Vitoria contra a serpente (neustã) Texto Base: Nm 21. 7-9



Baixar 15,05 Kb.
Encontro28.10.2017
Tamanho15,05 Kb.
CULTO DE TERÇA-FEIRA

Terça-Feira, 29 de Julho de 2014

VITORIA CONTRA A SERPENTE (NEUSTÃ)

Texto Base:

Nm 21.7-9. “7 Veio o povo a Moisés e disse:Havemos pecado, porque temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós as serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. 8 Disse o SENHOR a Moisés:Faze uma serpente abrasadora, põe- na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá. 9 Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.”

2Rs 18.1-5. “1 No terceiro ano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, rei de Judá. 2 Tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; sua mãe se chamava Abi e era filha de Zacarias. 3 Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Davi, seu pai. 4 Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste- ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã.”
A Serpente, essa entidade, enganadora quer transformar as dádivas de Deus em roubo.

A serpente de metal que durante o deserto foi benção dada por Deus, o povo a transformou em ídolo e ruína para eles mesmos.
PORQUE A SERPENTE, COMO CRIATURA, NO PASSADO SE POTENCIALIZOU:


  1. Por que Eva não confiava na palavra e no potencial de Adão seu marido que Deus dera para ela ser ajudara e submissa.

Gn.2.15-17 “15 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem:De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”


  1. Por que Adão não valorizou e não vigiou sua ajudadora, vinda de Deus.

Gn2.18 e 23. “18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far- lhe- ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 23 E disse o homem:Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar- se- á varoa, porquanto do varão foi tomada.”


  1. Por que, também Ezequias, depois, confiou mais nos tesouros que recebeu de Deus do que no próprio Deus.

2Rs.20.15-19 “15 Perguntou ele:Que viram em tua casa? Respondeu Ezequias:Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. 16 Então, disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do SENHOR:17 Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, com o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para a Babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. 18 Dos teus próprios filhos, que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei da Babilônia. 19 Então, disse Ezequias a Isaías:Boa é a palavra do SENHOR que disseste. Pois pensava:Haverá paz e segurança em meus dias.”


  1. Por que o povo, ingrato, reclamou do Maná que era o livramento vindo de Deus.

Nm.21.5-6. “5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. 6 Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel”
PORQUE VAMOS VENCER A SERPENTE, A ENGANADORA E TRAIDORA, HOJE?
1º) Por que Jesus derrubou a serpente do seu lugar de domínio. Temos habilitação.

Lc.10.19-20. “19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. 20 Não obstante, alegrai- vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.”
2º) Porque Jesus ocupou o lugar que pertencia a ela, a despojando na cruz,

Jo.3.14-15. “14 E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”

Cl.2.15 “15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.”
3º) Porque, mesmo ferido no calcanhar, Jesus pisou a cabeça dela.

Gn.3.15. “15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
4º)Por que em Jesus, as picadas da serpente não nos causam mais danos, pois somos apostólicos. Estamos embaixo de cobertura.

At.28.4-6. “4 Quando os bárbaros viram a víbora pendente da mão dele, disseram uns aos outros: Certamente, este homem é assassino, porque, salvo do mar, a Justiça não o deixa viver. 5 Porém ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum; 6 mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente. Mas, depois de muito esperar, vendo que nenhum mal lhe sucedia, mudando de parecer, diziam ser ele um deus.”


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal