Universidade federal de lavras vestibular



Baixar 197,93 Kb.
Encontro04.10.2017
Tamanho197,93 Kb.









UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS – VESTIBULAR

1) células procariotas não são compartimentalizadas por membranas internas, embora ocorram diversas atividades metabólicas localizadas. Associe estas atividades (coluna 1) com os locais em que elas ocorrem (coluna 2).

Coluna 1

Coluna 2

1. Biossíntese de proteínas

( ) Membrana Celular

2. Glicólise

( ) Nucleóide

3. Movimentação às custas de energia

( ) Citossol

4. Replicação e transcrição do DNA

( ) Ribossomos

5. Síntese de lipídeos

( ) Flagelo

a) 4, 1, 5, 3, 2.
b) 5, 4, 2, 1, 3.
c) 5, 2, 4, 3, 1.
d) 2, 5, 1, 4, 3.
e) 4, 2, 5, 3, 1.

04) Há alterações ambientais (como por exemplo as práticas de cultivo) que têm como conseqüência a perda de nutrientes (substâncias responsáveis pela nutrição das plantas) no solo. Esta perda é reduzida com o plantio de leguminosas que auxiliam na fixação do nitrogênio no solo. Que tipo de interação entre espécies está envolvida nesta relação?
a)Mutualismo.                    b)Competição.
c) Predação.                  Parasitismo. e) Amensalismo.

06) "A eutrofização afeta a disponibilidade de oxigênio dissolvido". Quando leio a frase acima, subentendo que estou falando de uma poluição que afeta
a) a camada de ozônio.
b) o bloqueio das vias respiratórias.
c) a chuva ácida.
d) os rios e lagos.
e) os sólidos em suspensão no ar.

11) Na bovinocultura é comum observar que alguns antibióticos de uso contínuo tornam-se ineficientes após algum tempo. Utilizando os seus conhecimentos de evolução, qual a razão mais provável para esse fato?
a) O antibiótico atuou como agente mutagênico fazendo com que surgissem bactérias resistentes.
b) Apareceram espontaneamente bactérias resistentes a antibióticos.
c) Ocorreram cruzamentos entre bactérias de espécies diferentes.
d) O antibiótico atuou como agente seletivo possibilitando apenas a reprodução de bactérias com certo nível de resistência.
e) O ambiente alterou a constituição genética das bactérias.

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE- VESTIBULAR 2000

01) O material hereditário dos retrovírus é o_(1)_. Esses vírus apresentam uma enzima, a transcriptase reversa, capaz de produzir moléculas de_(2) a partir de_(3_. A Alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1, 2 e 3.
a) DNA – DNA – RNA                    d) RNA – DNA – RNA
b) DNA – RNA – RNA                    e) RNA – RNA – DNA
c) DNA – RNA – DNA

02) Se analisarmos microscopicamente as células de uma semente de milho, encontraremos:
a) apenas células haplóides.                  d) células diplóides e triplóides.
b) apenas células diplóides.                   e) células haplóides, diplóides e triplóides.
c) células haplóides e diplóides.

07) Cenouras e legumes amarelos são importantes fontes de vitamina. Por isso, esses alimentos são indicados para se evitar __(1)__, devido à presença de __(2)__ . Assinale a alternativa que preenche de forma adequada as lacunas 1 e 2.
a) raquitismo – calciferol (precursor da vitamina D)
b) cegueira noturna – b-caroteno (precursor da vitamina A)
c) hemorragias – vitamina K
d) escorbuto – vitamina C
e) beribéri – vitamina B1

10) Sabendo que, no heredograma ao lado, os indivíduos em negrito são polidáctilos (têm mais de 5 dedos), assinale a alternativa INCORRETA.
a) Trata-se de uma característica autossômica dominante.
b) O casal 3 x 4 não pode ter filhos polidáctilos.
c) Se a mulher 6 se casar com um homem que tenha o mesmo genótipo do seu pai, terá 50% de chance de ter filhos normais.
d) O casal 12 x 13 tem 75% de probabilidade de ter filhos polidáctilos.
e) Os indivíduos 7 e 12 têm o mesmo genótipo.

Questão 62 VUNESP- VESTIBULARES UNESP- 2010



Uma novidade dos cientistas: Combate à dengue com a ajuda do próprio mosquito transmissor

Para os animais, o ato sexual é o caminho para a perpetuação da espécie. Um objetivo primordial que está se invertendo – pelo menos para o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Por meio de manipulação genética, uma população de machos criada em laboratório recebeu um gene modificado que codifica uma proteína letal à prole. Quando esses machos cruzam com fêmeas normais existentes em qualquer ambiente, transmitem o gene à prole, que morre ainda no estágio larval. A primeira liberação na natureza desses animais geneticamente modificados no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A linhagem deverá ser liberada no município de Juazeiro, no estado da Bahia. (Evanildo da Silveira. Pesquisa FAPESP, fevereiro de 2011. Adaptado.)

Sobre a notícia, pode-se afirmar corretamente que os mosquitos

(A) transgênicos liberados no ambiente irão se reproduzir e aumentar em número, substituindo a população original.

(B) criados em laboratório, quando liberados no ambiente, irão contribuir com a redução do tamanho populacional das gerações seguintes.

(C) geneticamente modificados são resistentes à infecção pelo vírus causador da dengue, o que reduz a probabilidade de transmissão da doença.

(D) são portadores de uma mutação em um gene relacionado à reprodução, tornando-os estéreis e incapazes de se reproduzirem e transmitirem a dengue.

(E) modificados produzem prole viável somente se cruzarem com fêmeas, também modificadas, portadoras do mesmo gene.

Questão 66



No filme Eu sou a lenda, um vírus criado pelo homem espalhou- se por toda a população de Nova Iorque. As vítimas do vírus, verdadeiros zumbis, vagam à noite pela cidade, à procura de novas vítimas. No filme, Robert Neville (Will Smith) é um cientista que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. A obsessão de Neville é encontrar outros que, como ele, não estão infectados, e possibilitar um mecanismo para a cura. A cura vem através do sangue: amostras de sangue de pessoas doentes que melhoraram depois de infectadas pelo vírus, quando administradas a outros doentes, podem promover a melhora.

(I Am Legend, Francis Lawrence,

Warner Bros. Pictures, 2007.)

Considerando-se o contido na sinopse do filme, pode-se inferir que, mais provavelmente, o princípio biológico utilizado por Neville para debelar a doença é a administração de;

(A) soro, composto de anticorpos presentes no sangue de pacientes

contaminados.

(B) soro, composto de antígenos presentes no sangue de pacientes

contaminados.

(C) vacina, composta de anticorpos presentes no sangue de pacientes contaminados.

(D) vacina, composta de antígenos presentes no sangue de pacientes contaminados.

(E) vírus atenuados, presentes no sangue de pacientes que melhoraram ou no sangue de pessoas imunes.

Questão 68

Além do Horizonte

Numa frequência que seus olhos não captam – enxergamos o mundo por uma fresta do espectro eletromagnético – passam pulsos curtos e manifestam-se fluxos constantes de energia. (...) Se fosse possível enxergar no infravermelho próximo,frequência próxima da luz visível, você teria os olhos grandes com que ufólogos descrevem supostos alienígenas surpreendidos em incursões dissimuladas pela Terra. Mas o olho humano foi “pacientemente esculpido” pelo Sol, embora uma ideia como esta possa parecer um pouco surpreendente.Nossos olhos são detectores biológicos de uma parte da energia emitida por uma estrela amarela de meia-idade. Se fosse uma estrela vermelha e envelhecida, nosso olho seria maior.

(Ulisses Capozzoli. Scientific American Brasil, fevereiro 2011. Adaptado.)


Neste fragmento de texto, o autor estabelece uma interessante correlação entre um fenômeno físico e um fenômeno biológico. Com base nas afirmações ali contidas, pode-se afirmar corretamente que;

(A) os fenômenos da física, como o espectro luminoso, não têm influência sobre as formas dos organismos, uma vez que estas são determinadas pela seleção natural. Se fosse o contrário, nosso olho seria bem maior.

(B) o tamanho e a conformação do olho humano são conseqüências

diretas da ação do sol sobre o desenvolvimento de cada indivíduo, desde a sua concepção até a forma adulta, o que justifica afirmar que nosso olho foi esculpido pelo Sol.

(C) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação da seleção natural. A seleção é um processo que tem, entre seus agentes, os fenômenos físicos, tais como a radiação solar.

(D) o tamanho e a conformação do olho humano são resultados da seleção natural. Contudo, desenvolveram-se no sentido contrário ao esperado em relação à ação dos raios solares e do espectro luminoso.

(E) o tamanho e a conformação do olho humano resultaram da ação de fenômenos físicos, como a radiação solar. Estes se sobrepõem aos fenômenos biológicos, como a seleção natural.

( UnB) – 2011 ( Inverno) Utilize as informações a seguir para responder a questão 22.

Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação.
22)- O consumo dessas pastilhas de iodeto de potássio pode diminuir a incidência de tumores na seguinte glândula:

(A) tireoide

(B) hipófise

(C) pâncreas

(D) suprarrenal

29)- O aumento da poluição atmosférica, especialmente pelo acúmulo de gases do efeito estufa, como o CO2, tem acarretado a elevação da temperatura global. Alguns seres vivos, no entanto, apresentam um metabolismo capaz de fixar esse gás em matéria orgânica. Em condições ideais, o grupo de organismos com maior capacidade de fixar CO2 é:

(A) levedo

(B) bactéria

(C) zooplâncton

(D) fitoplâncton


37- Um laboratório realiza a análise de células utilizando uma solução fisiológica salina com pH neutro. O laboratório dispõe de apenas quatro substâncias que poderiam ser usadas no preparo dessa solução: HCl, NaCl, NaOH e NaHCO3.

Dentre elas, a que deve ser escolhida para uso na análise está indicada em:

(A) HCl

(B) NaCl


(C) NaOH

(D) NaHCO3



Curso Preparatório para o ENEM- 2012. GUARARAPES -SP


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal