Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro



Baixar 7,78 Mb.
Página1/3
Encontro05.11.2017
Tamanho7,78 Mb.
  1   2   3

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias – Laboratório de Engenharia Agrícola

Instrumentação Agropecuária



Geração de trilhas utilizando os programas Google Earth® e GPS TrackMaker®
Para produzir um percurso, trilha ou demarcar uma área sobre uma foto de satélite da superfície da Terra, é necessário a aquisição de uma imagem de alta definição fornecida por satélites, como o CBERS-2 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres) – http://www.cbers.inpe.br/, Landsat (Land Remote Sensing Satellite) – http://landsat.gsfc.nasa.gov/, ou utilizar o conjunto de imagens disponível pelo programa Google Earth – http://earth.google.com.

A confecção de percursos ou áreas sobre um mapa permite facilitar o planejamento de um deslocamento, caminhada ou descoberta de novas trilhas, e ainda a demarcação e definição de áreas de trabalho, parcelas experimentais, entre outros objetivos específicos, onde a imagem de satélite facilita a definição da posição do usuário através de objetos, obstáculos, árvores, construções e outros detalhes presentes nos mapas que podem ser utilizados como referências imóveis.


1. Aquisição dos programas computacionais
1.1 GPS TrackMaker®
O GPS TrackMaker® é considerado o programa gratuito mais completo para GPS de navegação. Com a rotina de navegação em tempo real, o usuário poderá sair com um GPS ligado a um computador portátil, sabendo exatamente a sua localização sobre o mapa da região. 

É o programa básico que será utilizado como interface para transferir para o aparelho GPS do usuário os dados gravados no computador.

Com a versão gratuita, disponível em www.gpstm.com, o usuário pode criar mapas de fundo de alta velocidade; receber e enviar ao GPS waypoints, trilhas e rotas; calibrar imagens de mapas  GIF, JPG, BMP, WMF e EMF; criar e editar trilhas e seus próprios mapas, além de permitir integração total com Google Earth®, onde o usuário pode importar e exportar arquivos KML com suporte para imagens, trilhas, rotas e waypoints; enviar ao Google Earth® trilhas, rotas e waypoints selecionados e imagens; ver a posição atual no Google Earth® em tempo real; clicar sobre qualquer imagem e escolher a opção Visão 3D no Google Earth®, entre outras opções.

Para fazer o download e instalação da versão gratuita do programa, acesse a página principal e clique no endereço GPS TrackMaker® Grátis.



Figura 1. Página do programa GPS TrackMaker®.
1.2 Google Earth®
O programa Google Earth® permite ao usuário voar para qualquer local na Terra para ver imagens de satélite, mapas, terrenos, edificações, desde galáxias no espaço até aos desfiladeiros dos oceanos. Poderá explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.

Com a versão gratuita, disponível em http://earth.google.com , o programa permite sobrepor as informações coletadas em campo com o aparelho GPS em imagens de satélites, ilustrando trabalhos e pesquisas.



Para fazer o download e instalação da versão gratuita do programa, acesse a página principal e clique no endereço http://earth.google.com/intl/en/download-earth.html .

  1   2   3


©bemvin.org 2016
enviar mensagem

    Página principal