Velho testamento VI profetas maiores: Aula 2



Baixar 117,18 Kb.
Encontro23.06.2017
Tamanho117,18 Kb.
VELHO TESTAMENTO VI PROFETAS MAIORES: Aula 2 PROF. NERI

ALUNO:_____________________________________________. DATA:_________________

ELIAS: “EL YAH”, ou “EL JAH”. Seu nome quer dizer: “O SENHOR É DEUS” ou “DEUS É DEUS”.

(+- 870 a.C. até +- 840 a.C.).

Não há referências sobre: quem foi seu pai, sua_____ou seus_______, ou qualquer menção__

______________________. A única referência sobre seu domicílio, é I REIS 17: 1, que diz que:”...Elias, o tesbita”, levando a crer que era da região de Gileadpe.



O mais importante é saber: quem________,________. Era um homem vestido de__________
_____________________________________, dotado de grande________________________, fisicamente forte e dedicado à______. Apresentou fraquezas, em seu lado humano, sentindo-se desencorajado e ameaçado, temendo pela sua vida. Tg.5: 17 e 18.

1) SUA OUSADIA: I Reis 17:1:foi à presença do rei para dar a mensagem da seca imediata, e por três anos e meio não choveu, nem houve orvalho, nem algum frescor úmido noturno.

Sua frase chave sempre foi:”...vive o Senhor, de quem sou_______,e em cuja____________.

Em I Reis 18: 17 e 18, mostra que esta seca era_____________, já que Israel estava_________

________ com Baal, Astarote, Aserá...Quando o rei Acabe disse que Elias era o perturbador de Israel, sua resposta foi imediata. Exatamente na área em que adoravam as divindades falsas, Elias prediz a seca total. “...o culpado deste mal és___________ e a_________________...”.

Quando habitamos numa terra afetada pelo pecado, acabamos afetados_________________ deste pecado, mesmo nos mantendo fiéis ao Senhor. Elias foi afetado pela fome. Ele mesmo proferiu a profecia da falta de chuva, logo não____________, logo haveria_________e______.

Em I João 5:19 diz;”...sabemos que________________e que o mundo inteiro_____________”.

Muitas vezes passamos por__________, crises,________, que nada tem a ver com nosso pecado ou nossa_________________________. Tem a ver, sim, pelo fato de vivermos num país, num mundo, onde a maioria________________________, cheio de________________e

______________________, somos atingidos, recebendo “respingos”, deste mundo desleal. Mas, apesar de sermos, também atingidos, o Deus de________________, jamais nos________

_____________________, mesmo que, para isto, tenha que ordenar aos___________, que nos sirvam de_____ e_____. Deus envia Elias a Serepta: 17:7 a 9, fora da_____________________, na casa de___________.

PERA AÍ: o ribeiro______e os_______? Deus não havia enviado Elias para lá? Não poderia Ele continuar provendo para o seu profeta,________________pelos corvos? Com certeza. Mas Deus quer mostrar que, apesar____________ deste mundo infestado de pecados, e as consequências__________________, Ele tem outras maneiras e outras fontes para nos dar a Sua provisão. Às vezes achamos que Deus irá_________________________________. Mas o Senhor quer mostrar que Ele é Deus de______________________ e não_________________.

Se Ele nos respondesse, sempre______________________, nosso relacionamento com Ele, seria_______________________. E Deus NÃO É DEUS que_____________________________.

Ex. Davi: houveram batalhas, nas quais ele dizia” Senhor, está aí, uma______________; o que devo______? Deus poderia responder:”...vai à frente do___________”. Outras vezes, Deus dizia:”...vá pela___________ ou pela_______”. Outras vezes Ele respondia:”...aqui vocês só

_____________,___________.”Deus faz questão que nós_____________ e cresçamos na

______________Dele. Esta viúva não poderia ser de Israel? Claro. Nas mentes das_________

havia uma convicção:________________________________, dentro de um domínio político. Os homens sempre querem impor limites à_____________. Mas o Deus de Israel é_________

de toda a terra. Não há________________________________. Através da minha vida, a Glória de Deus será vista em__________,_______________,____________,_______________...

Por que uma viúva, pobre, estrangeira? Por que não ser alguém mais próspero? Ex. OBADIAS,



I Reis 18: 1 a 4. Mesmo que eu tenha um profundo relacionamento com Deus, Ele quer mostrar que pode e irá sustentar seus filhos, como, onde, e da maneira que Ele quiser. Em 17:9, diz:”...vai a Serepta, que pertence a Sidom...”. Por que Sidom? Quem era desta cidade?

I Reis 16: 30 a 33. Elias é enviado e sustentado por Deus,_______________________________

havia nascido. Elias foi chamado por Deus para______________ contra a_________________,

deuses_____. E onde Elias aprenderia corretamente sobre as normas, as______, o __________

desta_______________, senão aí, onde ela_______? Se Elias era para combater este________

falso, tinha que estar________________. E seria também o último _______do______ onde Acabe e________ iriam_________.

A viúva estava em dificuldade, com o filho ainda pequeno, que não poderia sustentá-la. O que Elias pediu?_____________. Em 17: 10 a 14. Qual a base? NÃO_______. Esta mulher acredita num_________que_____________, em uma___________________, de um Deus___________.



Mas acredita. Vs.15 e 16. O profeta foi para______________, a razão do seu__________, da sua_________. COMO VAI AUMENTAR...SE ? Esta é a_________________.

Para Deus, é possível tirar, tirar, tirar...e NUNCA FALTAR. Este Deus não havia sustentado milhões de pessoas, no deserto, por 40 anos? E foi sustento TOTAL: maná,____,______,_____,

este Deus não seria capaz de sustentar três pessoas, com farinha e azeite? E aí: Tudo estava bem? Tudo correu bem?

I Reis 17: 17 a 24: O filho desta viúva sobreviveu à____, à_______, à_________, à _______ e adoeceu e morreu. Por que? Há coisas que só_____________________________. O fato de Deus ter sustentado os três por todo este tempo, não significa que não___________________

áreas da vida. Deus não nos_________. Se não fosse Elias, este_________________________.

Ela reclamou ao profeta, V.18, que não a repreende. Elias deita o menino em sua cama, estendendo-se sobre o menino, três vezes, e o menino___________. Quantas ressuscitações haviam acontecido na história, até agora? Vs.20 a 24: Qual foi a reação da mulher? Deus quis mostrar a esta viúva que o Seu poder é o poder do verdadeiro Deus, contrastando, de forma gigantesca, a impotência de Baal. Quais as partes do meu corpo, da minha casa, do meu casamento, da minha vida sexual,... que estão ”mortificadas”? O que em mim, cheira a defunto? O que em mim, precisa urgentemente, a ação do PODER RESSUSCITADOR, RESTAURADOR, RENOVADOR...do Espírito Santo?

I Reis 18: 16 a 21: És tu o perturbador de Israel? Elias perturbava os pagãos, especialmente quando usava este bordão:”...em nome do_________________________________________”.

Isso incomodava bastante. V.18 e 19: a palavra de Elias não era__________, decorada, ou baseada em______, ______________,___________, mas no Deus verdadeiro. Elias_________,

por ser_________ e a mensagem que ele tinha para______________, era a_______________.

Acabe tinha trazido___________, perseguiu e________________, casou-se com uma mulher ________. E Elias não estava acostumado a fazer rodeios. Acabe levou o povo de Deus a sacrificar aos________________, a erguer oráculos, com___________, sacrificando até ___________ a Baal. Já que este Baal era “O CARA”, Elias desafia o rei, para que no monte ____________, se reunissem os 450 profetas,( e mais 400 profetas de Aserá). Por que no Monte Carmelo? Baal era a divindade das tempestades, das alturas. Numericamente o desafio era muito desfavorável a Elias: 850 contra UM. (I Reis 18: 19). Elias propôs o desafio.

O povo achou que a sugestão de___________________: Vs.23 e 24. E o confronto começa. Nos Vs. 27 a 29, Elias zomba, faz piada dos profetas. E aí...era a vez de Elias: Vs.30 a 40. Ele chama o povo e faz as_________________________. Os ritos pagãos eram______________

_________. Os profetas falsos faziam as coisas às escondidas, dentro de________, na escuridão. O Deus verdadeiro é Deus de____. Quantas pedras compõe o altar?___________.

Quantos cântaros de água?___________. Quantas vezes?______. E Elias______. Que horas eram?_____. Enquanto lá em Jerusalém, o sacerdote fazia o sacrifício no templo, Elias faz a sua oração aqui, mostrando, com isto, a necessidade de reunificação das DOZE TRIBOS, como havia determinado o Senhor. Lembram que horas Jesus Cristo expirou na cruz?

A oração de Elias foi simples. Sem danças, sem alarde, sem_________, sem____________... e o fogo de Deus ____________________________. As pedras, a lenha, a carne, a água...TUDO.



Vs.39 e 40: O povo reconhece que só o___________________. E quem desviasse o povo, incutindo deuses falsos, deveria_______. Elias fez uma carnificina. Mata os falsos profetas.

Vs.41 a 46: Pela ordem do Senhor, através da palavra de Elias, as chuvas_________________, por causa da_________________. O pecado BLOQUEOU OS CÉUS. A Bíblia diz em Isa. 59: 2:”... mas as vossas iniquidades fazem________entre____________________; e os vossos pecados encobrem o Seu___________________, para que________________”.

Elias vai ao Monte Carmelo para_____. Deus se sente honrado, quando__________. Mas, para que orar? “Se eu________________ e caiu_____________? Eu sou _________________que derrotou os______________. Não necessito orar”! Quantas vezes o moço olhou?_________.

Na última vez, disse que havia_________________________________. E o profeta responde: Vai________. Vs.45 e 46. Há orações que fazem____________; e há orações que fazem aparecer uma_______________. E aí: Tudo terminou bem? Elias foi__________? Foi uma grande_______? Baal e Jezabel foram__________ e Elias é_________________________.

O que ele faz? Apesar da grande_________________________, a mentalidade do_________

_________________, nem o comportamento de Acabe em relação à_____________________.

Elias viajou +-200km, chegando até Berseba e daí, vai para o_______,+-40km, pedindo para si

_________. Alguns aspectos negativos na vida de Elias:

1) Estava____________________. Não descansava há dias.

2) Não se____________________. Na casa da viúva tinha pão e água.

3) Tinha se__________________. Havia estado com a viúva, com os corvos...

4) Elias teve_________________. I Reis 19: 4 e 5. Deitou e dormiu. Ali, um________________:

Levanta e_____. Elias comeu e ________________.O anjo toco-o novamente, dizendo: levanta e come, por que o______________________. Com aquele “pão dos anjos”, ele viajou por 40 dias e 40 noites:+-400km, chegando até Horebe: Vs. 6 a 9. O que Deus lhe perguntou? E o profeta se lamenta da vida:Vs.10”...só eu fiquei...e ainda por cima, querem matar-me”!

E Deus prova ao profeta, já idoso, a sua misericórdia, e lhe dá um_________________. Deus mostra a Elias, a necessidade de experimentar a Sua____________,________. Nos Vs.11 a 13,

Deus fala: um vento_______________ que separou os_________ esmigalhou as___________

diante__________, mas o Senhor não___________. Depois do vento, um_____________, mas o Senhor_______________________. Depois veio um______, mas ______________________.

Depois do fogo, houve um___________de uma___________. Elias cobriu seu______e saiu e ficou na entrada da_________. A voz do Senhor lhe pergunta:________________,_____? Elias derrama seu lamento e Deus lhe diz: Vs.15: volta____________________________ e vá para o deserto de Damasco. O que isto quer dizer? Durante este___________, Deus lembraria a Elias,

o que Ele já tinha feito. No Vs.16 a 18, Deus relatou que Elias ainda tinha coisas para serem feitas, como, por exemplo: Ungir a Hazael, como rei da Síria; ungir a Jeú, como rei em Israel, e a Eliseu, como teu próprio sucessor. E o Senhor diz a Elias, que ele não estava só, este tempo todo, por que Deus havia conservado 7 mil fiéis, de homens que não haviam se prostrado diante de Baal.

No serviço de Deus, a_________________. Não é nossa. Se for nossa,____________. Nós somos apenas________________ e instrumentos são____________ ou_______________. O Senhor da obra é o MESMO. O salmista diz, no Salmo 115:1:”...não a nós,_________________, mas ao teu______________________, por amor da tua_______________ e da tua_________”. E no Salmo 96:6, diz”...Glória e_________, estão diante______; força e___________________, no Teu_____________”.



Em II Reis 2: 1 a 11, mostra os últimos momentos de Elias, junto com seu sucessor: Eliseu. O destaque são os Vs. 7 a 11: Elias, com seu manto fere as águas do rio Jordão, que se separam, até que os dois passassem. Dai para frente, foram andando e conversando e, de repente......

Elias foi levado aos céus, por um______________.

Quantas vezes Deus nos fala, para retornarmos pelo caminho que andamos, para que Ele possa nos conscientizar e “recapitular”, o que já experimentamos, ao longe deste caminho? Deus quer que revisemos e recordemos a obra que ELE JÁ FEZ, os MILAGRES QUE ELE JÁ OPEROU...e, no entanto, o desânimo, a fadiga, o cansaço, as preocupações, as situações que nos cercam,...nos cansam, nos desanimam, e...quão facilmente entregamos os pontos!


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal