi et tempus loquendi

Tempus scindendi:et tempus cōsuduendi.Tempus tacendi:t tempus loquendi


3:8 A time to love, and a time to hate; a time for war, and a time for peace.

Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

tempus dilectionis et tempus odii tempus belli et tempus pacis

tempus dilectionis:t tps odii. Tempus belli:et tps pacis.



(1) O Verso 1 esta montado num formado "quiasma" – (figura de estilo que consiste em inverter a ordem das palavras de duas frases que se opõem, por ex., 'deve-se comer para viver e não viver para comer') sendo no caso o quiasma do tipo ABB'A' (לַכֹּל זְמָן וְעֵת לְכָל־חֵפֶץ, lakkol zÿman vÿ'et lÿkhol-khefets): (A) "para tudo"; (B) "uma estação"; (B') "um tempo"; (A') "para todas as coisas." Os termos "estação" (זְמָן, zÿman) e "tempo" (עֵת, 'et) são paralelos. À luz do seu paralelismo como "todas as coisas - propósitos" (כָל־חֵפֶץ, khol-khefets), o termo "tudo" (כָל, khol) tem que se referir aos eventos e situações da vida.

(2)O substantivo זְמָן (zÿman) denota "tempo designado" ou "hora designada" (HALOT 273 s.v. זְמָן; BDB 273 s.v. זְמָן; veja Eccl 3:1; Esth 9:27, 31; Neh 2:6; Sir 43:7), e.g., o tempo designado ou fixado para as festas judias (Esth 9:27, 31), a duração que Nehemias estabeleceu para sua ausência de Susa (Neh 2:6), e as épocas designadas na Lei Judia para o inicio dos meses (Sir 43:7). É usado num paralelismo com מועד ("tempo designado"), i.e., מועד ירח ("o tempo designado da Lua") esta fazendo paralelismo com זמני חק ("o tempo designado pela Lei"; Sir 43:7). O verbo em questão, um Pual – tempo - de זָמַן (zaman), significa "estar designado" (HALOT 273 s.v. זְמָן); e.g. Ezra 10:14; Neh 10:35; 13:31. Estes termos podem estar relacionados com o substantivo I זִמָּה (zimmah, "plano; intenção"; Job 17:11; HALOT 272 s.v. I זִמָּה) e מְזִמָּה (mÿzimmah, "finalidade, plano, projeto"), e.g., as finalidades de Deus (Job 42:2; Jer 23:20; 30:24; 51:11) e os planos do homem (Isa 5:12); veja HALOT 566 s.v. מְזִמָּה; BDB 273 s.v. מְזִמָּה.

Os versos 1-8 se referem ao tempo reservado por Deus em seu esquema de tempo para atividades ou ações humanas cuja época mais adequada é determinada pelos homens. Os Versos 9-15 afirmam que Deus em ultima analise é responsável pelo tempo, ou momento em que os eventos da historia humana ocorrem. Isto parece fornecer um equilíbrio impressionante entre a Soberania de Deus e a responsabilidade do homem.O homem faz o que Deus desejou, mas o homem também faz "o que quer" (veja a nota 4 sobre a palavra "matter - assunto" in 3:1).



(3)O substantive עֵת ('et, "ponto no tempo") tem um sentido básico duplo: (1) "temo de um evento" e (2) "tempo para um evento" (BDB 773 s.v. עֵת). Este ultimo tem as seguintes subcategorias: (a) "tempo usual," (b) "o tempo adequado e apropriado," (c) "o temo designado," e (d) "tempo incerto" (Eccl 9:11). Aqui a conotação é "um tempo próprio, adequado para um evento" (HALOT 900 s.v. עֵת 6; BDB s.v. עֵת 2.b). Exemplos: "o tempo para chover" (Ezra 10:13), "um tempo para o julgamento das nacoes" (Ezek 30:3), "um tempo apropriado para todas as ocasiões" (Eccl 3:1), "o tempo quando as cabras da montanha nascem" (Job 39:1), "a chuva em sua estação" (Deut 11:14; Jer 5:24), "o tempo da colheita" (Hos 2:11; Ps 1:3), "comida em sua estação" (Ps 104:27), "ninguém sabe sua hora ou seu destino" (Eccl 9:12), "o momento certo" (Eccl 8:5); cf. HALOT 900 s.v. עֵת 6.

(4) O substantive חֵפֶץ (khefets, aqui "matter - assunto, business-negocio") tem um amplo significado (1) "gozo, alegria," (2) "desejo; vontade;espera," (3) "o bom prazer; vontade; finalidade" (4) "pedras preciosas" (i.e., joalheria), i.e., o que alguém se delicia com, e (5) "matter - assunto; business - negocio," como uma metonímia – substituição - de um adjunto por algo que alguém se delicia com (Eccl 3:1, 17; 5:7; 8:6; Isa 53:10; 58:3, 13; Pss 16:3; 111:2; Prov 31:13); veja HALOT 340 s.v. חֵפֶץ 4; BDB 343 s.v. חֵפֶץ 4. Também algo que é usado em referencia ao "bom prazer" de Deus, que é seu plano soberano, e.g., Judg 13:23; Isa 44:28; 46:10; 48:14 (BDB 343 s.v. חֵפֶץ). Enquanto que o tema da soberania de Deus permeia Eccl 3:1–4:3, o conteúdo de 3:1-8 se refere a atividades humanas que são planejadas pelo homem. O LXX(versão bíblica) traduziu como πράγματι (pragmático, "matter - assunto"). O termo é traduzido de forma geral no Inglês moderno como "todas finalidades" (KJV, ASV), "todos eventos" (NASB), "tudo que delicia" (margem NASB), "todos afazeres – inclusive amorosos" (NAB), "todos assuntos" (RSV, NRSV), "todas atividades" (NEB, NIV), "todo projeto" (MLB), e "toda experiência" (NJPS).

(5) Heb "sob o céu – com sentido de paraíso".

(6)O verboיָלָד (yalad, "ter consigo") é usado no sentido da mãe dando a luz a uma criança (HALOT 413 s.v. ילד; BDB 408 s.v. יָלָד). Porem, à luz do paralelismo com "um tempo para morrer", deve ser tomado como uma metonímia – substituição de causa (i.e., dar a luz a uma criança) por efeito (i.e., nascer).

(7)Em 3:2-8, Qoheleth (autor do Eclesiaste) usa catorze conjuntos de merismas - partes (uma figura de estilo usando opostos polares para abranger tudo que esta entre estes opostos, isto é, sua totalidade), e.g., Deut 6:6-9; Ps 139:2-3 (veja E. W. Bullinger, Figures of Speech, 435).

O termo לְאַבֵּד (lÿ'abbed, Piel infinitivo construído de אָבַד, 'avad, "destruir") significa "perder" (e.g., Jer 23:1) em contraste com בָּקַשׁ (baqash, "procurar encontrar) indica (HALOT 3 s.v. I אבד; BDB 2 s.v. אבד 3). Este sentido é declarativo ou delocutivo-estimativo (?) de Piel: "ver algo como perdido" (R. J. Williams, Hebrew Syntax, 28, §145; IBHS 403 §24.2g).










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