Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Comunicação e Expressão Departamento de Expressão Gráfica



Baixar 32,92 Kb.
Encontro28.02.2017
Tamanho32,92 Kb.

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Comunicação e Expressão

Departamento de Expressão Gráfica



PROGRAMA DE ENSINO1


Código

Disciplina

EGR 5051

Fotografia I




H/A

Créditos

Créditos Teóricos

Créditos Práticos

54

3

1

2




Pré-requisito

Equivalência

Ofertada ao(s) Curso(s)

---

EGR7188







Ementa

Etapas e aplicações da captação e do processamento de imagens; aquisição e características de imagens; operações com imagens e aplicações.

Objetivos da disciplina

Apresentar aspectos gerais da fotografia, quer no contexto histórico, técnico e conceitual com vistas à compreensão, análise e aplicação do conhecimento, por parte dos estudantes, no ambiente acadêmico e, mais tarde, na sua vida profissional.

Conteúdo Programático

A- Aspectos técnicos e plásticos da fotografia: desenvolvimento e compreensão de sua linguagem.

B- Destaques relevantes da História e da estética fotográfica quanto às suas poéticas.

C- Concepções, conceitos e desenvolvimento temático em fotografia: aspectos conceituais, metodológicos e técnicos.

D- Projeto e realização de atividades de produção, análise e edição fotográfica



Bibliografia

Bibliografia Básica:

ALVARENGA, André Luis de. A arte da Fotografia Digital. Rio de janeiro; Editora Ciência Moderna, 2005.

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, Papirus, 1993.

CAMARGO, Isaac A. Reflexões sobre o pensamento fotográfico. Londrina, EDUEL, 1999.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas, Papirus, 1994

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo, HUCITEC, 1985.

GERSHEIN, Helmut y Alisson. História gráfica de la fotografia. Barcelona, Omega, 1966.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo, Brasiliense, 1979.

OLIVEIRA, Ana Cláudia Mei Alves de (org.). Semiótica Plástica. São Paulo, Hacker, 2004.

SCHAEFFER, Jean-Marie. A imagem precária. Campinas, Papirus, 1996.

Bibliografia Complementar

AUMONT, Jacques. O olho interminável. São Paulo. Cosac & Naify, 2004.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland. Câmara Clara. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

BELLOUR, Raymond. Entre-imagens. Campinas, Papirus, 1997

CAMARGO, Isaac A. Um recorte semiótico na produção de sentido: imagem em mídia impressa. In Domínios da Imagem. UEL/CLCH, LEDI, 2007, pg.111-118.

CAMARGO, Isaac A. Imagem e Leitura. In: Nas fronteiras da linguagem. Limoni, Loredana, Londrina, Mídia, 2006. pg.53-60

CAMARGO, Isaac A. Imagens em Mídia: presenças no mundo. In: Leitura e Visão de Mundo, Rezende, Lucinéia A. (Org.), Londrina, Atrito, 2005. pg. 75-84

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre, UFRGS, 2003.

FABRIS, Anateresa. Discutindo a imagem fotográfica. In Domínios da Imagem. UEL/CLCH, LEDI, 2007, pg.31-41

FABRIS, Anateresa. Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo, Edusp, 1991.

FONTCUBERTA, Joan. Estética Fotográfica. Barcelona, Blume, 1984.

MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo, Edusp,. 1993.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas, Papirus, 1997.

MANONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra. São Paulo, SENAC/UNESP, 2003

MERLEAU-PONTI, Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fontes, 1999

OLIVEIRA, Ana Claudia de. LANDOWSKI, Eric (org). Do inteligível ao sensível. São Paulo, EDUC, 1995.

OLIVEIRA, Ana Claudia de. FECHINE, Yvana (org). Semiótica da Arte. São Paulo, Hacker, 1998

OLIVEIRA, Ana Claudia de. FECHINE, Yvana (org). Imagens técnicas. São Paulo, Hacker, 1998.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro, Arbor, 1981






1 Programa de ensino elaborado conforme recomendações da Resolução Nº 03/CEPE/84


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal