Universidade federal de pelotas



Baixar 464,13 Kb.
Página1/5
Encontro07.02.2017
Tamanho464,13 Kb.
  1   2   3   4   5
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Curso de Teatro - Licenciatura



Núcleo de Teatro da UFPel:

fazeres e desnudamento de si

Mauricio da Rosa Rodrigues

Pelotas, 2012



Mauricio da Rosa Rodrigues

Núcleo de Teatro da UFPel:

fazeres e desnudamento de si
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Teatro – Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Teatro.

Orientador: Prof. Dr. Adriano Moraes de Oliveira


Pelotas, 2012

Banca examinadora:
Prof. Dr. Adriano Moraes de Oliveira (orientador)

Prof.ª Dra. Marina de Oliveira

Prof. Dr. Paulo José Germany Gaiger

Dedicatória

Para todos os Integrantes e ex-integrantes do programa Núcleo de Teatro da UFPel.



Agradecimentos:

A Adriano Moraes, por ter estado junto comigo durante todo esse tempo de graduação.

A Elias Pintanel por ter sido um importante companheiro de trabalho desde o ano de 2008.

A Marcelo Silva, por sempre me ensinar como se deve fazer um figurino.

Aos professores Alexandra Dias, Fabiane Tejada, Marina Oliveira, Moira Stein, Paulo Gaiger, Taís Ferreira e Vanessa Caldeira Leite.

A todos os colegas da primeira turma de Teatro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A todos os colegas, integrantes e ex-integrantes do programa Núcleo de Teatro da UFPel.

E a minha família, por ter me dado todo o apoio necessário para a conclusão desta graduação.



Descentralizar o olhar.

A atitude do olhar, não a ideia física de olhar.

Perder o sentido de frontalidade.

Realizar olhares transversais do já conhecido.

Daniel Veronese


RODRIGUES, Mauricio da Rosa. Núcleo de Teatro da UFPel: fazeres e desnudamento de si. Pelotas: Curso de Teatro/UFPel, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso.
Resumo
A presente pesquisa versa sobre o Núcleo de Teatro da UFPel enquanto um espaço de aprofundamento de técnicas e formação de ator. O problema de pesquisa foi construído a partir da hipótese de que o Núcleo de Teatro é um espaço de experimentação de técnicas atorais. Diante disso, configuraram-se as seguintes perguntas-problemas de investigação: 1. Quais são as principais rotinas de trabalho adotadas no Núcleo de Teatro da UFPel? 2. Quais as características fundamentais da experimentação atoral no âmbito do Núcleo de Teatro da UFPel? e 3. Quais os movimentos de um ator a partir dos experimentos do Núcleo de Teatro da UFPel? Para tanto utilizo como metodologia de pesquisa a descrição e a análise de dados coletados a partir de minhas experiências como integrante do grupo há mais de três anos. Para não cair no excesso de pessoalidade, adoto também como dados de pesquisa a relação entre as práticas do grupo e seus referenciais teóricos. Meu objetivo com essa investigação é mostrar as práticas diárias do grupo e seus desenvolvimentos no campo da pesquisa de metodologias de atuação. A pertinência deste trabalho está na evidenciação das contribuições que o Núcleo de Teatro da UFPel traz ou pode trazer para a estética teatral da cidade de Pelotas, colocando a população acadêmica e a comunidade em geral em contato com um teatro onde a pesquisa é o mote principal do andamento do grupo.

Palavras-chave: Teatro de grupo. Experimento poético. Trabalho sobre si mesmo.

RODRIGUES, Mauricio da Rosa. Núcleo de Teatro da UFPel: fazeres e desnudamento de si. Pelotas: Curso de Teatro/UFPel, 2012. Trabalho de Conclusão de Curso.


Abstract

This research is about the UFPel Theater Center as a space of deepening techniques and training in acting. The research problem was built on the assumption that the Theater Center is a space for experimentation of actor techniques. Therefore, turns out the following research problem questions: 1. What are the main routines of work adopted at the UFPel Theatre Center? 2. What are the fundamental characteristics of the actor experimentation within the UFPel Theater Center? and 3. What are the movements of an actor from the experiments at the UFPel Theater Center? For this, I use as a research methodology the description and the analysis of data collected from my experiences as a member of the group for over three years. Not to fall in excess of personhood, I use as survey data as well, the relationship between the group practices and their theoretical frameworks. My goal with this research is to show the daily practices of the group and their developments in the field of methodology operations research. The relevance of this work is the disclosure of contributions that the UFPel Theater Center brings or can bring to theatrical aesthetic of the city of Pelotas, placing the population and the academic community in general in contact with a theater where the theater is the main research theme of the group progress.



Keywords: Theater group. Poetic experiment. Work on yourself.
  1   2   3   4   5


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal