Universidade federal do rio grande do sul faculdade de educaçÃO



Baixar 18,42 Kb.
Encontro15.09.2018
Tamanho18,42 Kb.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

MIDIA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO

Graziela Prates Balbinoti



Turma: B

  1. Conhecimento: é abstrair idéias ou ter noção de alguma coisa, como exemplo conhecimento das leis ou de algum outro documento. O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. Mas existem diferentes tipos de conhecimento, como o conhecimento científico, filosófico, teológico, e o intuitivo.

http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei22.htm#ixzz1UqRtDg00

Enciclopédia

  1. Técnica: Entende-se por técnica de coleta de dados, os procedimentos ou atividades que se realizam com o fim de recolher informações sobre o programa ou objeto avaliado. Essas técnicas respondem ao como reunir evidências, que instrumentos usar em cada situação, independente se ela for quantitativa ou qualitativa. Estes procedimentos não excluem a criatividade como fator importante da técnica. Como os conhecimentos técnicos e a capacidade de improvisação. A técnica não é privativa do homem, pois também se manifesta na atividade de todo ser vivo e responde a uma necessidade de sobrevivência.

http://www.investigalog.com/investigacion/conceito-de-tecnica-instrumento-e-material-para-coleta-de-dados-observacao-questionarios-entrevistas-enquete-escala-de-estimacao-e-atitude-analise-documental-e-focus-group/

Wikipédia.org/wiki/técnica

  1. Tecnologia: é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Freqüentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações naturais de nossa sociedade, como o desemprego, a poluição e outras muitas questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.

wikipedia.org/wiki/Tecnologia

http://conceito.de/tecnologia

  1. Tecnologias Digitais: As Tecnologias Digitais da informação e da comunicação trouxeram novas maneiras de ver e apreender o mundo, assim como transformaram as formas de se construir o conhecimento e de se ensinar e aprender. E nesta contextualização a chamada revolução tecnológica tem modelado novos espaços e tempos, e, estruturado novos conceitos culturais e sociais que têm condicionado uma dimensão humana planetária.

www.algosobre.com.br/.../as-tecnologias-digitais-e-a-acessi

http://br.monografias.com/trabalhos/tecnologias-digitais-antropologia-hipermedia-antropologia/tecnologias-digitais-antropologia-hipermedia-antropologia.shtml

  1. Informação: Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. Mas adquiri informação não significa ter conhecimento porque o conhecimento se constrói. Usamos, absorvemos, assimilamos, manipulamos, transformamos, produzimos e transmitimos informação durante o tempo todo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o

http://www.ime.usp.br/~is/ddt/mac333/aulas/tema-11-24mai99.html)

  1. Virtual: Com o desenvolvimento das comunicações computadorizadas em rede, se popularizaram o termo “virtual” e "virtualidade". Popularmente, chama-se "virtual" tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet. Nesse sentido, a Wikipédia poderia ser chamada uma "enciclopédia virtual”. Posso estar num mundo virtual em diferentes espaços e tempo como em casa no meu computador em sala de aula e outros lugares que estejam usando o sistema virtual como forma de trabalho. Um espetáculo em Porto Alegre (RS) e outro em Uberlândia (MG) podia ser visto na outra cidade do próprio espaço cênico e ainda disponibilizado no site. O público viu um trabalho, mas de "ângulos diferentes".

www.mktproject.com.br/eaton

http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual

  1. Mundos Virtuais: Mundos Virtuais são ambientes de simulação baseados em computadores, destinados a serem povoados e a permitirem a interação entre os usuários via avatars - a representação da própria imagem do usuário no mundo virtual.

Como funciona: Suas formas de representação podem ser através de apelido em formato texto, bidimensional como em uma foto ou em três dimensões com em um videogame, sons ou tato. A maioria dos mundos virtuais permite a interação entre seus múltiplos usuários.

http://www.cpqd.com.br/highlights/341-mundos-virtuais-ferramenta-com-vantagens-reais.html

http://pt.shvoong.com/humanities/1711193-conceito-virtual/#ixzz1Uvy2yi5N

  1. Trabalho Cooperativo: A palavra cooperativo significa: coo – objetivo em comum juntos e operativo – operar trabalhar em conjunto. As sociedades cooperativas têm por finalidade a prestação de serviços aos associados para o exercício de uma atividade comum.

http://jus.uol.com.br/revista/texto/3138/cooperativa-de-trabalho

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_cooperativo

  1. Interação: é a troca de informações entre pessoa e sujeito. Além da interação puramente física, o termo designa a ação conjunta humano-humano, humano-máquina/objeto ou objeto-objeto. Minhas palavras e http://pt.wikipedia.org/wiki/interação



  1. Web 2.0: Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em folksonomia, redes sociais e Tecnologia da Informação.Exemplo de web: youtube e Wikipédia.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_2.0

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20173.shtml

  1. Nativos Digitais: Um nativo digital é aquele que nasceu e cresceu com as tecnologias digitais presentes em sua vivência. Tecnologias como videogames, Internet, telefone celular, MP3, ipod, etc. Caracterizam-se principalmente por não necessitar do uso de papel nas tarefas com o computador. Eles são capazes de ver TV, ouvir música, teclar no celular e usar o notebook, tudo ao mesmo tempo. Ou seja, são multitarefa.

http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/05/18/nativos-digitais-ja-estao-dominando-mundo-transformando-forma-como-ser-humano-se-comunica-755911408.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nativo_digital

  1. Imigrantes Digitais: Os imigrantes digitais são na maioria pessoas que não nasceram com toda essa tecnologia de hoje e acabem por se adaptar neste mundo digital, porém ainda encontram algumas dificuldades ou não possuem todos os hábitos para sobreviver no mundo digital.

http://e-educador.blogspot.com/2007/09/nativos-ou-imigrantes-digitais-quem-voc.html

http://douglasmachadoblog.wordpress.com/2011/03/02/imigrantes-digitais-vs-nativos-digitais/


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal