Vertaling van het Nederlands naar het Portugees van een informatiebrochure secundair onderwijs



Baixar 76,02 Kb.
Encontro18.08.2018
Tamanho76,02 Kb.

Vertaling van het Nederlands naar het Portugees van een informatiebrochure secundair onderwijs


Ano letivo 2018-2019

Matricular seu filho no ensino secundário

Conteúdo

Que possibilidades você tem para matricular seu filho no primeiro ano da escola secundária? 4

Matricular seu filho no ensino secundário ordinário 4

Matricular seu filho com uma deficiência no ensino secundário ordinário 5

Matricular seu filho no ensino secundário extraordinário 5

Visitar escolas durante um momento informativo 6

Pré-registro ou não 7

Matricular seu filho durante o período de prioridade 8

O que é o período de prioridade? 9

Por que matricular durante o período de prioridade? 9

Matricular seu filho após o período de prioridade 10

Pré-registrar seu filho em uma escola secundária de Antuérpia 11

Sessões informativas ‘Meld je aan’ 11

Como usar o sistema ‘Meld je aan’ ? 12

Pré-registrar seu filho 14

Você recebe um e-mail e uma carta 15

Matricular seu filho 16

Pontos de pré-registro 17

Como funciona a distribuição de vagas nas escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’? 18

Seu filho é um indicatorleerling ou um niet-indicatorleerling?


(dependente de duas perguntas o seu filho é um indicator ou niet-indicatorleerling) 18

O quê você precisa saber sobre as listas de espera para uma escola? 19

Colofon

‘Meld je aan’ é uma iniciativa do Lokaal OverlegPlatform (LOP), em que todas as escolas secundárias de Antuérpia estão representadas. É desenvolvido com o apoio da cidade de Antuérpia .

Editor responsável: Eric Boels, presidente LOP ensino secundário de Antuérpia

Consignação legal: D/2017/0306/123

Novembro 2017

Estimado pai, Estimada mãe

O passo para o ensino secundário é uma grande mudança para muitas crianças. De ser os ‘mais grandes’ da escola, eles agora voltam a ser os ‘mais pequenos’. As responsabilidades crescem e eles têm que aprender a trabalhar de maneira mais independente.

Mas eles não estão sozinhos nesse momento transitório. Para começar, eles têm vocês, os pais, para tranquilizá-los e ajudá-los com a preparação para esse primeiro ano da escola secúndaria. No sexto ano da escola primária, eles terão também a oportunidade de visitar algumas escolas secundárias durante umas práticas ou durante um dia informativo.

O mais importante é que vocês, junto com seu filho ou sua filha, tomam uma boa decisão. Por tanto, ouve o seu filho e o conselho da professora ou do Centro de Acompanhamento dos Alunos (CLB). Quais são as capacidades do seu filho? Quais são os interesses do seu filho? Se você levar isto em consideração, vai dar tudo certo.

A partir de este ano escolar, trabalhamos na Antuérpia com o sistema de ‘Meld je aan’. Isto é um sistema de pré-registro online o qual 45 de 66 escolas secundárias de Antuérpia usarão. Com este sistema, a plataforma de consulta local e a cidade querem distribuir as vagas disponíveis de forma honesta e transparente. Queremos evitar também filas de espera nas escolas no dia das inscrições. Desta forma, garantimos que o maior número de crianças possível pode começar em uma escola secundária de sua escolha.

Esta brochura explica passo a passo o que você precisa fazer para pré-registrar e matricular seu filho no primeiro ano de uma escola secundária para o ano letivo 2018-2019.

Tem perguntas sobre ‘Meld je aan’? Em seguida os colaboradores do serviço de apoio te responderão. Pode achar os dados de contato na parte de trás desta brochura.

Desejamos-lhe muito sucesso na busca de uma escola onde seu filho se sente em casa.



Eric Boels

Presidente Lokaal OverlegPlatform ensino secundário



Que possibilidades Você tem para matricular seu filho no primeiro ano da escola secundária?

Se o seu filho obteve um certificado do ensino primário, ele pode ir para o primeiro ano do secundário A ou para o primeiro ano do secundário B. O primeiro ano secundário B é para jovens com um atraso na aprendizagem ou para jovens que aprendem melhor de maneira prática.

Matricular o seu filho no ensino secundário ordinário

Você tem tres possibilidades de matricular seu filho no primeiro ano da escola secundária A ou B. Você pode:

➊ pré-registrar seu filho em uma das 45 escolas secundárias de Antuérpia pelo sistema de ‘Meld je aan’ no site http://meldjeaan.antwerpen.be. Isto pode ser feito entre quinta-feira 8 de fevereiro e terça-feira 27 de fevereiro 2018.

➋ matricular seu filho diretamento em uma das 21 outras escolas secundárias de Antuérpia no primeiro dia da inscrição (distribuição das vagas de maneira cronológica à porta da escola, quem chegou primeiro, será matriculado primeiro). Isto pode ser feito entre sábado 21 de abril 2018 a partir das 13 horas e quarta-feira 16 de maio 2018.

➌ Matriculá-lo diretamente em uma escola fora da Antuérpia no primeiro dia das inscrições (repartição cronológica à porta da escola). Você deve se informar na escola para saber quando começa o período das inscrições.

É permitido usar as diferentes opções. Assim você pode escolher de pré-registrar o seu filho pelo site http://meldjeaan.antwerpen.be e depois tentar matriculá-lo numa escola que não use o sistema de ‘Meld je aan’ no dia das inscrições.

Se você for inscrever seu filho em uma outra escola é importante informar a primeira escola, para que eles possam dar a vaga reservada para seu filho para outra criança. Ao notificar a escola, você ajuda a aumentar a chance de cada criança, inclusive seu próprio filho, se matricular na escola desejada.

Inscrever seu filho com uma deficiência em uma escola secundária ordinária

Jovens que precisam de um cuidado extra por causa de uma deficiência, também podem se inscrever em uma escola secundária oridinária. Para este fim, a escola conversa com o CLB, os pais e o conselho de classe sobre os ajustes necessários para o aluno. Se você deseja matricular seu filho no ensino secundário ordinário em Antuérpia, você pode pré-registrá-lo para as escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’, ou você tem a opção de matricular seu filho diretamente no dia 21 de abril a partir das 13 horas nas escolas que não usam o sistema de ‘Meld je aan’.

Matricular seu filho no ensino secundário extraordinário

Para se registrar em uma escola secundária extraordinária você precisa de um relatório do CLB. Este relatório indica que tipo de educação e qual forma de educação é a mais adequada para seu filho. Você deseja inscrever seu filho no ensino secundário extraordinário? Entre em contato com o CLB.

Visitar escolas durante os momentos informativos

Escolher uma boa escola para seu filho é importante. Tem que fazer essa escolha junto com seu filho. Veja em conjunto quais estudos existem e faça uma primeira seleção com base nos interesses do seu filho, no conselho dos professores e no CLB. Na lista das escolas em anexo a esta brochura e no site http://meldjeaan.antwerpen.be você acha os momentos informativos de cada escola.

O site www.onderwijskiezer.be é uma fonte de informação sobre as escolas.

Visitar uma escola é sempre uma boa ideia. De esta forma você pode escolher melhor da ampla gama. Afinal, cada escola define diferentes ênfases e tem sua própria abordagem. Durante um dia de portas abertas da escola, você aprenderá mais sobre a visão da escola, o modo de ensino, os regulamentos escolares, etc. Você pode dar uma olhada nas salas de aula e fazer perguntas. Você também aprenderá como você, pai/mãe, será envolvido na carreira escolar do seu filho.



Fazer o pré-registro ou não?

Em 45 escolas de Antuérpia você pode pré-registrar seu filho pelo sistema de ‘Meld je aan’. 21 outras escolas de Antuérpia preferem matricular os alunos diretamente.

Em anexo a esta brochura, você acha uma lista das escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’.

Escolas fora de Antuérpia não usam o sistema de ‘Meld je aan’. Se você quiser inscrever seu filho fora de Antuérpia, fique atento aos períodos de inscrição para essas escolas.



Matricular seu filho no período de prioridade

Matricular seu filho numa escola onde um irmão já está registrado ou onde um dos pais trabalha

O que significa período de prioridade?

Durante o período de prioridade você pode inscrever seu filho numa escola secundária onde um irmão já está registrado ou onde um dos pais trabalha. Isto vale tanto para escolas que usam o sistema ‘Meld je aan’ que para escolas que ainda não usam o sistema ‘Meld je aan’. Você pode matricular seu filho diretamente. Pré-registrar seu filho pelo sistema de ‘Meld je aan’ não é possível durante o período de prioridade.

O período de prioridade é da segunda-feira 8 de janeiro até sexta-feira 19 de janeiro 2018. Para escolas secundárias fora de Antuérpia você mesmo deve verificar se há um período de prioridade.

Por que matricular durante um período de prioridade?

Você pode matricular seu filho no período de prioridade, da segunda-feira 8 de janeiro até sexta-feira 19 de janeiro 2018. Se você não fizer isso, sua prioridade caducará. Se você tem prioridade em uma escola, recomendamos que você inscreva seu filho nessa escola durante o período de prioridade.

Após a matrícula durante o período de prioridade, você ainda pode tentar registrar seu filho diretamente em outra escola. Ou você pre-registra seu filho por ‘Meld je aan’ para conseguir um lugar em outras escolas. Mais informação sobre esse sistema você encontra a partir da página 11.

Matricular seu filho após do período de prioridade

O período de inscrição para todas as escolas de Antuérpia começa sábado 21de abril 2018 às 13 horas e termina quarta-feira 16 de maio 2018 às 16 horas.

➊ Para escolas que usam o sistema ‘Meld je aan’, a informação segue a partir da página 12.

➋ Para escolas secundárias que usam o sistema de inscrição direta, você pode matricular seu filho durante esse período de inscrição.

Os lugares diponíveis nas escolas que não usam o sistema ‘Meld je aan’, serão divididos em ordem cronológica; os primeiros, recebem os primeiros lugares.

Se não houver mais lugares disponíveis, seu filho será colocado na lista de espera.

Então pode ser que você não tenha lugar. Também tenha em mente que pode haver longas filas de vários dias no portão da escola.

Um resumo geral de todos os lugares disponíveis nas escolas pode ser encontrado a partir de 5 de fevereiro de 2018 no site http://meldjeaan.antwerpen.be



Sessões informativas ‘Meld je aan’

Durante uma sessão informativa vamos te informar sobre o funcionamento do sistema ‘Meld je aan’ e sobre a repartição dos lugares disponíveis. Na lista das escolas, anexada a esta brochura, vocês encontram informação sobre onde e quando essas sessões ‘Meld je aan’ serão organizadas. Não precisa se inscrever para essas sessões informativas.

Além disso, você encontra no site http://meldjeaan.antwerpen.be um vídeo que explica a repartição dos lugares disponíveis e um resumo com as perguntas mais freqüentes. Você tem uma pergunta para a qual você não achou resposta? Entre em contato com o serviço de apoio. Na parta de trás de esta brochura, você acha os dados.

Matricular seu filho com o sistema ‘Meld je aan’

Pré-registrar seu filho em uma escola secundária de Antuérpia



45 das 66 escolas secundárias de Antuérpia usam a partir do ano letivo 2018-2019 o sistema ‘Meld je aan’. Na lista de escolas anexada a esta brochura, Você encontrará quais escolas usam o sistema de pre-registro online e quais não.

Como usar o sistema de ‘Meld je aan’?

➊ Faça uma lista com as escolas onde você gostaria de registrar seu filho.

Você mesmo escolha a quantidade de escolas na lista.

➋ Ordene as escolas em ordem de preferência. Coloque sua escola favorita no número 1 e continue a lista com a sua segunda, terceira ... escola de preferência.

➌ Verifique na lista de escolas quais escolas na sua lista usam o sistema de ‘Meld je aan’.

➍ Pre-registre seu filho no site http://meldjeaan.antwerpen.be para todas as escolas na sua lista que usam o sistema de ‘Meld je aan’. Para as escolas que não usam o sistema ‘Meld je aan’, veja na página 11 para saber o que tem que fazer.

Por ‘Meld je aan’ seu filho recebe o lugar o mais alto possível. Se não tiver lugar, ele fica na lista de espera. Quando um lugar se disponibiliza em uma escola, eles usarão a lista de espera. Desta forma, você ainda tem a chance de matricular seu filho em uma escola que estava mais acima na sua lista.

Mais informação sobre a repartição dos lugares disponíveis você pode encontrar na página 18 ou pelo vídeo no site http://meldjeaan.antwerpen.be.

As minhas escolas favoritas

Escola 1

Escola 2

Escola 3

Escola 4

...

Passo 1: Pré-registrar seu filho



Quando?

Faça o pré-registro do seu filho entre quinta-feira 8 de fevereiro a partir das 9h30 e terça-feira 27 de fevereiro 2018 até às 17h para as escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’ pelo site http://meldjeaan.antwerpen.be. O momento exato que você faz o pré-registro não tem influência nenhuma na repartição dos lugares disponíveis.

O que você precisa para fazer o pré-registro?

➊ A lista com as escolas da sua preferência.

➋ O número de registro nacional (rijksregisternummer, número de identificação única) do seu filho. Você encontra esse número: no cartão ISI OU na parte de trás do cartão de identidade das crianças OU no autocolante da mutualidade

Se seu filho não tiver um número de registro nacional, vá para o ponto de registro (veja a informação na página 17) ou entre em contato com o serviço de apoio (veja a informação na parte de trás de esta brochura).

➌ Um computador com internet. Se você não tiver um computador ou uma conexão à internet , você pode ir para um ponto de registro ou um webpunt (aqui pode usar de forma gratuita um computador com internet). Mais informação na página 17.

Como fazer o pré-registro?

➊ Navegue para o site http://meldjeaan.antwerpen.be

➋ Assista ao vídeo para saber como funciona o sistema de pré-registro.

➌ Escolhe uma senha e nome de usuário.

➍ Guarde a senha e nome de usuário de maneira segura. Você precisa desses dados ainda se quiser verificar ou alterar seus dados. Isso pode ser feito até o dia 27 de fevereiro 2018 até às 17horas.

➎ Siga os passos na tela.

Você precisa de ajuda?

Os funcionários dos vários pontos de registro estão felizes em ajudá-lo. Você acha a lista na página 17 nesta brochura. Ou ligue ao serviço de apoio no número gratuito 0800 62 185.

Passo 2: Você recebe um email e uma carta

O mais tardar na sexta-feira 23 de março 2018 você receberá um email e uma mensagem na sua caixa de entrada no site http://meldjeaan.antwerpen.be.

Você também receberá uma carta indicando se você pode matricular seu filho.

Se não houver nenhuma escola com lugar disponível para seu filho, a equipe do serviço de apoio pode informá-lo a partir da terça-feira, 29 de maio de 2018, das 9h30, em que escolas ainda tem vagas. O resumo dos lugares disponíveis pode achar também a partir desse dia no site http://meldjeaan.antwerpen.be. Matricular é possível da segunda-feira 4 de junho a partir das 9 horas.

Se não houver lugar para seu filho, ele ficará na lista de espera de todas as escolas para qual foi feito um pré-registro. No momento em que um lugar se disponibiliza em uma dessas escolas, esta escola entrará em contato com você.

Você também pode tentar matricular seu filho diretamente numa escola que não usa o sistema de ‘Meld je aan’ a partir do dia 21 de abril a partir das 13 horas até 16 de maio 2018 até às 16 horas.

Passo 3: Matricular seu filho

SE SEU FILHO FOI PRÉ-REGISTRADO, NÃO ESTÁ MATRICULADO AINDA

Você deve ainda matricular seu filho numa escola secundária.

Matricular quando?

A partir de sábado 21 de abril 2018 até quarta-feira 16 de maio 2018.

Matricular como?

➊ Marque um momento com a escola mencionada na carta ou email.

➋ Vá para a escola para matricular seu filho.

➌ Assine a leerlingenfiche(Na leerlingenfiche, a diretoria da escola anota uma série de dados de cada aluno que se inscreve na escola. Os pais assinam este ficheiro). Isso significa que vocês estão de acordo com os regulamentos escolares e o projeto pedagógico da escola.

➍ Pede uma prova da matrícula.

Você não é obrigado a matricular seu filho na escola mencionada na carta ou e-mail. Por exemplo, se você conseguir um lugar na escola X por meio de ‘Meld je aan’, você ainda pode matricular seu filho na escola Y que não usa o sistema de ‘Meld je aan’. Preste atenção na data de inscrição e leve em consideração possíveis filas de espera no portão da escola.

Certifique-se também de que você informe a escola X de ter matriculado seu filho em outra escola que não usa o sistema de ‘Meld je aan’. Desta forma, a escola pode transmitir o lugar reservado para seu filho a outra pessoa.

A inscrição é definitiva a partir do momento que você assinou a leerlingenfiche na escola. Isso significa que você está de acordo com os regulamentos escolares e o projeto pedagógico da escola.



Pontos de pré-registro

Se você quiser apoio e ajuda para pré-registrar seu filho, você pode ir para um ponto de pré-registro. Em um ponto de pré-registro tem sempre um funcionário que possa fazer o pré-registro junto com você, passo por passo. Assim você tem a certeza que o pré-registro foi feito de maneira correta. Você encontra os ponto de pré-registro nos endereços seguintes:



Atlas, Integratie en InburgeringAntwerpen

Carnotstraat110, 2060 Antuérpia. Tel. 03 338 70 79

Segunda- Quarta- e Quinta-Feira das 9 horas até às 16 horas.

Terça-Feira das 9 até às 19 horas. Sexta-Feira das 9 até às 12 horas.

Huis van het Kind Antwerpen-Kiel

Atletenstraat 80, 2020 Antuérpia, tel. 0800 62 185.

Durante o período de pre-registro: aberto dia 8 de fevereiro das 9.30 até às 11.30 horas e das



13 até às 15.30 horas. Cada terça-feira e sexta-feira das 9 horas às 11.30 horas.

Huis van het Kind Merksem

Jaak De Boeckstraat71, 2170 Merksem, tel. 03 502 08 50.

Tijdens de aanmeldperiode: open op 8 februari van 9.30 uur tot 12 uur en van

13 até 16 horas. Cada Quinta e Sexta feira das 9 até às 12 horas.

Huis van het Kind Linkeroever

Hanegraefstraat5, 2050 Antuérpia, tel. 0800 62 185.

Durante o período de pre-registro: aberto dia 8 de fevereiro das 9.30 até às 12 horas e das



13 até às 16 horas. Cada Terça-Feira e Sexta-Feira das 9 até às 12 horas.

Webpunten (Aqui você pode usar de maneira gratuita um computador com internet) e as bibliotecas da cidade de Antuérpia

Em um webpunt e na maioría das bibliotecas de Antuérpia você pode usar de maneira gratuita os computadores com internet. Num webpunt também tem um funcionário para ajudá-lo. Você quer conhecer as horas de abertura do webpunt mais perto?

Ligue para o serviço de apoio no número gratuito 0800 62 185.

Como os lugares disponíveis são divididos nas escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’?

Após os períodos de pré-registro uma ordem cronológica é determinada para todas as crianças pré-registradas nas 45 escolas secundárias de Antuérpia que usam o sistema de ‘Meld je aan’.

Todas as crianças pré-registradas são classificadas de acordo com a preferência de escola e, em seguida, colocadas em ordem arbitrária na lista por um oficial de justiça.

As crianças também estarão divididas em dois grupos: indicatorleerlingen e niet-indicatorleerlingen (se seu filho é um indicator ou niet-indicatorleerling depende de duas perguntas). Continue lendo aqui, se você quiser saber se seu filho é um indicatorleerling ou um niet-indicatorleerling.

No site http://meldjeaan.antwerpen.be há um vídeo que explica a distribuição de lugares. Durante uma sessão informativa, você também aprenderá tudo sobre a distribuição de lugares através do sistema Meld je aan'. A lista de escolas nesta brochura contém todas as informações práticas sobre as datas e locais dessas sessões informativas.

Seu filho é um indicatorleerling ou um niet-indicatorleerling?

Para saber se seu filho é um indicatorleerling ou um niet-indicatorleerling , você deve responder a duas perguntas.

➊ A sua família recebeu um subsídio escolar durante um dos dois anos escolares antes da matrícula?

➋ A mãe da criança possue um diploma de ensino secundário (ensino médio) ou atestado do segundo ano do terceiro grau ?

Se a família recebe(u) um subsídio escolar e / ou a mãe da criança não possue um diploma de ensino secundário (ensino médio), seu filho é um indicatorleerling.

Você responde a essas perguntas no momento do pré-registro no site http://meldjeaan.antwerpen.be.

Você também declara que as informações que você preencheu no site são corretas. Se você não é honesto ao preencher o questionário você perde seu direito de matricular seu filho. Ao matricular seu filho na escola, existe a possibilidade que você tem que trazer documentos extras ou que você tem que assinar uma declaração de honra. Então, responda de maneira honesta no momento do pré-registro.

As escolas determinam antecipadamente que proporção será usada para indicatorleerlingen e niet-indicatorleerlingen.

O que você deve saber sobre a lista de espera para uma escola?

Se uma ou mais escolas que você escolheu não tem vagas, seu filho será automaticamente colocado na lista de espera dessas escolas. A lista de espera é válida até a sexta-feira 5 de outubro 2018 para todas as crianças. Se um lugar se disponibilizar numa dessas escolas, a escola entrará diretamente em contato com você. Dessa maneira, você ainda pode matricular seu filho na sua escola preferida. Isso é possível mesmo se você já matriculou seu filho em outra escola.

Atenção! Para escolas que usam o sistema de ‘Meld je aan’ as listas de espera serão adaptadas de maneira automática. No entanto, gostaríamos de pedir-lhe de informar a escola X que você matriculou seu filho em outra escola que não usa o sistema de ‘Meld je aan’. Desta forma, a escola pode transmitir o lugar reservado do seu filho a outra pessoa. Ao informar a escola, você ajuda a aumentar a chance de cada criança, incluindo seu próprio filho, ter a oportunidade de se matricular em uma escola desejada.

Mais perguntas e respostas podem ser encontrados no site http://meldjeaan.antwerpen.be. Se você ainda tiver uma outra pergunta, entre em contato com o serviço de apoio. Nossos funcionários estão felizes em ajudá-lo. Os dados de contato podem ser encontrados na parte de trás desta brochura.

Inscrever seu filho em uma escola secundária

Com prioridade

Crianças que já têm um irmão ou uma irmã inscrito na escola ou filhos de funcionários da escola, podem se matricular entre o dia 8 de janeiro 2018 a partir das 9 horas e

19 de janeiro 2018 até às 16 horas.

Sem prioridade

Você escolha uma escola secundária que usa o sistema de ‘Meld je aan’? Então você pode:

➊ pré-registrar seu filho entre 8 de fevereiro 2018 a partir das 9h30 e 27 de fevereiro 2018 até às 17h

➋ Matricular seu filho entre 21 de abril 2018 e 16 de maio 2018.

Você escolha uma escola que usa o sistema de matrícula direta? Nesse caso, você pode:

➊ matricular seu filho em uma escola secundária de Antuérpia entre 21 de abril 2018 a partir das 13 horas e 16 de maio 2018 até às 16 horas.

➋ matricular em uma escola fora de Antuérpia. Você deve solicitar à escola os momentos das inscrições.

Mais alguma pergunta? Precisa de ajuda?

O serviço de apoio ficará feliz em ajudá-lo! Outras organizações também podem ajudá-lo com a pré-inscrição. Você acha uma lista das organizações na página 17 de esta brochura.

Quando é possível de entrar em contato com o serviço de apoio?

Segunda-feira até sexta-feira das 9 até às 16 horas (fechado durante as férias de Natal, de junho até novembro aberto das 9 até 12.30 horas)

Telefone: 0800 62 185

e-mail: helpdesk.meldjeaan@stad.antwerpen.be

Página Web: http://meldjeaan.antwerpen.be




Vzw Integratie en Inburgering Antwerpen

atlas · sociaal tolken en vertalen

Carnotstraat 110, 2060 Antwerpen



atlas.stv@stad.antwerpen.be - tel.: 03 338 54 44



©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal